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Seguimos avançando com solidez e responsabilidade

A trajetória da nossa Cooperativa é motivo de orgulho e nos inspira a seguir construindo um legado de solidez e responsabilidade para as próximas gerações.

Para que você acompanhe de perto os resultados desse trabalho, periodicamente a Cooperativa presta contas da sua atuação por meio de campanhas que demonstram o caminho de evolução e crescimento que temos traçado. Uma iniciativa recorrente que visa a tangibilizar o nosso compromisso com a transparência e a contribuir para aproximar ainda mais você, cooperado, da sua Unimed-BH.

Vamos relembrar os avanços que conquistamos em nossos dois últimos anos de gestão?

Chegamos novamente a esse importante momento de prestação de contas e convidamos você para relembrar conosco as principais ações e projetos que têm contribuído para o crescimento sustentável da nossa Cooperativa.


Conheça os principais marcos do nosso trabalho


Solidez Econômico-financeira

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Carteira de Clientes

Após atingir o patamar de 1,5 milhão de clientes em 2022, a Cooperativa seguiu fortalecendo sua liderança e encerrou 2023 com 1.575.322 de beneficiários - um novo recorde em nossa carteira. Esse resultado é reflexo do compromisso coletivo com a melhor assistência e garantiu à Unimed-BH o índice de 56% de participação de mercado.

Contraprestações Efetivas

No período de 2022 a 2023, tivemos um crescimento de R$ 1,18 bilhões em contraprestações efetivas, que correspondem, principalmente, à receita líquida proveniente das mensalidades dos planos de saúde. Somente em 2023, a evolução no indicador foi de 10,53% em relação ao ano anterior. 

Podemos afirmar que a manutenção da carteira de clientes em ascensão é um dos fatores que influenciaram esse resultado, mesmo diante do cenário desafiador que temos enfrentado no setor.

Resultados Operacionais

De acordo com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), somos uma das operadoras médico hospitalares com melhor resultado operacional no Brasil, o que mostra que somos eficientes na gestão do nosso negócio.

Em 2023, nossas Despesas Operacionais (Despesas Administrativas + Despesas de Comercialização) caíram 3,2 p.p. em relação ao ano de 2022, fechando em 12,35%. Se descontados 2,66% referentes às Despesas do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (Fates), o indicador seria 9,69%, registrando a menor taxa dos últimos oito anos.

Margem Ebitda

Nossa Margem Ebitda, que reflete o quanto a Unimed-BH gerou em recursos na operação, desconsiderando juros, impostos, depreciação e amortização, apresenta resultado favorável. O indicador demonstra a consistência de resultados da Cooperativa.

Patrimônio Líquido

Ainda para comprovar que nossa operação tem resultados positivos, podemos destacar o aumento de mais de R$ 400 milhões em nosso patrimônio líquido em nossos últimos dois anos de gestão.

Remuneração e Benefícios aos Cooperados

Para comprovar que estamos no caminho certo, cumprindo o propósito de valorizar continuamente o trabalho médico, também é importante destacar os ganhos que temos gerado para os cooperados. Somando os anos de 2022 e 2023, mais de R$ 2,6 bilhões em remuneração e R$ 1,3 bilhão em benefícios foram distribuídos aos nossos médicos.

Jornada do Cooperado

GERAL,
Onboarding Novo Cooperado

Assim que entra na Cooperativa, o médico precisa cumprir alguns requisitos durante sua atuação. Esse processo passou por evoluções e, neste ano, os modelos de seleção e permanência nos serviços próprios foram aperfeiçoados trazendo novidades em relação à contabilização diferenciada para plantões específicos, recesso anual e licença maternidade ou por invalidez temporária. 

Além disso, também aprimoramos o conteúdo disponibilizado aos novos cooperados, como o material para integração nas unidades assistenciais próprias; o Manual para visitas da equipe da Qualidade e as Regras de edital, que passaram a estar disponíveis no canal Saber Sempre. 

