Skip to content
  • Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Unimed-BH On-line nº559

Unimed-BH no combate às arboviroses

O cenário das arboviroses nas primeiras semanas do ano tem se mostrado desafiador, com crescimento elevado no número de casos confirmados em toda Minas Gerais. Segundo dados do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgado na terça-feira, 22/01, já são 11.490 casos confirmados de dengue, com 14 óbitos em investigação e um confirmado; chikungunya já soma 3.067 casos, com uma morte e duas em investigação. Dois casos prováveis de zika também estão sendo apurados.

Com o pico de casos de dengue, chikungunya e zika esperado até março, o Estado decretará emergência de saúde em decorrência das arboviroses a partir desta semana.

Na Unimed-BH, os atendimentos a pacientes diagnosticados com uma das doenças também seguem em alta. De acordo com o Boletim de Vigilância Epidemiológica da Unimed-BH, divulgado no dia 22/01/2024, de dezembro de 2023 a 20 de janeiro de 2024, foram registrados 13.086 atendimentos de casos suspeitos em nossas unidades próprias.

Em apenas uma semana, o número saltou de 2.967 atendimentos para 4.580 atendimentos. O número maior de atendimentos está concentrado no HU-Betim, com 3.982 registros. Na teleconsulta são 3.452 atendimentos realizados neste mesmo período, seguido do Pronto Atendimento de Contagem com 2.077 atendimentos e CPS Pedro I com 1.505 atendimentos.

Também entre os dias 14/01 a 20/01 de 2024 ocorreram 48 novas internações por arboviroses na rede própria da Unimed-BH. Todas as internações foram por dengue, sendo 24 (50%) no HU - Betim; 12 (25%) no Hospital Infantil São Camilo; 9 (19%) no HU - Contorno e 3 (6%) na Maternidade Unimed - Unidade Grajaú.

 

O QUE ESTAMOS FAZENDO

Prevendo esse cenário, a Unimed-BH vem se preparando desde o fim do ano passado e tem promovido diversas ações de enfrentamento às arboviroses. Conheça abaixo algumas das iniciativas:

 

:: Elaboração do Protocolo de Consulta Rápida para o corpo clínico

Material divulgado no início de janeiro/24. Para consultá-lo, CLIQUE AQUI.

:: Acompanhamento semanal do Boletim Epidemiológico das Arboviroses

 

:: Reunião quinzenal de discussão do cenário epidemiológico com  a Prefeitura de Belo Horizonte - Em dezembro, as reuniões ocorreram mensalmente, mas devido ao cenário de antecipação, desde o início de janeiro elas passaram a ser quinzenais.  

:: Reunião semanal com a equipe das unidades próprias para análise do cenário

:: Monitoramento diário do cenário da Unimed-BH

:: Contato telefônico frequente com a Vigilância Epidemiológica de Betim para atualização do cenário no município

:: Criação de Salas de Hidratação - No HU – Betim, HU – Contorno, Hospital Infantil São Camilo Unimed e Unidade Santa Efigênia foram estruturadas Salas de Hidratação que poderão atender pacientes com sintomas considerados mais brandos.

:: Revisão de estrutura física dos ambulatórios considerando espaço, mobiliário e equipamentos e com a definição de espaço para salas de hidratação e observação

Além disso, nas unidades assistenciais próprias, no serviço de Saúde Digital (Telessaúde) e nos laboratórios, várias iniciativas estão sendo executadas para oferecer o melhor atendimento aos pacientes, como dimensionamento das equipes, treinamento dos profissionais, reforço quanto à utilização do protocolo de arboviroses, ajustes nos sistemas para liberação de exames específicos, entre outras.

 

CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO PARA CLIENTES

Em dezembro, a Unimed-BH lançou uma campanha com dicas de autocuidado para prevenção contra a dengue, zika e chikungunya. A campanha foi dividida nas fases de prevenção, sinais/sintomas e direcionamento de percurso.
 


O material está sendo apresentado pela Manu, a assistente virtual da Unimed-BH, e está disponível no portal Viver Bem. Lá você encontra hábitos práticos para incluir no dia a dia, informações de como se proteger do mosquito, cuidados com a casa para evitar os criadouros, principais sinais e sintomas de cada doença, mitos e verdades sobre o aedes aegypti, as opções de atendimento e onde ir caso apresente sintomas leves e graves.

Para conhecer a campanha, CLIQUE AQUI. Indique o portal para o seu cliente e contribua para a prevenção contra as arbovirose.

 

SIMPÓSIO SOBRE ARBOVIROSES

Com o intuito de promover a atualização e a capacitação dos nossos profissionais, a Unimed-BH promoveu, no dia 23 de janeiro, o II Simpósio de Arboviroses, que reuniu mais de 300 pessoas, entre médicos cooperados e colaboradores da rede assistencial própria e credenciada.

Na ocasião, o cooperado da Infectologia, Frederico Figueiredo Amâncio, abordou sobre os principais sinais e sintomas das doenças, os diagnósticos diferenciais, o manejo clínico, os grupos de risco e as vacinas. Em sua fala, o médico destacou a importância de monitorar o estadiamento dos pacientes e reconhecer os sinais de alarme.

Também tivemos a participação do cooperado da Ginecologia e Obstetrícia, Guilherme Augustus Amaral Pedroso, para falar sobre Gravidez e Arboviroses. O convidado apresentou as particularidades e a necessidade de um atendimento diferenciado para as gestantes que são consideradas grupo de risco em caso confirmado de arboviroses.

  

Se você não acompanhou o Simpósio, em breve o vídeo completo estará disponível no Canal Saber Sempre. Fique atento que iremos divulgar nos canais oficiais da Cooperativa.

 

 

← Página inicial