Saúde mental deixou de ser um tabu e tem ganhado cada vez mais espaço em nosso dia a dia, em casa...
Unimed-BH-On-line nº652
Quando o cuidado vira música: sarau emociona idosos em casa de saúde
Os corredores da Casa de Saúde Irmão Luciano Brandão foram preenchidos por acordes suaves e memórias vivas. A instituição, que acolhe jesuítas idosos em Belo Horizonte, recebeu em setembro a primeira edição do Sarau Solidário de Encontro, uma ação que uniu arte, cuidado e propósito social.

A iniciativa nasceu da convergência de ideias das cooperadas Ana Paula Coutinho Fonseca, da Medicina Física e Reabilitação, e Maria Alice Ribeiro Osório, da Dermatologia. Maria Alice buscava formas de ampliar o impacto das ações sociais na instituição. Ao mesmo tempo, Ana Paula propôs ao Instituto Unimed-BH levar música aos lares de idosos da capital e região metropolitana, com foco no valor humano e artístico dessas experiências.
Mas a semente do projeto foi plantada muito antes. “A ideia nasceu de uma história de vida e de família. Minha mãe foi presidente da Fundação Arapiara Para o Progresso da Reabilitação - FUNAR, e sempre sonhou em criar um centro de convivência para idosos. Esse desejo de promover encontros significativos ficou em mim”, conta Ana Paula.
A proposta ganhou forma em uma conversa com seu filho, o músico Mateus Fonseca, que há cinco anos sugeriu unir os universos da arte e da cura. “A música apareceu naturalmente como esse elo. Depois de ler vários estudos que comprovam o poder transformador da música na saúde mental e na preservação das funções cognitivas, decidimos pelo formato do Sarau”.
Mesmo cursando mestrado em Música de Câmara e Minor em Regência de Orquestra na Bélgica, Mateus participou ativamente da concepção artística do projeto, definindo o formato dos recitais, os temas mensais e colaborando na escolha dos grupos musicais convidados.
E como o mundo conspira quando há boas intenções, a proposta encontrou eco na demanda trazida por Maria Alice, que desejava proporcionar momentos de convivência na Casa Irmão Luciano Brandão, onde fez estágio de 1 ano do curso de Teologia. Para completar, a equipe do Instituto Unimed-BH abraçou o projeto e garantiu a viabilidade e sucesso da ação.

Da esquerda para direita: Silvia Almeida (equipe do Instituto Unimed-BH), Graziela Menezes (equipe do Instituto Unimed-BH), Felipe Bedetti (músico), Ana Paula Coutinho Fonseca (cooperada da Medicina Física e Reabilitação), Maria Alice Ribeiro Osório (cooperada da Dermatologia), Padre Carlos Giovanni (Superior da Casa de Saúde Irmão Luciano Brandão), Adelaine Melo (equipe do Instituto Unimed-BH).
O sarau teve como tema a seresta, gênero musical tradicional que remonta ao século XVIII e carrega forte carga emocional e nostálgica. O músico Felipe Bedetti conduziu o repertório, encantando os cerca de 25 moradores da Casa, além da equipe da instituição, como a enfermeira chefe Aline Rosa e o padre Carlos Giovanni.
“Foi uma belíssima experiência, que tocou os corações de todos aqui. Ver nossos padres e irmãos idosos se emocionando, sorrindo, cantando e até arriscando alguns passos de dança nos lembrou o quanto a música tem o poder de resgatar o que há de mais bonito na vida: o afeto, a história e a presença verdadeira”, afirmou o padre Carlos Giovanni, Superior da Casa.
Ana Paula também compartilhou sua emoção:
“Nem preciso falar que a experiência foi emocionante! Ver os moradores se conectando pela música, participando, cantando e se permitindo sentir foi algo muito especial. O Sarau foi um momento enriquecedor, onde compartilhamos experiências, refletimos sobre o impacto que podemos gerar na qualidade de vida e saúde como um todo. Uma verdadeira troca, fundamental para manter o projeto vivo e cheio de significado.”
Maria Alice completa:
“Acredito que ações como o Sarau Solidário são de extrema importância. Dedicar parte do nosso tempo a olhar com atenção para o que pode ser bom para o outro, e agir a partir disso, é um gesto poderoso. Na prática médica, essa sensibilidade contribui significativamente para compreender as singularidades de cada ser humano, o que leva a diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes.”
O evento também reforça o papel do Instituto Unimed-BH como articulador de ações que promovem bem-estar e inclusão por meio da cultura. A proposta é que o Sarau Solidário de Encontro se torne uma ação recorrente, com novas edições em outras instituições de longa permanência, ampliando o alcance da iniciativa e fortalecendo o vínculo entre cooperados, comunidade e cuidado.