Encontro com novos cooperados

Realizamos, no final de 2023, o 1º Encontro de Médicos que se cooperaram à Unimed-BH nos últimos cinco anos para acompanhar sua
percepção ao longo do tempo e apoiarem na construção da Jornada do Cooperado.

Nova Trilha de Desenvolvimento do Cooperado

Seguindo o princípio cooperativista de educação, formação e informação permanentes, a Jornada do Cooperado contempla a etapa de formação profissional. 

Dessa forma, em setembro de 2023 foi lançado o Programa de Desenvolvimento do Cooperado que visa fortalecer a educação e capacitação médica continuada com trilhas de aprendizagem alinhadas aos interesses dos médicos e que sejam estratégicas também para a Unimed-BH.

São mais de 20 temáticas e os conteúdos estão sendo disponibilizados continuamente na Plataforma Saber Sempre nos formatos de áudio, vídeo, e-books interativos para simplificar o aprendizado de diversas temáticas que envolvem a prática médica e a gestão de consultórios.

Book do Cooperado

A plataforma reúne, de forma acessível e sistematizada, as informações buscadas com mais recorrência pelos cooperados. O trabalho foi desenvolvido pelo Nicoop (Núcleo de Integração do Cooperado) e você pode acessar pelo site do cooperado ou clicando aqui https://bookdocooperado.unimedbh.com.br/

Evolução do SOL

O sistema oficial de gestão dos atendimentos médicos, o SOL, segue sendo atualizado constantemente a partir de sugestões dos médicos cooperados.

Recentemente, os cooperados passaram a acessar no SOL informações assistenciais importantes dos pacientes, como admissões em pronto atendimento, consultas, exames e procedimentos realizados e não realizados, internações cirúrgicas, dentre outras. Com a evolução do sistema, o médico cooperado  também tem agora acesso a resultados dos exames laboratoriais dos pacientes. Para isso, basta que o cliente autorize no aplicativo da Unimed-BH.

Nos últimos dois anos, foram mais de 270 melhorias no sistema. Outras 15 novas melhorias seguem em produção na Cooperativa, como evoluções no prontuário médico e na guia de solicitação, além de, em breve, apresentarmos um novo modelo de agendamento de consultas on-line.

Portas Abertas

Para seguirmos avançando no relacionamento com os cooperados, lançamos o Unimed-BH de Portas Abertas. O programa de relacionamento tem como objetivo ampliar os canais de escuta dos médicos, favorecendo a construção de um futuro mais competitivo e sustentável para a Cooperativa. O programa é composto por diversas iniciativas, algumas já consolidadas e outras inéditas. Entre as ações estão o bate-papo com a Diretoria, o Minuto Unimed, os tradicionais Fórum de Ideias e Encontro de Cooperados, além das visitas à rede assistencial própria e terceira.

Implantação da Ouvidoria do Cooperado

A Ouvidoria do Cooperado foi criada com o propósito de ser um instrumento adicional de governança corporativa para atuar como canal de segunda instância para os médicos cooperados, em sintonia e parceria com a Ouvidoria de clientes. Por este canal, os médicos cooperados têm oportunidade de rediscutir uma negativa ou resposta com a qual não concorde. As respostas da Ouvidoria se baseiam nos regulamentos, como Estatuto Social e Regimento Interno, e na legislação vigente. Assim, os médicos cooperados podem entender melhor os processos de tomada de decisão e contam com evidências de que os direitos regulamentares estão sendo respeitados. 

A Ouvidoria está ligada diretamente ao diretor-presidente, que recebe reportes mensais sobre as principais demandas. Já foram mais de 276 demandas, sendo que 194 preenchiam os critérios de admissão e foram avaliadas. Dessas, 194, 107 ou 55% foram modificadas pela Ouvidoria. Nosso tempo médio de resposta hoje está entre 3 e 4 dias. As demandas podem ser registradas por meio da aba Ouvidoria no Aplicativo ou Site do Cooperado.

Desde o início desse ano, o ouvidor também tem participado dos "Bate-papo com a Diretoria" com o objetivo de levantar as demandas trazidas pelos cooperados participantes e identificar oportunidades de melhoria. 

