Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres brasileiras, depois do câncer de pele, sendo também a principal causa de morte por câncer na população feminina. Diante disso, a Unimed-BH tem promovido, nos últimos anos, iniciativas voltadas à detecção precoce do câncer de mama, reafirmando seu compromisso com a promoção da saúde.
Como parte dessa ação, clientes com idade entre 40 e 74 anos que não realizaram mamografia nos últimos dois anos receberão, nos próximos dias, uma guia de autorização para o exame.
A liberação será feita sem necessidade de consulta prévia com especialista e não haverá cobrança de coparticipação, caso o exame seja realizado nos meses de outubro a novembro.
A guia sem cobrança de coparticipação terá validade até 31/11/2025. Após essa data, a guia poderá ser revalidada, porém, ao realizar o exame, haverá a cobrança de coparticipação.
O status da guia poderá ser acompanhado pelo aplicativo Unimed-BH ou pelo Espaço do Cliente. Para isso, basta acessar: Autorização de Guias > Radiologia e em seguida "Acessar a guia". Com a guia autorizada, a cliente poderá entrar em contato com uma clínica da rede credenciada da Unimed-BH, conforme o plano contratado. A lista de locais pode ser consultada no aplicativo ou no portal da Unimed-BH, na aba Guia da Rede Assistencial.
Após a realização do exame, é essencial que a cliente agende uma consulta com seu médico de referência — ginecologista, mastologista, médico de família ou clínico geral — para avaliação do resultado e orientações adequadas.
Atenção: Para realizar exames e consultas, é necessário observar os períodos de carência previstos no plano.
IMPORTANTE: A Unimed-BH autoriza a realização de mamografias durante todo o ano, independentemente da faixa etária, desde que haja solicitação médica. Para mulheres entre 50 e 69 anos, que não realizaram o exame nos últimos dois anos, a Cooperativa libera a guia de autorização do exame no sistema como parte da rotina preventiva anual.
Neste momento do Outubro Rosa, esse incentivo está sendo ampliado para mulheres de 40 a 74 anos, com isenção de coparticipação na realização do exame nos meses de outubro e novembro.