A Unimed-BH tem o cuidado como o grande propósito da sua atuação. E cuidar de quem cuida, na sua integralidade, é o foco da Jornada do Cooperado que vem sendo construída a várias mãos.
Com a Jornada, a Unimed-BH busca melhorar de forma contínua a experiência do médico cooperado em todos os pontos de contato com a Cooperativa. A expectativa é cuidar da trajetória do cooperado contemplando os grandes marcos que perpassam o "antes", o "durante" e o "depois" da sua atuação na Unimed-BH. Dessa forma, a Jornada do Cooperado tem trazido iniciativas que compõem as etapas de formação acadêmica do médico, pré-atuação, início da atuação na Cooperativa, desenvolvimento da atuação e ressignificação da carreira.
Veja a seguir alguns destaques do que já está sendo construído na Jornada do Cooperado.
Assim que entra na Cooperativa, o médico precisa cumprir alguns requisitos durante sua atuação. Esse processo passou por evoluções e, neste ano, os modelos de seleção e permanência nos serviços próprios foram aperfeiçoados trazendo novidades em relação à contabilização diferenciada para plantões específicos, recesso anual e licença maternidade ou por invalidez temporária.
Além disso, também aprimoramos o conteúdo disponibilizado aos novos cooperados, como o material para integração nas unidades assistenciais próprias; o Manual para visitas da equipe da Qualidade e as Regras de edital, que passaram a estar disponíveis no canal Saber Sempre.
Realizamos, no final de 2023, o 1º Encontro de Médicos que se cooperaram à Unimed-BH nos últimos cinco anos para acompanhar sua
percepção ao longo do tempo e apoiarem na construção da Jornada do Cooperado.
Seguindo o princípio cooperativista de educação, formação e informação permanentes, a Jornada do Cooperado contempla a etapa de formação profissional.
Dessa forma, em setembro de 2023 foi lançado o Programa de Desenvolvimento do Cooperado que visa fortalecer a educação e capacitação médica continuada com trilhas de aprendizagem alinhadas aos interesses dos médicos e que sejam estratégicas também para a Unimed-BH.
São mais de 20 temáticas e os conteúdos estão sendo disponibilizados continuamente na Plataforma Saber Sempre nos formatos de áudio, vídeo, e-books interativos para simplificar o aprendizado de diversas temáticas que envolvem a prática médica e a gestão de consultórios.
A plataforma reúne, de forma acessível e sistematizada, as informações buscadas com mais recorrência pelos cooperados. O trabalho foi desenvolvido pelo Nicoop (Núcleo de Integração do Cooperado) e você pode acessar pelo site do cooperado ou clicando aqui https://bookdocooperado.unimedbh.com.br/
O sistema oficial de gestão dos atendimentos médicos, o SOL, segue sendo atualizado constantemente a partir de sugestões dos médicos cooperados.
Recentemente, os cooperados passaram a acessar no SOL informações assistenciais importantes dos pacientes, como admissões em pronto atendimento, consultas, exames e procedimentos realizados e não realizados, internações cirúrgicas, dentre outras. Com a evolução do sistema, o médico cooperado também tem agora acesso a resultados dos exames laboratoriais dos pacientes. Para isso, basta que o cliente autorize no aplicativo da Unimed-BH.
Nos últimos dois anos, foram mais de 270 melhorias no sistema. Outras 15 novas melhorias seguem em produção na Cooperativa, como evoluções no prontuário médico e na guia de solicitação, além de, em breve, apresentarmos um novo modelo de agendamento de consultas on-line.
Para seguirmos avançando no relacionamento com os cooperados, lançamos o Unimed-BH de Portas Abertas. O programa de relacionamento tem como objetivo ampliar os canais de escuta dos médicos, favorecendo a construção de um futuro mais competitivo e sustentável para a Cooperativa. O programa é composto por diversas iniciativas, algumas já consolidadas e outras inéditas. Entre as ações estão o bate-papo com a Diretoria, o Minuto Unimed, os tradicionais Fórum de Ideias e Encontro de Cooperados, além das visitas à rede assistencial própria e terceira.
A Ouvidoria do Cooperado foi criada com o propósito de ser um instrumento adicional de governança corporativa para atuar como canal de segunda instância para os médicos cooperados, em sintonia e parceria com a Ouvidoria de clientes. Por este canal, os médicos cooperados têm oportunidade de rediscutir uma negativa ou resposta com a qual não concorde. As respostas da Ouvidoria se baseiam nos regulamentos, como Estatuto Social e Regimento Interno, e na legislação vigente. Assim, os médicos cooperados podem entender melhor os processos de tomada de decisão e contam com evidências de que os direitos regulamentares estão sendo respeitados.