Ampliação dos Fóruns de Participação

Para ampliar cada vez mais o processo de escuta junto aos médicos cooperados, a Cooperativa tem investido em canais de interação e momentos de promoção do diálogo aberto e transparente como, por exemplo, a Agenda Livre, Bate-Papo com a diretoria, Fórum de Ideias, dentre outros. 

Uma novidade implementada pela atual gestão, os fóruns especiais pré-assembleias garantem aos cooperados amplo conhecimento das pautas que serão debatidas e deliberadas permitindo uma maior troca de informações e qualificando melhor o debate. 

Recentemente, a Cooperativa também lançou uma pesquisa de satisfação, a Pulses, no qual os cooperados compartilharam suas percepções e puderam contribuir para a evolução contínua da Unimed-BH.

Reforço no relacionamento com a presença das analistas nas unidades assistenciais próprias

Para facilitar o acesso dos médicos cooperados que atuam nas unidades assistenciais próprias à Gerência de Relacionamento com o Cooperado (GRCO), foi implementado, em cinco das nossas unidades, o atendimento presencial das analistas de relacionamento. 

Atualmente, elas estão presentes no CPS Betim, HU-Betim, HU-Contorno, Maternidade - Unidade Grajaú e Unidade Contagem e, em breve, o novo modelo também será implementado no São Camilo, Barreiro, Pedro I e Santa Efigênia.

Modelo de Remuneração Variável

Para continuarmos avançando com sustentabilidade na valorização do trabalho médico, evoluímos nos últimos dois anos no modelo de remuneração e, com base na escuta dos cooperados, simplificamos a metodologia. Desde abril deste ano, ampliamos o bônus mensal destinado à remuneração dos médicos cooperados, passando de 5% para 10% condicionado ao atingimento das metas de NPS e Sinistralidade.

Política de Benefícios

Graças à nossa solidez, temos conseguido garantir e evoluir os diversos benefícios oferecidos aos médicos cooperados. Veja alguns avanços:


- Pró-Família: após um estudo de viabilidade realizado pela Unimed-BH, onde foi considerado o total disponível no saldo do fundo e os cooperados elegíveis para aposentadoria nos próximos anos, os cooperados votaram em Assembleia Geral o aumento do Pró-Família para o valor de R$700 mil. Outra evolução desse benefício foi a redução da idade mínima para aposentadoria de 65 para 60 anos.

- Aposentadoria: outra movimento importante foi a mudança na regra da aposentadoria, um dos requisitos do benefício do Pró-Família. Em assembleia, os cooperados decidiram pela redução da idade mínima para aposentadoria de 65 para 60 anos.

- Programa Viver Bem Cooperados: pensando em iniciativas que demonstram o cuidado da Cooperativa com a vivência social dos médicos cooperados, foi lançado o Viver Bem Cooperados, um programa com atividades que visam o bem-estar e a plena saúde mental.
Desde a implementação, já foram realizados quatro ciclos do programa e 280 médicos cooperados contemplados em sorteio para usufruir de  experiências gastronômicas, aula de yoga, trilha, inscrição para corrida, massagem em spa, tarde de jazz, dentre outros.

 

Experiência do Cliente

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Apoio à Jornada do Cliente

Em 2023, iniciamos um trabalho de cocriação junto a diversas áreas da Cooperativa para construir a Jornada do Cliente Unimed-BH. O objetivo da iniciativa foi desenvolver uma ferramenta que permitisse a evolução na experiência e no cuidado com os clientes, além de apoiar as equipes em suas atividades diárias. 

A partir desse trabalho, um mapa foi desenvolvido mostrando a relação do cliente com a Cooperativa, considerando as diversas etapas do relacionamento, como contratação, período de carência, uso do plano, dentre outros. No total, mais de 220 pontos de contato foram mapeados.  

Cuidado Integrado

O Cuidado integrado é um modelo de atenção à saúde que também utiliza sistemas operacionais e de informação para executar suas atividades e ações. A plataforma de Cuidado Integrado utiliza algoritmos de Inteligência Artificial e técnicas de Machine Learning para identificar os clientes com maior risco, permitindo que uma equipe multidisciplinar faça a navegação do cuidado dos pacientes. 

