Na manhã dessa quinta-feira (25/4), foi realizado o Bate-papo com a Diretoria – evento que reúne...
Unimed-BH On-line nº564
Conselho Social tem primeira reunião do ano
Planejamento estratégico, resultados da Cooperativa e as atribuições de conselheiros e delegados foram os temas debatidos na primeira reunião do Conselho Social, realizada nesta quinta-feira (29), no auditório da Unimed-BH.
Ao apresentar os números da Cooperativa, Eudes Magalhães também falou sobre a pressão que a rede tem
sofrido em função da pandemia e destacou os esforços da Cooperativa para garantir assistência ao cliente
Em sua fala de abertura, o diretor-presidente Frederico Peret agradeceu a atuação do Conselho Social em discussões centrais da Cooperativa na atualidade e disse contar com todos para os desafios de 2024, que segundo ele já se apresentam. Como exemplo, citou a epidemia de arboviroses, que será seguida pelo período de sazonalidade pediátrica e o potencial que ambos têm de impactar os indicadores de sinistralidade e NPS.
Abrindo a pauta, o diretor-presidente relembrou o papel dos conselheiros e delegados, reforçando a importância de que todos conheçam suas atribuições e possam seguir alinhados nas discussões que terão pela frente.
“Sempre é bom retomar os conhecimentos de base, principalmente no início dos trabalhos, tendo ainda em mente que, em breve, teremos a nossa Assembleia Geral Ordinária. Com todos conhecendo bem os seus papéis, é possível aprimorar o processo decisório, tornando-o mais ágil e assertivo para o conjunto de cooperados, manter a eficiência dos custos e a boa reputação da Cooperativa, que é o que todos queremos", avaliou.
Conselho Social e Delegados
Em linhas gerais, o Conselho Social é composto pelos cinco conselhos da Cooperativa: Conselho de Administração, Conselho Técnico Societário, Conselho Fiscal, Núcleo de Integração dos Cooperados (Nicoop) e Conselho Consultivo do Instituto Unimed-BH. Os Delegados também integram o Conselho Social como convidados, e têm, assim como os demais integrantes, um papel consultivo nas macropolíticas e estratégias da Cooperativa.
Os Delegados são eleitos para representar as especialidades médicas ou grupos de especialidades. Além das atribuições mencionadas, os delegados também julgam recursos apresentados por um cooperado durante um Processo Administrativo Disciplinar. Nesse caso,contudo, eles não mais representam as especialidades para as quais foram eleitos. Ao participar do julgamento de um PAD, o delegado representa a totalidade dos cooperados, uma vez que as questões analisadas têm potencial de afetar a Cooperativa como um todo, pois envolve questões de ordem societária.
Resultados e planejamento estratégico
Os conselheiros também conheceram o planejamento estratégico desenhado para 2024-2026, que contempla cinco verticais: jornada do cooperado, jornada do cliente, rede assistencial, governança corporativa e expansão e influência.
Da mesma forma, também foram apresentados os principais indicadores acompanhados pela Cooperativa que são compartilhados mensalmente no Radar: a carteira de clientes, as contraprestações efetivas, as despesas administrativas, o NPS e as despesas médicas.
O diretor de Gestão Assistencial, Eudes Magalhães, explicou que a mudança na meta da sinistralidade para menor ou igual a 84% torna o indicador mais próximo da realidade vivida pela saúde suplementar. "O ajuste permite o equilíbrio entre a valorização do trabalho médico e a sustentabilidade da Cooperativa", avaliou. Contudo, relembrou a importância de seguir com as iniciativas para manter as despesas médicas sob controle.
Confira abaixo os eventos de importante participação do Conselho Social e dos cooperados: