Skip to content
  • Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Unimed-BH-On-line nº657

Vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) disponível no SUS para gestantes

As prefeituras de Belo Horizonte, Betim e Contagem iniciaram, em dezembro de 2025, a vacinação de gestantes contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida representa um avanço significativo na prevenção da bronquiolite em recém-nascidos, doença frequentemente associada ao VSR.

Até recentemente, a vacina estava disponível apenas na rede privada. Em novembro, o Ministério da Saúde adquiriu 1,8 milhões de doses para inclusão no Calendário Nacional de Vacinação da Gestante.

Público-alvo e esquema vacinal
A vacinação é destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gestação, sem restrição de idade. A aplicação é realizada em dose única, com recomendação de nova imunização a cada gestação.

Documentação necessária
Para receber a vacina, é imprescindível apresentar documento com foto e comprovação da idade gestacional (cartão da gestante, registro de pré-natal, exames ou relatório médico).  Importante levar a caderneta de vacinação.

Importância para a prática clínica
A inclusão desta vacina no calendário gestacional oferece aos profissionais de saúde a oportunidade de incentivar a atualização do cartão vacinal das gestantes durante as consultas de pré-natal, reforçando também outras imunizações recomendadas, como influenza, Covid-19 e dTpa. Essa estratégia contribui para reduzir casos graves de bronquiolite e internações em crianças menores de um ano.

← Página inicial