Toda a jornada assistencial do paciente fica disponível na plataforma para gerenciamento do cuidado, e a atividade feita pelo profissional de saúde responsável pelo telemonitoramento é registrada na própria ferramenta. 

Mais de 200 mil clientes são monitorados dentro dessa plataforma. Entre os perfis estão: renais crônicos dialíticos, pacientes pós-acidente vascular cerebral, portadores de insuficiência cardíaca e doença pulmonar obstrutiva crônica avançadas, pacientes de desospitalização de longa permanência, gestantes, idosos centenários, entre outros.

Ofertas de novos serviços aos clientes

Para ampliar o cuidado aos clientes, nos últimos anos expandimos o modelo de atendimento on-line de urgência para públicos específicos, como adultos, pediatria e gestantes, teleinterconsultas nas áreas de Cardiologia e Endocrinologia, teleconsultas eletivas para Endocrinologia e renovação de receitas, além de telemonitoramento para diversos grupos.

Construção do novo Hospital Unimed - Unidade Contagem

Em abril do ano passado, a Unimed-BH realizou o evento de lançamento da pedra fundamental do Hospital Unimed-Unidade Contagem. As obras seguem a todo vapor e a Unidade está prevista para ser inaugurada em 2026.

O Hospital Unimed - Unidade Contagem terá nove andares, com capacidade para até 300 leitos - sendo 240 de internação e 30 de UTI, 12 salas de cirurgia, um centro de imagem e laboratório de análises clínicas, além de manter o pronto atendimento adulto e pediátrico 24 horas.

Investimento em Orientação de Percurso Assistencial

Em 2023, a Unimed-BH realizou uma campanha de Orientação de Percurso do Paciente reforçando, junto aos clientes, as diversas opções de atendimento na nossa rede assistencial, principalmente a consulta on-line para os casos não urgentes. 

A cooperativa também conta com a plataforma Viver Bem, que continua sendo um importante espaço de conteúdos informativos sobre saúde,bem-estar e cuidado, além de promoção da marca. 

Ações de Humanização

A Unimed-BH tem investido cada vez mais em ações que visam à melhoria da experiência do cliente em suas unidades próprias. Essas ações aprimoram a assistência e geram proximidade e encantamento do cliente, melhorando também a satisfação com o atendimento prestado.

Um exemplo disso foi o trabalho realizado em 2023 no Hospital Unimed - Unidade Contorno que, a partir da criação da Coordenação de Experiência do Paciente, realizou um diagnóstico e a definição de uma estratégia de ações baseadas na "voz do cliente". Entre as iniciativas estavam: treinamento das equipes em temas como comunicação eficaz, importância do manejo da dor, silêncio e respeito com ambiente hospitalar; melhorias na infraestrutura para maior conforto e redução de ruídos proporcionaram um ambiente propício à recuperação dos pacientes; visitas diárias aos pacientes internados, permitindo respostas rápidas às necessidades e criando um ciclo de melhoria contínuo, entre outras.

Essas intervenções resultaram no aumento do NPS da Internação de 53 para 80 ao longo de 2023 e uma redução significativa no índice de reclamação.

Outras unidades assistenciais próprias também têm se empenhado em promover ações de humanização aos pacientes internados, como o Hospital Infantil São Camilo Unimed e o Hospital Unimed-Unidade Betim com ação de Dia das Crianças; a Maternidade do HU-Betim com a pintura corporal para as gestantes internadas; a Maternidade Unimed-Unidade Grajaú com a ação especial com os pais dos bebês prematuros internados, além da visitas de pets.

Intensificação do Mude1Hábito

Também oferecemos iniciativas de promoção da qualidade de vida abertas ao público em geral, como o Circuito Mude1Hábito. O movimento reúne iniciativas que convidam o público a repensar a rotina e adotar novos hábitos em busca de uma vida mais plena e saudável.

Os projetos são desenvolvidos tanto no digital, com a plataforma Circuito Mude1Hábito que oferece aulas gratuitas on-line de diversas atividades físicas, bem como no presencial, com Circuito Mude1Hábito nas praças.

