Já começou a Campanha de Vacinação contra a Influenza 2025 para cooperados(as) da Unimed-BH! A...
Unimed-BH-On-line nº622
Já se protegeu contra a Influenza? Vacinação gratuita vai até 30 de abril
A Campanha de Vacinação contra a Influenza 2025 para cooperados(as) da Unimed-BH segue até dia 30 de abril! A vacina é gratuita e protege contra as principais cepas do vírus da gripe deste ano: influenza A/Victoria/4897/2022 (H1N1)pdm09, A/Croatia/10136RV/2023 (H3N2) e B/Austria/1359417/2021 (B/linhagem Victoria), de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A imunização ocorre nas unidades da Clínica Imunológica.
A vacinação contra a Influenza reduz o risco de adoecimento, minimiza a transmissão do vírus nos serviços de saúde e contribui para a continuidade do atendimento. Mesmo quem não faz parte dos grupos de risco pode atuar como vetor da doença, tornando essencial a adesão à campanha.
ONDE SE VACINAR?
A aplicação da vacina acontece nas unidades da Clínica Imunológica e nas unidades próprias da Unimed-BH. Basta se identificar como cooperado e apresentar seu cartão de vacina e documento com foto.
CLÍNICA IMUNOLÓGICA:
- Belo Horizonte: Rua Alagoas, 772, Savassi
Segunda a sexta: 8h às 19h | Sábados: 8h às 13h
(31) 3261-2466 - Contagem: Av. João César de Oliveira, 1007, sala 111, Eldorado
Segunda a sexta: 8h às 19h | Sábados: 8h às 13h
(31) 3352-7000
DESCONTOS PARA FAMILIARES
Familiares de cooperados(as) podem se vacinar com desconto. A dose da vacina sai de R$130,00 por R$ 95,00. Para garantir o benefício, entre em contato com a Clínica Imunológica pelo telefone (31) 3352-7000 e informe o nome completo do cooperado e o CRM.
QUEM NÃO DEVE SE VACINAR?
A vacinação não é recomendada para:
X Pessoas com doenças febris agudas;
X Histórico de reação alérgica grave a componentes da vacina;
X Pessoas com quadro sugestivo de infecção por COVID-19 em atividade (aguardar 30 dias do início dos sintomas). Não há evidências, até o momento, de qualquer preocupação de segurança na vacinação de indivíduos com histórico prévia de COVID. (Referência: Nota Técnica SBIm 13/03/2023 – Sociedade Brasileira de Imunização).
De cooperado para cooperado!
Confira a orientação do médico cooperado da Infectologia, Adelino de Melo Freire Junior.
1 - Por que a vacinação contra a Influenza é fundamental para médicos e colaboradores da Unimed-BH, mesmo para aqueles que não fazem parte dos grupos de risco?
A vacinação contra a Influenza é essencial para médicos e colaboradores porque reduz o risco de adoecimento, minimiza a transmissão do vírus dentro dos serviços de saúde e contribui para a continuidade do atendimento aos pacientes. Mesmo aqueles que não fazem parte dos grupos de risco podem atuar como vetores da doença, levando o vírus a pessoas vulneráveis, como idosos, gestantes e imunossuprimidos. Além disso, a Influenza pode causar quadros graves mesmo em indivíduos saudáveis, impactando a saúde e a produtividade das equipes.
2 - Neste ano, a vacina contra a Influenza passou de quadrivalente para trivalente, por recomendação da OMS. O que levou a essa alteração e como os estudos comprovam sua efetividade?
A mudança para a vacina trivalente foi baseada na vigilância global dos vírus Influenza e nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Os dados históricos indicaram que a linhagem B/Yamagata, anteriormente incluída na vacina quadrivalente, praticamente não circula mais globalmente, tornando desnecessária sua inclusão. A vacina trivalente continua protegendo contra as cepas A(H1N1), A(H3N2) e B/Victoria, que são as que apresentam maior impacto epidemiológico. Ensaios clínicos e dados de efetividade demonstram que a formulação trivalente mantém uma resposta imunológica robusta e eficiente para prevenir complicações da Influenza.
3 - Além da proteção individual, qual o impacto da alta adesão à campanha?
A alta adesão à vacinação reduz significativamente a circulação do vírus, protegendo indiretamente aqueles que não podem ser vacinados ou que apresentam menor resposta imunológica, como pacientes imunossuprimidos. Além disso, diminui a sobrecarga dos serviços de saúde, evitando internações e complicações decorrentes da Influenza, como pneumonia bacteriana. Outro impacto positivo é a redução do absenteísmo entre os profissionais da saúde, garantindo equipes mais completas e prontas para atender a população. Uma campanha bem-sucedida de vacinação resulta, portanto, em menos casos graves, menor impacto na rede assistencial e maior segurança para todos.