Em meio à imensidão da floresta amazônica, um barco branco corta as águas calmas do Rio Amazonas. A bordo, uma equipe de profissionais da saúde transforma a embarcação em um verdadeiro hospital flutuante. Entre eles está Dyker dos Santos Paiva, cooperado da Cirurgia Geral, que participa como voluntário do projeto Barco Hospital São João XXIII.
A iniciativa, promovida pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, não possui fins políticos e tem como missão levar atendimento médico de qualidade a comunidades ribeirinhas e indígenas que enfrentam grandes desafios de acesso à saúde.
Durante as expedições, que duram cerca de sete dias, tudo acontece a bordo: consultas, exames, cirurgias e distribuição de medicamentos. A estrutura conta com centro cirúrgico, laboratório, consultórios e até “ambulanchas” para visitas domiciliares.
“O barco-hospital é uma oportunidade maravilhosa para fazer algo por pessoas necessitadas que vivem em um isolamento extremo, em locais onde só se chega de barco. Ter a chance de ajudar com a sua profissão é algo que, acredito, todo médico sente falta: poder dizer que está colocando sua profissão verdadeiramente a serviço de quem precisa, sem nenhum tipo de contrapartida. Você está ali simplesmente porque quer doar um pouco do seu trabalho”, compartilha Dyker.
O médico destaca ainda a estrutura do barco, que permite a realização de cirurgias de pequeno e médio porte, como colecistectomias e apendicectomias, além de atendimentos de urgência. “Mesmo sendo um ambiente fora do convencional, a infraestrutura é excelente e nos dá segurança para atuar. No final, saímos renovados. É uma semana de trabalho intenso, mas que traz um prazer enorme. Vale muito a pena. Com certeza, irei novamente.”
Sua participação no projeto é uma iniciativa pessoal, realizada em caráter civil e voluntário, sem vínculo com a Unimed-BH.
Sobre o projeto
O Barco Hospital São João XXIII atua no estado do Amazonas, levando atendimento médico, exames e cirurgias a comunidades ribeirinhas e indígenas que vivem em áreas de difícil acesso. Com estrutura hospitalar moderna e equipe voluntária, o projeto já realizou mais de 20 mil atendimentos.
Para saber mais ou apoiar essa missão, acesse: www.ajudeobarco.com.br