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Unimed-BH On-line n°589

Destaque: nosso foco em Inovação

Desde a sua fundação, há mais de 50 anos, a Unimed-BH fomenta uma cultura que incentiva e estimula a geração de ideias. Assim, ano após ano, seguimos com nosso compromisso de liderar e impulsionar as transformações no setor da saúde. Ao investirmos em inovação e tendências, buscamos transformar a experiência de clientes, colaboradores e cooperados e contribuir para o avanço de um cuidado cada vez mais integrado

A inovação ganhou um papel ainda mais estratégico nos últimos dois anos. Com uma atuação transversal, esta frente deixou de ter foco apenas tecnológico, passando a integrar as definições da estratégia do negócio. 

Abaixo, você confere algumas das realizações e projetos em Inovação:

Evolução do Centro de Inovação para Horizontes Hub

A Unimed-BH acaba de dar mais passo em sua história de inovação. Dez anos após inaugurarmos nosso Centro de Inovação, lançamos recentemente uma iniciativa inédita no nosso setor no país: o Horizontes Hub, o primeiro hub experimental de novas tecnologias digitais e inteligência artificial na saúde.

A ideia é trabalhar a inovação aberta e a cocriação de novos negócios em saúde, antecipando tendências que reflitam o nosso compromisso com a inovação inclusiva e a nossa contribuição para a evolução do cuidado.

O hub terá um formato que contempla laboratórios vivos temáticos, um estúdio de novos negócios em saúde e uma plataforma digital de inovação aberta, que conecta os principais stakeholders da saúde com todo o ecossistema de inovação, como startups, empresas de transformação digital, universidades e big techs.

Clique aqui e conheça melhor a iniciativa 

Ferramentas tecnológicas para melhoria de acesso e experiência do cliente 

Algoritmo de recomendação de horários de consultas médicas

Nos últimos anos, a Cooperativa desenvolveu uma solução que permite recomendar, no momento do agendamento de uma consulta, o melhor horário de acordo com critérios identificados pelo algoritmo, de forma a oferecer alternativas mais adequadas para o cliente, melhorando a experiência e diminuindo a probabilidade de absenteísmo.  

Autorizações por meio de Inteligência Artificial

Até o último mês de julho, a Cooperativa já contabilizava mais e 1,3 milhão de autorizações emitidas por meio de IA. E desde abril, vem sendo utilizada uma nova versão da ferramenta, ainda mais moderna. Além de mais agilidade nas respostas ao cliente, as equipes dos auditores podem atuar de forma mais estratégica, dedicados aos casos específicos e de maior complexidade. 

Assistente virtual Manu 

Temos investido em autosserviços para a comodidade e melhoria da experiência dos clientes por meio da Manu, a nossa assistente virtual, para atendimento pelo WhatsApp e aplicativo. 

Uma das soluções é o serviço realizado por robôs de chat e de voz para confirmação e cancelamento de consultas. Em 2023, para consultas presenciais nas unidades próprias onde o serviço está implantado, tivemos: 

• 1,2 milhão de confirmações de consultas disparadas pela ferramenta 
• 57% confirmadas 
• 89% de comparecimento entre os confirmados
• 87 mil consultas canceladas e reagendadas para outros clientes 

Nas Consultas On-line, em 2023, foram:

• 337.500 solicitações de confirmação enviadas 
• 65% dos clientes confirmaram o agendamento na ferramenta 
• 89% deles compareceram

Serviço de agendamento de consultas pelo WhatsApp - pelo canal é possível obter informações sobre o plano, consulta on-line, autorizações e exames, guia médico e rede credenciada, financeiro, entre outros assuntos, levando ainda mais comodidade para o cliente. 

APP Unimed-BH

A página inicial do aplicativo Unimed-BH recebeu uma série de melhorias para aprimorar ainda mais a experiência do cliente. As funcionalidades mais importantes ganharam destaque e são apresentadas logo no início da tela: consultas, autorizações, exames e procedimentos e minha saúde.  

Outras novidades implementadas nos últimos meses foram:

•    Menu consultas agendadas – lembretes e acesso fácil a todas as informações necessárias 
•    Área de alertas para mensagens importantes, avisos e novidades 
•    Banners com divulgações diversas da Cooperativa 
•    Links rápidos para outros produtos da Seguros Unimed
•    Canais de atendimento 
•    Menu reunindo todas as funções do app
•    Algoritmo de recomendação - analisa o histórico de uso para sugerir, como prioridade nos resultados da busca por médicos e especialidades, os profissionais com os quais ele já consultou. 

