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Unimed-BH On-line nº644

Ciclo de Debates reúne cooperados com temática sobre a experiência do cliente

Depois de debater sobre o mercado e geração de valor na saúde suplementar no primeiro encontro, o Ciclo de Debates da Unimed-BH chegou à sua segunda edição, na noite da última terça-feira (09/09), tendo como tema central a Experiência do Cliente. O evento contou com a presença de 193 cooperados e foi marcado por reflexões profundas sobre o papel do médico na construção de uma jornada de cuidado mais humana, eficiente e sustentável.

Ciclo de Debates - Experiência do Cliente 13

A abertura foi feita pelo diretor-presidente da Unimed-BH, Frederico Peret, que destacou a importância de discutir a experiência do paciente e reconhecer a singularidade de cada pessoa atendida, valorizando suas histórias, expectativas e necessidades. “Este encontro ganha ainda mais significado por acontecer no mês em que celebramos o Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro. Uma data que nos convida a refletir sobre o valor das relações que construímos com aqueles que confiam em nossos serviços”, afirmou Frederico Peret.

O convidado especial da noite foi o médico Marcelo Alvarenga, especialista em experiência do paciente e cuidado centrado na pessoa. Em sua palestra, Alvarenga abordou os desafios e responsabilidades individuais, institucionais e sistêmicas para transformar a relação médico-paciente. Ele defendeu a transição de modelos paternalistas para abordagens colaborativas, com foco na escuta ativa, empatia e decisão compartilhada. “Estamos vivendo uma transição, mas será que os profissionais estão sendo desenvolvidos para isso? Como deveria ser um profissional para essa era da experiência?”, questionou Marcelo.

Ciclo de Debates - Experiência do Cliente - Marcelo

Segundo o palestrante, a experiência do paciente deve ser uma prioridade estratégica nas instituições de saúde, pois impacta diretamente em desfechos clínicos, adesão ao tratamento, confiança, fidelização e até na performance financeira. “Seres humanos cuidando de seres humanos”, esta frase de Jason Wolf sintetizou sua abordagem, reforçando a importância da comunicação empática e da valorização das preferências individuais dos pacientes.

O palestrante também trouxe dados de pesquisas nacionais e internacionais que mostram o que os pacientes mais valorizam: ser escutado, tratado com respeito, receber informações claras e sentir que sua dor é levada a sério. Alvarenga apresentou ainda metodologias de mapeamento de jornadas e gestão da experiência, como o uso de indicadores (KPIs), métricas digitais e ferramentas de co-design.


A experiência do cliente na Unimed-BH

Além do palestrante Marcelo Alvarenga, o evento contou também com uma apresentação sobre o tema na perspectiva da Cooperativa. Quem conduziu o conteúdo foi a diretora de Relacionamento com o Cooperado e Sustentabilidade, Mercês Fróes, que relembrou os pilares de qualidade assistencial, acesso e custo como essenciais para a oferta da melhor experiência ao cliente. Ela falou sobre a importância de aliar capacitação técnica, olhar atento às pessoas, foco na experiência do cliente e antecipação de tendências, relembrando as mudanças na relação médico-paciente nos últimos anos.

Mercês também apresentou iniciativas da Cooperativa voltadas à melhoria da experiência, como a plataforma de telessaúde, ações de humanização nas unidades, a certificação ONA em rede assistencial e o “Consultório 2030”, que investe em inovações para aprimorar o atendimento. Para fechar, ela mostrou ações para garantir maior acesso aos clientes e melhor gestão do cooperado de seus resultados através de indicadores e como a Cooperativa está atuando no controle de desperdícios.

“Tudo isso muda a experiência do paciente e mesmo do cooperado, levando ao sucesso da Cooperativa. Além disso, torna-se uma diferença enorme diante de nossos concorrentes. Nós todos somos responsáveis por toda a experiência do paciente e temos papeis importantes nestas ações”, disse Mercês.

O encontro foi finalizado com um bate-papo, em que os cooperados puderam fazer perguntas aos palestrantes.

Ciclo de Debates - Experiência do Cliente - Mercês

 

 Confira os depoimentos de quem participou do evento

"Há muito tempo tenho, como preocupação, o afastamento do médico com o paciente. A palestra foi mais um alerta para aproximar mais, além de poder levar esse ensinamento para meus dois filhos, estudantes de medicina."- Luis Fernando Magalhães Neves, cooperado da Cirurgia Geral.

"A iniciativa de abordar a jornada do paciente vai além do reconhecimento do óbvio: ela ressalta a importância de um olhar humanizado e empático na prática médica. Em um cenário onde a tecnologia avança rapidamente, o calor do contato humano e a capacidade de escutar se tornam diferenciais inegociáveis." - Josemar de Almeida Moura, cooperado da Endocrinologia e Metabologia.

"Além de uma maior satisfação do paciente, teremos também um diferencial enquanto atendimento e isto representa solidez e sustentabilidade. Apesar de termos um acesso bastante facilitado a conhecimentos técnicos, usá-los de forma a atingir o objetivo do nosso paciente requer uma caminhada mais assertiva e a utilização de ferramentas adequadas nos permitirá fazer a transição do paternalismo para a parceria cooperativa. Destaco, ainda, a importância do "comunicar", dando maior significado ao que é ouvido, ao que é processado e principalmente, ao que é devolvido para o nosso paciente." - Eloa Nolasco Porto, cooperada da Clínica Médica.

 

Sobre o evento

O Ciclo de Debates integra a Jornada do Cooperado e celebra os 20 anos do Encontro de Cooperados, reforçando o compromisso da Unimed-BH com a formação contínua e o protagonismo médico no negócio.

A programação segue no próximo mês com o filósofo Clóvis de Barros Filho, que trará reflexões sobre ética na prática médica.

 

Em breve as gravações desta e da primeira edição do Ciclo de Debates estarão disponíveis  na plataforma Saber Sempre.

 

Confira abaixo algumas fotos:

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