Conheça a história e o legado deixado pelo neurocirurgião Luiz Roberto que nos traz grandes...
Unimed-BH On-line nº581
MEMÓRIA – Pesar pelo falecimento do colega Luiz Roberto
A Unimed-BH lamenta o falecimento do médico cooperado da neurocirurgia, Luiz Roberto. Casado e pai de três filhos, ele morreu no último sábado, 22/06.
Com uma vida dedicada à construção de uma trajetória profissional bem-sucedida, Luiz Roberto conquistou o respeito dos colegas médicos, a admiração dos pacientes e foi muito querido por seus alunos. Além de neurocirurgião, por mais de 40 anos ele também atuou como professor na Faculdade PUC Minas.
Mas engana-se quem pensa que o caminho foi fácil. Ao longo de toda a sua vida, Luiz Roberto precisou vencer inúmeros obstáculos, especialmente na infância, quando enfrentou a poliomielite. Recentemente, ele contou a sua história durante a gravação de um vídeo para a campanha da diversidade “O Respeito nos Une”, lançada pela Unimed-BH com o apoio do Conselho Regional de Minas Gerais (CRM-MG), da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG), da Unimed Federação Minas e da Federação Nacional das Cooperativas Médicas (Fencom).
Luiz Roberto falou como sua infância foi marcada pelas dificuldades motoras devido às sequelas da doença, os desafios para a formação profissional e como encarou os julgamentos com coragem e determinação.
Mesmo tratando as adversidades vividas com leveza, Luiz Roberto lamentou que, ainda nos dias atuais, pessoas com necessidades especiais sejam vítimas de preconceito e tenham a capacidade profissional questionada devido às limitações físicas. Para assistir ao depoimento, clique no vídeo.
Para conhecer um pouco mais da sua história, acesse o hotsite da campanha https://comunicacao.unimedbh.com.br/diversidade-capacitismo
Frederico Peret, diretor-presidente da Unimed-BH, lamentou a morte do Luiz Roberto e agradeceu pelos anos de dedicação à Cooperativa e participação na campanha. "O Luiz Roberto foi um exemplo de profissional e também como pessoa com tantos ensinamentos sobre determinação. E ao aceitar fazer parte da nossa campanha, ele reconheceu o seu papel como agente de transformação para o respeito e combate ao preconceito".
Homenagem
Além de médico e professor, Luiz Roberto também se descrevia como um escritor amador. Durante a gravação do depoimento para a campanha, ele recitou um poema que escreveu.
Como forma de homenageá-lo, confira o vídeo abaixo.