Cerca de 2.500 médicos cooperados conheceram os ganhadores do Prêmio Inspiração 2024, no Encontro de Cooperados realizado no dia 29 de outubro, no Minascentro. O prêmio foi entregue pelos médicos cooperados e membros do Nicoop, Carlos Eduardo Mariz, Jacilea Rodrigues e Sergio Bogado.
Conheça os médicos premiados:
1º lugar: Hedila Ramos, cooperada da Clínica Médica, com o projeto “Doses de Cuidado”.
2º lugar: Gustavo Jacob, cooperado da Cirurgia Geral, com o projeto “Plataforma Virtual de Discussão de Casos”.
3º lugar: Saulo Santos, cooperado da Clínica Médica, com o projeto “Consultório Inteligente.”
Sobre o Prêmio Inspiração
O tema deste ano é: “De que forma você tem utilizado a tecnologia para melhorar a sua prática médica e rotina de trabalho?” Com essa proposta, o prêmio teve como objetivo dar visibilidade a projetos ou ações desenvolvidas por médicos(as) cooperados(as) que utilizam a tecnologia para melhorar a experiência do cliente.
A cooperada que conquistou o 1º lugar no prêmio, Hedila Ramos, conta que, para o paciente se sentir acolhido e saber que está sendo bem cuidado, iniciou seu projeto "Doses de Cuidado", inicialmente com o envio de e-mails e, agora, por SMS e WhatsApp.
Hedila também falou sobre como foi receber o Prêmio Inspiração: “É um reconhecimento de um trabalho de muitos anos, focado no acolhimento e acompanhamento”, finaliza.
Vale lembrar que todos os cooperados que participaram, enviando uma prática, somaram 10 pontos no programa Participação Pontuada.
Confira cada projeto:
:: 1º lugar: Doses de cuidado
Hedila Ramos
A cooperada explorou estratégias de comunicação para dedicar um acompanhamento mais próximo aos seus clientes. Ao utilizar e-mail, SMS e WhatsApp para enviar lembretes personalizados sobre consultas, exames e cuidados com a saúde dos pacientes, Hedila observou uma redução de custos com tratamentos complexos, melhora na gestão do tempo e aumento da adesão dos pacientes aos tratamentos, promovendo um controle mais eficaz da saúde e maior satisfação geral.
"O principal resultado é a queda da sinistralidade. O paciente adoece menos e gasta menos com consultas e exames.", afirma Hedila.
:: 2º lugar: Plataforma Virtual de Discussão de Casos
Gustavo Jacob
O cooperado integrou o modelo GPT-4 da OpenAI e a API do PubMed em uma única plataforma para discutir casos clínicos complexos. Com total segurança da informação, os casos são anonimizados e publicados para que os colegas cooperados possam contribuir com sugestões de condutas.
Segundo Gustavo, “Além da oncologia, a solução pode ser aplicada em outras especialidades, como neurologia, cardiologia e ortopedia, promovendo eficiência na gestão do tempo e dos recursos e melhorando a qualidade das decisões clínicas com base no conhecimento cooperativo.”
:: 3º lugar: Consultório Inteligente
Saulo Santos
O médico aplicou inteligência artificial ao prontuário, promovendo maior acessibilidade e ganhando tempo de qualidade durante o atendimento ao cliente. A anamnese e as trocas de comunicação são registradas simultaneamente por captação de voz.
Além disso, os recursos de energia e água utilizam automação para evitar desperdícios e contribuir com a sustentabilidade.
"Construí um consultório inteligente com foco na economia de recursos, especialmente energia. O sistema inclui automação para controle do ar-condicionado, ajustado conforme a temperatura e o horário, evitando o uso fora do expediente e prevenindo temperaturas excessivamente baixas. Tudo pode ser controlado pelo celular," afirma Saulo.
Assista ao vídeo sobre o Prêmio Inspiração.