Foco em Inovação

INOVACAO
Evolução do Centro de Inovação para Horizontes Hub

A Unimed-BH acaba de dar mais passo em sua história de inovação. Dez anos após inaugurarmos nosso Centro de Inovação, lançamos recentemente uma iniciativa inédita no nosso setor no país: o Horizontes Hub, o primeiro hub experimental de novas tecnologias digitais e inteligência artificial na saúde.

A ideia é trabalhar a inovação aberta e a cocriação de novos negócios em saúde, antecipando tendências que reflitam o nosso compromisso com a inovação inclusiva e a nossa contribuição para a evolução do cuidado.

O hub terá um formato que contempla laboratórios vivos temáticos, um estúdio de novos negócios em saúde e uma plataforma digital de inovação aberta, que conecta os principais stakeholders da saúde com todo o ecossistema de inovação, como startups, empresas de transformação digital, universidades e big techs.

Ferramentas tecnológicas para melhoria de acesso e experiência do cliente

Algoritmo de recomendação de horários de consultas médicas

Nos últimos anos, a Cooperativa desenvolveu uma solução que permite recomendar, no momento do agendamento de uma consulta, o melhor horário de acordo com critérios identificados pelo algoritmo, de forma a oferecer alternativas mais adequadas para o cliente, melhorando a experiência e diminuindo a probabilidade de absenteísmo.  

Autorizações por meio de Inteligência Artificial

Até o último mês de julho, a Cooperativa já contabilizava mais e 1,3 milhão de autorizações emitidas por meio de IA. E desde abril, vem sendo utilizada uma nova versão da ferramenta, ainda mais moderna. Além de mais agilidade nas respostas ao cliente, as equipes dos auditores podem atuar de forma mais estratégica, dedicados aos casos específicos e de maior complexidade. 

Assistente virtual Manu 

Temos investido em autosserviços para a comodidade e melhoria da experiência dos clientes por meio da Manu, a nossa assistente virtual, para atendimento pelo WhatsApp e aplicativo. 

Uma das soluções é o serviço realizado por robôs de chat e de voz para confirmação e cancelamento de consultas. Em 2023, para consultas presenciais nas unidades próprias onde o serviço está implantado, tivemos: 

  • 1,2 milhão de confirmações de consultas disparadas pela ferramenta 
    • 57% confirmadas 
    • 89% de comparecimento entre os confirmados
    • 87 mil consultas canceladas e reagendadas para outros clientes 

    Nas Consultas On-line, em 2023, foram:
  • 337.500 solicitações de confirmação enviadas 
    • 65% dos clientes confirmaram o agendamento na ferramenta 
    • 89% deles compareceram

    Serviço de agendamento de consultas pelo WhatsApp - pelo canal é possível obter informações sobre o plano, consulta on-line, autorizações e exames, guia médico e rede credenciada, financeiro, entre outros assuntos, levando ainda mais comodidade para o cliente. 

    APP Unimed-BH

A página inicial do aplicativo Unimed-BH recebeu uma série de melhorias para aprimorar ainda mais a experiência do cliente. As funcionalidades mais importantes ganharam destaque e são apresentadas logo no início da tela: consultas, autorizações, exames e procedimentos e minha saúde.  

Outras novidades implementadas nos últimos meses foram:

  •    Menu consultas agendadas – lembretes e acesso fácil a todas as informações necessárias 
    •    Área de alertas para mensagens importantes, avisos e novidades 
    •    Banners com divulgações diversas da Cooperativa 
    •    Links rápidos para outros produtos da Seguros Unimed
    •    Canais de atendimento 
    •    Menu reunindo todas as funções do app
    •    Algoritmo de recomendação - analisa o histórico de uso para sugerir, como prioridade nos resultados da busca por médicos e especialidades, os profissionais com os quais ele já consultou. 