A Ouvidoria está ligada diretamente ao diretor-presidente, que recebe reportes mensais sobre as principais demandas. Já foram mais de 276 demandas, sendo que 194 preenchiam os critérios de admissão e foram avaliadas. Dessas, 194, 107 ou 55% foram modificadas pela Ouvidoria. Nosso tempo médio de resposta hoje está entre 3 e 4 dias. As demandas podem ser registradas por meio da aba Ouvidoria no Aplicativo ou Site do Cooperado.
Desde o início desse ano, o ouvidor também tem participado dos "Bate-papo com a Diretoria" com o objetivo de levantar as demandas trazidas pelos cooperados participantes e identificar oportunidades de melhoria.
Para ampliar cada vez mais o processo de escuta junto aos médicos cooperados, a Cooperativa tem investido em canais de interação e momentos de promoção do diálogo aberto e transparente como, por exemplo, a Agenda Livre, Bate-Papo com a diretoria, Fórum de Ideias, dentre outros.
Uma novidade implementada pela atual gestão, os fóruns especiais pré-assembleias garantem aos cooperados amplo conhecimento das pautas que serão debatidas e deliberadas permitindo uma maior troca de informações e qualificando melhor o debate.
Recentemente, a Cooperativa também lançou uma pesquisa de satisfação, a Pulses, no qual os cooperados compartilharam suas percepções e puderam contribuir para a evolução contínua da Unimed-BH.
Para facilitar o acesso dos médicos cooperados que atuam nas unidades assistenciais próprias à Gerência de Relacionamento com o Cooperado (GRCO), foi implementado, em cinco das nossas unidades, o atendimento presencial das analistas de relacionamento.
Atualmente, elas estão presentes no CPS Betim, HU-Betim, HU-Contorno, Maternidade - Unidade Grajaú e Unidade Contagem e, em breve, o novo modelo também será implementado no São Camilo, Barreiro, Pedro I e Santa Efigênia.
As melhorias em remuneração e benefícios também integram o conjunto de ações da Jornada. Confira abaixo como avançamos nos últimos anos.
Para continuarmos avançando com sustentabilidade na valorização do trabalho médico, evoluímos nos últimos dois anos no modelo de remuneração e, com base na escuta dos cooperados, simplificamos a metodologia. Desde abril deste ano, ampliamos o bônus mensal destinado à remuneração dos médicos cooperados, passando de 5% para 10% condicionado ao atingimento das metas de NPS e Sinistralidade.
Graças à nossa solidez, temos conseguido garantir e evoluir os diversos benefícios oferecidos aos médicos cooperados. Veja alguns avanços:
- Pró-Família: após um estudo de viabilidade realizado pela Unimed-BH, onde foi considerado o total disponível no saldo do fundo e os cooperados elegíveis para aposentadoria nos próximos anos, os cooperados votaram em Assembleia Geral o aumento do Pró-Família para o valor de R$700 mil. Outra evolução desse benefício foi a redução da idade mínima para aposentadoria de 65 para 60 anos.
- Aposentadoria: outra movimento importante foi a mudança na regra da aposentadoria, um dos requisitos do benefício do Pró-Família. Em assembleia, os cooperados decidiram pela redução da idade mínima para aposentadoria de 65 para 60 anos.
- Programa Viver Bem Cooperados: pensando em iniciativas que demonstram o cuidado da Cooperativa com a vivência social dos médicos cooperados, foi lançado o Viver Bem Cooperados, um programa com atividades que visam o bem-estar e a plena saúde mental.
Desde a implementação, já foram realizados quatro ciclos do programa e 280 médicos cooperados contemplados em sorteio para usufruir de experiências gastronômicas, aula de yoga, trilha, inscrição para corrida, massagem em spa, tarde de jazz, dentre outros.
Esse conteúdo sobre a Jornada do Cooperado faz parte de uma série de prestação de contas no qual estamos apresentando o caminho de evolução e crescimento que temos traçado.
Nas próximas semanas, você conhecerá as iniciativas relacionadas a Experiência do Cliente, Compromisso com a Sustentabilidade e Foco em Inovação.
Para relembrar a campanha e os marcos já divulgados, acesse os links abaixo:
:: Compromissos da Gestão
Juntos, temos construído uma cooperativa de sucesso, reflexo de uma administração ética e comprometida com a sustentabilidade e para seguirmos nesse caminho, contamos cada vez mais com a sua participação.
Para conhecer a fundo o trabalho que temos desenvolvido juntos, veja também o Relatório de Gestão que traz em detalhes toda a construção que tem sido feita ao longo dos anos. Clique aqui.