O uso da Inteligência Artificial (IA) em pacientes com AVC 

Para reduzir riscos, tendo em vista que o tratamento desses pacientes é complexo e o tempo para início do tratamento é uma variável que pode impactar no desfecho clínico, a Cooperativa utiliza, em seu Protocolo de AVC, o RAPID, um algoritmo de Inteligência Artificial desenvolvido pela Universidade de Stanford (EUA) e amplamente utilizado no mundo. Com isso temos ganhos em agilidade no diagnóstico e no início do tratamento.

Melhoria do percurso assistencial com o uso de tecnologia 

Modelo de classificação de hospitais: Foi implementado um modelo que avalia o desempenho de hospitais na internação de pacientes, considerando critérios como resultados assistenciais, experiência do cliente e perfil ofertado pelo prestador. Essas informações permitem à Cooperativa avaliar os hospitais mais indicados para o paciente de acordo com o seu caso clínico e não apenas com base na disponibilidade de vagas na rede. Essa melhoria possibilita uma assistência ainda mais resolutiva.

Modelo de otimização da permanência hospitalar:  a Cooperativa possui um novo modelo de dados implantado nas Unidades Assistenciais Próprias e Terceiras que avalia, no momento da internação hospitalar do paciente, seu risco de permanência para além do previsto. Assim, o auditor médico hospitalar, o médico assistente e o coordenador médico recebem um alerta apontando esse risco, contribuindo para uma discussão clínica que busque otimizar o tempo de internação do paciente. Um painel avalia as informações assistenciais do cliente e indica a previsão de alta de acordo com o que preconizam os protocolos assistenciais, alertando ao médico. Esse é um importante recurso na rotina hospitalar, pois contribui para a segurança assistencial e para a eficiência do leito.

Programa de Atenção ao Idoso: a cooperativa criou o Programa de Atenção ao Idoso para os clientes com idade a partir de 60 anos. O Programa tem como objetivo o acompanhamento médico regular, a vinculação do cliente ao seu médico, o estímulo a hábitos de vida seguros e saudáveis, a identificação e o tratamento adequado das condições de saúde e a melhora na qualidade de vida.



Integração da Saúde Digital 

Telemonitoramento de casos de asma: de abril a junho de 2024, a equipe assistencial da Saúde Digital realizou cerca de 850 telemonitoramentos de crianças e bebês com asma crônica ou bronquiolite, promovendo o contato ativo da equipe assistencial com os pacientes que são elencados como casos de risco moderado e grave das doenças.

Para casos de risco leve dessas doenças respiratórias, o serviço de telemonitoramento conta com o monitoramento por robô, que envia mensagens no celular dos pais e responsáveis. Essa ferramenta é uma forma de orientar as famílias e garantir maior adesão ao tratamento.

Outra tecnologia já aplicada é o Atendimento Fígital para Crianças com Asma Grave, que inclui visitas domiciliares realizadas por enfermeiros utilizando o dispositivo TytoCare*, que permite exames físicos à distância e monitoramento mais seguro e eficaz por pediatras. Um dos resultados foi evitar a internação desses pacientes.

Atendimento fígital para gestantes: uma linha de cuidado híbrida, em que a cliente pode transitar entre o atendimento digital e presencial, de acordo com sua necessidade. Como uma linha de cuidado específica para gestantes, tem como um de seus diferenciais uma funcionalidade exclusiva para a realização de consultas on-line para este público.

Arboviroses: durante a sazonalidade de arboviroses de 2024, 30% dos atendimentos foram realizados por consultas on-line de urgência. Nos casos considerados graves, o paciente era encaminhado para o Pronto Atendimento, com atendimento prioritário.

A Cooperativa estabeleceu, ainda, parcerias com laboratórios para realização e entrega prioritária de exames dos clientes. Esse conjunto de ações contribuiu para diminuir a pressão nos serviços de urgência, nesta que foi a maior epidemia de arboviroses já registrada na região metropolitana de Belo Horizonte.

Renovação de receitas – para que os pacientes em uso de medicação de uso contínuo não precisem interromper o tratamento até o retorno com o médico de referência, a Unimed-BH oferece o serviço de renovação de receitas. São feitas consultas on-line, em que os casos são avaliados e novas receitas expedidas, com base em critérios estabelecidos.

*Em agosto de 2023, um projeto piloto iniciado no Hospital Unimed – Unidade Betim e na Unidade Pedro I vem avaliando uma evolução do modelo de consulta on-line. As cabines de saúde digital desses locais passaram a contar com a solução TytoCare. A inovação permite realizar exames físicos à distância por meio de um dispositivo portátil. Com o apoio de um profissional de Enfermagem junto ao cliente, é possível examinar o coração, pulmões, ouvidos, garganta, pele, frequência cardíaca e temperatura. Essas informações são armazenadas em uma plataforma e o médico da Telessaúde tem acesso aos dados no momento do atendimento ao paciente. 



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