Skip to content
  • Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Unimed-BH On-line nº 648

Ética, imagem e reputação em reflexão no Ciclo de Debates

A terceira edição do Ciclo de Debates reuniu mais de 200 cooperados no auditório da Unimed-BH para uma conversa sobre ética nas relações como determinante para a imagem e reputação.

Em sua fala de abertura, o diretor-presidente da Cooperativa, Frederico Peret, lembrou que o evento marca os 20 anos do Encontro de Cooperados – que este ano será realizado no próximo dia 22 de outubro -, ampliando o espaço de reflexão e de formação de repertório dos médicos cooperados.  

Frederico também abordou conceitos de imagem, reputação e marca, destacando a importância de uma ação contínua e articulada para que o público siga depositando sua confiança no trabalho desenvolvido pela Cooperativa.

“Enquanto a marca é uma ação nossa, com investimento e estratégia, a reputação vem da percepção do outro sobre nós, como somos vistos. A construção de uma reputação forte passa por uma série de atributos racionais, como desempenho financeiro, produtos e serviços, e emocionais, como empatia e estima, entre tantos outros. Por isso, a ética precisa ser a raiz da nossa atuação”, conta.

O convidado da noite foi o professor Clóvis de Barros, doutor e livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP, palestrante há mais de dez anos no mundo corporativo, consultor e autor.

Clóvis iniciou a conversa fazendo um paralelo entre os conceitos de moral e ética e o papel de cada um na ação e no comportamento humano, bem como na regulação do espaço social. Segundo o professor, a ética surge ao tratarmos de um coletivo, para além da ação individual exclusiva, como no caso da nossa Cooperativa. Seu objetivo maior é preservar a harmonia do coletivo, quando esse tem valor superior ao desejo individual, declarou.

O professor reforçou, também, que a construção da ética é própria de cada grupo ou coletivo, não existindo um modelo padrão ou ideal para todos. “É preciso fazer parte desse conjunto, conhecer seu funcionamento para que se possa definir as regras que vão regular a ação nesse espaço e construir a cultura ética daquele local. E, mesmo após definidas, é necessário acompanhar a evolução do comportamento humano, refletindo-se continuamente sobre os limites impostos. Quanto mais dispostas as pessoas estiverem para encontrar os bons limites, melhor o código, os princípios determinados”, explicou Clóvis. Na oportunidade ele reforçou que, "muito mais importante do que o que você fala, é o que você faz. Temos a chance de, a todo momento, pelo modo que agimos, mostrar os princípios que respeitamos", complementou

 

 Confira os depoimentos de quem participou do evento

“Fiz questão de vir, primeiro, porque é o professor Clóvis de Barros. E também porque esse momento do coletivo da Unimed-BH é muito importante. O que o professor apresentou hoje nos acrescenta muito, é uma discussão muito rica, que abre muitas outras perspectivas, mas sempre no sentido de promover um crescimento individual e coletivo, e eu acho que isso sempre vai trazer um bom resultado para a gente.” - Alcy Moreira, cooperado da Clínica Médica

Eu já tinha participado de outros eventos, com o Fórum de Ideias, e foi meu primeiro encontro do Ciclo de Debates. Achei excelente, com um ótimo convidado que casou muito bem com o que a Unimed-BH está querendo transmitir. A fala do presidente da Cooperativa e do professor se complementaram e geraram uma boa reflexão. Destaco também o comentário do Clóvis sobre a ética na medicina e a existência da prática médica, mesmo sem ética.” -  Thales Pimenta de Figueiredo, cooperado da Psiquiatria.

 “Essa discussão é muito pertinente, que faz parte do que uma empresa que trabalha com saúde deveria estar preocupada. No caso da Unimed-BH, preocupada em ter seus cooperados imbuídos desse espírito de correção, de honestidade. O professor Clóvis de Barros já faz parte da nossa vida há muitos anos e não poderia perder essa oportunidade. É sempre uma busca por reviver aquela reflexão, de voltar a ela mais uma vez. É sempre válido.” - Elisabeth Murta Ferreira Fonseca, cooperada da Ginecologia e Obstetrícia.

“Eu achei a iniciativa excelente. Eu já sigo o professor Clóvis de Barros, li vários livros e tenho muito interesse nas reflexões que ele traz. Ele é muito didático, tem um pensamento diferente e nos orienta no dia a dia, na vida, na nossa atuação profissional. Nos faz refletir, repensar. A ética é importante em tudo e temos que buscar sempre evoluir.” - Nossiene Brito de Barros, cooperada da Pediatria.

 

Próximo Encontro

O próximo evento já está marcado. No dia 5 de novembro, a Unimed-BH realizará o último encontro do Ciclo de Debates. Aguarde! 

 

Veja algumas imagens do evento:

 

← Página inicial