Em mais um passo rumo à transformação digital da saúde, membros do Núcleo de Integração de...
Unimed-BH-Online nº634
Você em Destaque: entre a medicina e a dança, cooperada brilha nos palcos e no cuidado com crianças
Cuidar da saúde das crianças e emocionar plateias com a leveza da dança parecem mundos distantes, mas não para Marina de Moraes Servilha. Médica cooperada da pediatria, ela também é dançarina profissional e faz parte da Cia Café com Dança, que une arte, movimento e emoção em espetáculos que percorrem o Brasil.
A Companhia recebeu aprovação do Ministério da Cultura para a busca de patrocínio, com o objetivo de levar os espetáculos “Traçado” e “Recordações de um Tango” a cinco cidades brasileiras: Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Salvador (BA), Capelinha (MG) e Ouro Branco (MG), totalizando 10 apresentações. O projeto é voltado para todas as idades e agora está em fase de captação de recursos para a turnê ser viabilizada.
Para Marina, a dança é mais do que uma expressão artística, é uma forma de conexão com o outro, algo que também se reflete em sua atuação como médica. “Eu sempre fiz ballet, desde criança, e durante a faculdade acabei me envolvendo com a dança de salão. Há alguns anos, meu professor Welbert Melo me chamou para fazer parte da Cia Café com Dança, onde estou até hoje. A dança sempre fez parte da minha vida, é uma paixão que nunca conseguirei abrir mão. Me preenche a alma, mantém meu corpo ativo e me permite levar arte e emoção a todos que me assistem”.
Ao ser perguntada sobre os desafios e alegrias de conciliar as rotinas intensas de bailarina e pediatra, ela responde com entusiasmo: “Conciliar as duas rotinas não é fácil, ainda mais sendo mãe. Como é algo tão importante pra mim, nunca senti como um sacrifício. Amo a medicina e a dança, elas estão na minha essência.”
Sobre os espetáculos
Traçado
Criado pelo coreógrafo e bailarino Welbert Melo, o espetáculo tem como base as artes visuais dos traços e, principalmente, do cubismo. No palco, peças de textura e figuras geométricas em tons pastéis e cores vibrantes se transformam em outras. A proposta é despertar os sentidos do espectador por meio da dança e do toque. A apresentação conta com 10 bailarinos, incluindo Marina, ao som de ritmos variados como samba, bolero, forró, salsa, zouk e tango.
Recordações de um Tango
Um espetáculo que combina dança, música e dramaturgia para explorar a intensidade das relações humanas através da linguagem do tango. A narrativa é dividida em fases — conquista, paixão, separação e reencontro — e proporciona uma experiência sensorial única, onde o amor se expressa pelos movimentos e olhares. A história é contada por meio de flashbacks de um casal desde o momento em que se conheceram. Marina também faz parte do elenco!