    O uso da Inteligência Artificial (IA) em pacientes com AVC 

Para reduzir riscos, tendo em vista que o tratamento desses pacientes é complexo e o tempo para início do tratamento é uma variável que pode impactar no desfecho clínico, a Cooperativa utiliza, em seu Protocolo de AVC, o RAPID, um algoritmo de Inteligência Artificial desenvolvido pela Universidade de Stanford (EUA) e amplamente utilizado no mundo. Com isso temos ganhos em agilidade no diagnóstico e no início do tratamento.

Melhoria do percurso assistencial com o uso de tecnologia

Modelo de classificação de hospitais: Foi implementado um modelo que avalia o desempenho de hospitais na internação de pacientes, considerando critérios como resultados assistenciais, experiência do cliente e perfil ofertado pelo prestador. Essas informações permitem à Cooperativa avaliar os hospitais mais indicados para o paciente de acordo com o seu caso clínico e não apenas com base na disponibilidade de vagas na rede. Essa melhoria possibilita uma assistência ainda mais resolutiva.

Modelo de otimização da permanência hospitalar:  a Cooperativa possui um novo modelo de dados implantado nas Unidades Assistenciais Próprias e Terceiras que avalia, no momento da internação hospitalar do paciente, seu risco de permanência para além do previsto. Assim, o auditor médico hospitalar, o médico assistente e o coordenador médico recebem um alerta apontando esse risco, contribuindo para uma discussão clínica que busque otimizar o tempo de internação do paciente. Um painel avalia as informações assistenciais do cliente e indica a previsão de alta de acordo com o que preconizam os protocolos assistenciais, alertando ao médico. Esse é um importante recurso na rotina hospitalar, pois contribui para a segurança assistencial e para a eficiência do leito.

Programa de Atenção ao Idoso: a cooperativa criou o Programa de Atenção ao Idoso para os clientes com idade a partir de 60 anos. O Programa tem como objetivo o acompanhamento médico regular, a vinculação do cliente ao seu médico, o estímulo a hábitos de vida seguros e saudáveis, a identificação e o tratamento adequado das condições de saúde e a melhora na qualidade de vida.

Integração da Saúde Digital

Telemonitoramento de casos de asma: de abril a junho de 2024, a equipe assistencial da Saúde Digital realizou cerca de 850 telemonitoramentos de crianças e bebês com asma crônica ou bronquiolite, promovendo o contato ativo da equipe assistencial com os pacientes que são elencados como casos de risco moderado e grave das doenças.

Para casos de risco leve dessas doenças respiratórias, o serviço de telemonitoramento conta com o monitoramento por robô, que envia mensagens no celular dos pais e responsáveis. Essa ferramenta é uma forma de orientar as famílias e garantir maior adesão ao tratamento.

Outra tecnologia já aplicada é o Atendimento Fígital para Crianças com Asma Grave, que inclui visitas domiciliares realizadas por enfermeiros utilizando o dispositivo TytoCare*, que permite exames físicos à distância e monitoramento mais seguro e eficaz por pediatras. Um dos resultados foi evitar a internação desses pacientes.

Atendimento fígital para gestantes: uma linha de cuidado híbrida, em que a cliente pode transitar entre o atendimento digital e presencial, de acordo com sua necessidade. Como uma linha de cuidado específica para gestantes, tem como um de seus diferenciais uma funcionalidade exclusiva para a realização de consultas on-line para este público.

Arboviroses: durante a sazonalidade de arboviroses de 2024, 30% dos atendimentos foram realizados por consultas on-line de urgência. Nos casos considerados graves, o paciente era encaminhado para o Pronto Atendimento, com atendimento prioritário.

A Cooperativa estabeleceu, ainda, parcerias com laboratórios para realização e entrega prioritária de exames dos clientes. Esse conjunto de ações contribuiu para diminuir a pressão nos serviços de urgência, nesta que foi a maior epidemia de arboviroses já registrada na região metropolitana de Belo Horizonte.

Renovação de receitas – para que os pacientes em uso de medicação de uso contínuo não precisem interromper o tratamento até o retorno com o médico de referência, a Unimed-BH oferece o serviço de renovação de receitas. São feitas consultas on-line, em que os casos são avaliados e novas receitas expedidas, com base em critérios estabelecidos.

