“Essa viagem é a realização de uma promessa que fiz há 30 anos, quando me formei em Medicina. Sempre soube que um dia pisaria no continente africano para doar meu tempo e conhecimento. Agora chegou a hora".
É com essa convicção que Marcelo Froes Assunção, cooperado da Hematologia e Hemoterapia, se prepara para embarcar rumo a Madagascar, em outubro, junto à caravana da Organização Humanitária Fraternidade Sem Fronteiras.
A campanha “Madagascar sem Anemia”
A missão é clara: combater a anemia carencial, uma condição grave que afeta quase 3 bilhões de pessoas no mundo, segundo a OMS. Em Madagascar, onde a desnutrição é severa, a anemia é quase universal. “Mesmo quando a fome não é o problema principal, a anemia persiste. A absorção de ferro da dieta é muito baixa, e o tratamento precisa ser medicamentoso”, explica.
A campanha arrecada recursos para levar um sistema portátil de diagnóstico e tratamentos com ferro venoso e vitaminas, com foco especial em gestantes. “Quando a gente oferece uma chance para uma gestante tratar a anemia, estamos ajudando uma criança a se desenvolver melhor, a quebrar um ciclo de pobreza. Isso é muito maior do que um simples diagnóstico.”
Voluntariado que transforma
A caravana é formada por voluntários de diversas áreas, cada um responsável por seus próprios custos. “Eu estou indo como médico, mas também estou indo para o que for preciso: distribuir alimentos, cuidar de crianças, tirar bicho de pé... o que for. Quero estar presente e me doar. Esse é o meu propósito.”
Marcelo é padrinho de dois projetos da Fraternidade Sem Fronteiras: Ação Madagascar e Nação Ubuntu, no Malawi, e agora participa de sua primeira caravana como voluntário. “Essa campanha não é para financiar minha viagem. O objetivo é ampliar o impacto da ação, levando mais testes e tratamentos.”
Como ajudar e acompanhar
A campanha “Madagascar sem Anemia” está aberta para doações. Caso a meta seja superada, mais pessoas serão beneficiadas. Se não for atingida, os recursos serão destinados à Fraternidade Sem Fronteiras para aquisição de insumos e medicamentos. A prestação de contas será feita por meio do canal do WhatsApp e na própria página de doação.
Além dos equipamentos, Marcelo também levará na bagagem o carinho e a solidariedade de todos que contribuírem com a campanha.
Acesse o site para contribuir: vakinha.com.br/vaquinha/madagascar-sem-anemia
Marcelo também preparou dois vídeos para explicar mais detalhes da campanha. Acesse:
Sobre a Fraternidade Sem Fronteiras
A Fraternidade Sem Fronteiras é uma organização humanitária que promove a prática da fraternidade sem qualquer tipo de restrição étnica, geográfica ou religiosa. Seu foco principal é o amparo a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, especialmente na África Subsaariana, uma das regiões mais pobres do mundo. Com sede no Mato Grosso do Sul, no Brasil, a instituição também atua em causas sociais no território brasileiro e mantém núcleos internacionais na Suíça, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá.