Quer fazer parte da inovação na Unimed-BH? Então participe do teste piloto do Novo Prontuário, uma...
Unimed-BH On-line nº 662
Atualização na solicitação de Terapia Imunoprofilática para o Vírus Sincicial Respiratório
A chegada do outono, em março, marca também o início do período conhecido como Sazonalidade Respiratória, quando é registrado um aumento no número de atendimentos, especialmente de criança e idosos, por doenças respiratórias.
Um dos principais agentes causadores dessas doenças é o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e, visando evitar casos graves, a Cooperativa estabeleceu um plano de enfrentamento com diversas ações, entre elas, a aplicação do Nirsevimabe em bebês e crianças.
Trata-se de um anticorpo monoclonal que oferece proteção passiva e imediata contra infecções graves causadas pelo VSR. Dessa maneira, sua eficácia e proteção diminuem ao longo do tempo, sendo importante que sua administração priorize o período de maior circulação do VSR.
Seguindo as recomendações descritas na bula do Nirsevimabe e na Resolução Normativa nº 624/2024 da ANS, a Unimed-BH irá disponibilizar o medicamento para administração ambulatorial a partir do dia 2 de fevereiro de 2026.
A aplicação poderá ser realizada nos Centros de Promoção da Saúde Barreiro e Betim e nas Unidades Contagem, Pedro I, Santa Efigênia e Sete Lagoas.

- Crianças menores de um ano de idade (até 11 meses e 29 dias) que nasceram prematuras com idade gestacional menor a 37 semanas (até 36 semanas e 6 dias);
- Crianças menores de dois anos (1 ano, 11 meses e 29 dias) de idade com comorbidades: Doença cardíaca congênita hemodinamicamente significativa (DCC); Doença pulmonar crônica da prematuridade (DPCP); Imunocomprometimento grave - inato ou adquirido; Fibrose cística; Doença neuromuscular; Anomalias congênitas das vias aéreas; Síndrome de Down.
- Em ambiente hospitalar, a imunoprofilaxia deve ser prescrita para crianças internadas que não tenham previsão de alta hospitalar para os próximos 3 dias após a solicitação.
A Cooperativa preparou um guia completo com mais informações sobre o Nirsevimabe e com o passo a passo completo para a emissão da guia para a autorização da aplicação. Para consultar, CLIQUE AQUI.