*Em agosto de 2023, um projeto piloto iniciado no Hospital Unimed – Unidade Betim e na Unidade Pedro I vem avaliando uma evolução do modelo de consulta on-line. As cabines de saúde digital desses locais passaram a contar com a solução TytoCare. A inovação permite realizar exames físicos à distância por meio de um dispositivo portátil. Com o apoio de um profissional de Enfermagem junto ao cliente, é possível examinar o coração, pulmões, ouvidos, garganta, pele, frequência cardíaca e temperatura. Essas informações são armazenadas em uma plataforma e o médico da Telessaúde tem acesso aos dados no momento do atendimento ao paciente. 

Compromisso com a Sustentabilidade

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Escopo da diretoria incluindo a Sustentabilidade

Em março deste ano, a Assembleia Geral Extraordinária aprovou a proposta de reforma do Estatuto Social da Cooperativa, que alterou a nomenclatura da Diretoria de Relacionamento com o Cooperado para Diretoria de Relacionamento com o Cooperado e Sustentabilidade, cargo ocupado pela médica cooperada Mercês Quintão Fróes.

A alteração no nome do cargo reforça o compromisso da Cooperativa com essa pauta, bem como demonstra nossa preocupação com a evolução constante das políticas e diretrizes que envolvem a sustentabilidade.

Comitê de Sustentabilidade

Como cooperativa, a Unimed-BH tem a diretriz de geração de contribuições efetivas para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Por isso, investimos em iniciativas que promovem a cidadania e contribuem para a construção de um futuro melhor e mais justo para todos. Parte importante desse trabalho é conduzida pelo Comitê de Sustentabilidade e Reputação - um grupo formado por profissionais de diversas áreas do conhecimento, que tem a missão de desenvolver estratégias para que a Unimed-BH siga avançando como uma referência em práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) no mercado da saúde.

As ações do Comitê tiveram início em 2017 e, em 2022, iniciamos uma nova etapa do projeto com o apoio da empresa de consultoria DNV (Det Norske Veritas). Um amplo diagnóstico da atuação da Cooperativa foi realizado, servindo como base para a elaboração de um plano de ação com foco na ampliação das nossas contribuições para as gerações futuras por meio da redução dos impactos gerados pelo nosso negócio. Esse plano de ação, aprovado e priorizado pela diretoria da Unimed-BH, conta com atividades de curto, médio e longo prazo, e são monitoradas e avaliadas pelo Comitê de Governança Corporativa do Conselho de Administração da Cooperativa.

A partir do diagnóstico foi estabelecida uma nova meta corporativa — o Indicador Socioambiental atrelado à Gestão de Resíduos. Ele está sendo um direcionador para colocarmos em prática as ações que elencamos em nossa matriz de prioridades, dentre elas, uma maior proximidade com o Pacto Global da ONU e com organismos internacionais que tratam da temática, avaliação da maturidade do ESG em nossa cadeia de fornecedores, a redução e o correto descarte dos resíduos recicláveis, bem como uma maior eficiência energética, uso consciente de recursos hídricos e controle das emissões de CO2.

Também como alicerce das ações que estão sendo conduzidas, no início de 2024 foi lançado o nosso “Manifesto da Sustentabilidade” e todos os colaboradores foram convidados a assumirem o compromisso de uma atuação mais consciente, que reduza o impacto no nosso negócio e nas gerações futuras.

Parceria entidades médicas - Campanha da Diversidade

Em maio deste ano, a Unimed-BH, com o apoio do Conselho Regional de Minas Gerais (CRM-MG), da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG), da Unimed Federação Minas e da Federação Nacional das Cooperativas Médicas (Fencom), lançou um movimento pela valorização da diversidade e o combate ao assédio em um evento destinado a todos os médicos do Estado.

Com a temática "O Respeito nos Une", a campanha de comunicação tem trazido, na voz de alguns médicos, questões que envolvem o racismo, o etarismo, a discriminação da mulher, o preconceito com a população LGBTQIA+ e com as pessoas com deficiência, o capacitismo.

