Skip to content
  • Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Unimed-BH-On-line nº611

Vamos falar sobre arboviroses? Inscreva-se e participe do bate-papo “Arboviroses: Diálogo e Ação”

A cada período do ano, lidamos com diferentes doenças nas chamadas sazonalidades. É o momento em que fatores diversos, reunidos, tornam o ambiente mais propício para a circulação de vírus. 

Como profissionais da saúde, precisamos agir de forma antecipada, nos atualizando sobre o manejo adequado de casos suspeitos dessas doenças para garantir aos nossos clientes acesso a serviços de saúde com qualidade e eficiência.

Nesse sentido, chegou a hora de nos prepararmos para o enfrentamento das arboviroses. Em 2024, Minas Gerais ficou entre os estados com maior número de ocorrências, gerando sobrecarga em todo o sistema de saúde. Relembre alguns dados importantes do cenário epidemiológico no último ano:

  • Até 30/12, foram registrados 1.695.098 casos prováveis de dengue. Desse total, 1.374.633 casos foram confirmados, com 1.124 óbitos.
  • Em relação à febre Chikungunya, foram 165.859 casos prováveis da doença, dos quais 145.976 foram confirmados. Até o momento, 123 óbitos foram confirmados. 
  • Quanto ao vírus Zika, o estado registrou 193 casos prováveis, com 45 confirmações da doença.

Para apoiar o conjunto de cooperados, as equipes das nossas unidades assistenciais próprias e da rede credenciada na preparação para o enfrentamento dessas doenças, a Unimed-BH promoverá o bate-papo “Arboviroses: Diálogo e Ação”.  O evento será realizado no dia 30 de janeiro, no formato on-line, via Teams, às 19h. Falaremos sobre lições aprendidas e novas perspectivas para o cenário epidemiológico em 2025

Arboviroses2025

Conheça os participantes

  • Paulo Roberto Lopes Corrêa, pediatra e Diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de BH.
  • Bárbara Lacerda Bolina Cabral, médica cooperada da Pediatria, emergencista pediátrica na Unidade de Decisão Clínica e coordenadora médica do Pronto Atendimento do Hospital Infantil São Camilo Unimed.
  • Guilherme Fagundes Nascimento, médico cooperado da Clínica Médica, coordenador do Pronto Atendimento e diretor clínico do Hospital Unimed - Contorno.
  • Isadora Sofia Borges Saraiva, médica cooperada da Infectologia, coordenadora médica da Unidade Contagem e coordenadora médica do Controle de Infecções das unidades ambulatoriais próprias SSA.  
  • Maria Camilo Ribeiro de Oliveira, médica cooperada da Infectologia, especialista em Medicina Tropical.

Para participar, inscreva-se clicando aqui. O link para acessar o bate-papo será enviado no dia anterior ao evento para o e-mail informado no formulário.




Cenário atual

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, até o dia 20/01, o estado registrou 6.741 casos prováveis de dengue (notificados, exceto os descartados). Desses, 2.123 casos foram confirmados, e três óbitos estão sob investigação.

Em relação à febre chikungunya, foram registrados 693 casos prováveis, sendo 539 confirmados. Até o momento, não há óbitos confirmados ou em investigação por chikungunya em Minas Gerais. Além disso, foi confirmado um caso de oropouche no estado, e não há registros de casos confirmados de zika vírus.

Na Unimed-BH, o número de atendimentos relacionados a arboviroses tem apresentado crescimento. Já foram registrados mais de 625 atendimentos até 18 de janeiro de 2025. Na semana epidemiológica 03 (entre os dias 12 a 18/01) foram realizados 282 atendimentos, sendo a dengue a principal causa. O número de atendimentos por dengue aumentou significativamente, passando de 95 casos na primeira semana de janeiro para 172 casos nessa terceira semana.

Clique aqui e confira o Boletim de Vigilância Epidemiológica da Unimed-BH.
← Página inicial