Todas as lideranças das entidades e instituições apoiadoras do movimento participaram do evento de lançamento da campanha e reforçaram em suas falas a importância do momento e do debate sobre questões tão fundamentais na sociedade, como a diversidade. Para saber mais sobre a campanha, acesse https://comunicacao.unimedbh.com.br/diversidade.

 

Revisão dos processos de gestão de risco e crises

Em 2023, a Cooperativa realizou a revisão das políticas de Sustentabilidade e Responsabilidade Cooperativista, de Respeito à Diversidade, Inclusão e Valorização de Pessoas e de Gestão de Pessoas. 

Também foi iniciado o mapeamento da matriz de riscos para prever a gestão dos riscos ambientais e realizada a atualização das priorizações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), para que os processos da Unimed-BH sejam mais alinhados aos ODS, à estratégia da Cooperativa e à matriz de materialidade. 

Além disso, evoluímos nos processos de gestão, o que possibilitou a consecução de Certificações e Acreditação, e fez a Cooperativa se tornar referência em várias frentes e receber diversos reconhecimentos externos.

 

Campanha 20 anos do Instituto Unimed-BH

Em 2023, o Instituto Unimed-BH completou 20 anos de atuação. Para marcar a data, o Instituto Unimed-BH lançou uma campanha que deu destaque a todas as suas linhas de atuação: Comunidade, Meio Ambiente, Cultura, Voluntariado e Adoção de Espaços Públicos. 

A campanha valorizou em suas mensagens o trabalho médico como motor para a transformação social e a importância da união dos médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH para a construção de uma sociedade mais inclusiva e cidadã. 

Uma ação de aniversário também foi realizada e contou com a presença de dezenas de voluntários da Unimed-BH, entre médicos cooperados e colaboradores, que doaram seu tempo e apoiaram na condução das atividades. Para saber mais sobre o Instituto Unimed-BH, acesse www.institutounimedbh.com.br 

 

Selo Pró-Ética

A Unimed-BH conquistou, em 2023, pela quarta vez consecutiva, o Selo Pró-Ética, um dos principais reconhecimentos nacionais concedidos a empresas no Brasil comprometidas com a prevenção e o combate à corrupção e à fraude.

Entenda alguns conceitos:

Discriminação

 Ação preconceituosa em relação a um indivíduo ou grupo de pessoas.

Preconceito

 Juízo preconcebido. Ideia formada antecipadamente sem fundamento crítico ou lógico.

Viés inconsciente

 Suposição, crença ou atitude adquirida que existe no subconsciente.

Diversidade

 Conceito que fala sobre as características que diferenciam uma pessoa da outra, sejam elas físicas, culturais ou comportamentais.

Inclusão

 Ato de incluir e acrescentar pessoas em grupos e núcleos que antes não faziam parte.

Igualdade e Equidade

 A igualdade promove as mesmas oportunidades para todas as pessoas independentes de suas necessidades. Já a equidade visa o ajuste do desequilíbrio entre elas.

Raça, Cor e Desigualdade

Raça, Cor e Desigualdade

Nome da Personagem

LGBTQIA+

LGBTQIA+

Nome da Personagem

Pessoas com deficiência

Pessoas com deficiência

Nome da Personagem

A revolução da longevidade

A revolução da longevidade

Nome da Personagem

Emporaderamento feminino

Empoderamento feminino

Nome da Personagem

Pessoas com deficiência

Pessoas com deficiência

Nome da Personagem

 
Raça, cor e desigualdade.
LGBTQIA+
Pessoas com deficiência
A revolução da longevidade
Empoderamento feminino

Fique ligado: os conteúdos serão disponibilizados em breve

O nosso convite é para você se atualizar sobre tudo o que temos construído a várias mãos. Afinal, a Cooperativa que somos hoje e a que seremos amanhã depende da dedicação e da participação ativa de cada um de nós.

Estamos juntos, com você, cuidando da saúde.

Se você é médico cooperado Unimed-BH, clique aqui:

Se você não é médico cooperado Unimed-BH, CLIQUE AQUI: