Unimed-BH Online

Unimed-BH marca presença na formatura da primeira turma do INHAC

Written by Editor Boletim dos Cooperados | 22/05/2025 22:44:39

A primeira turma do Curso Técnico em Gastronomia do Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias – INHAC celebrou sua formatura no dia 20 de maio, em uma cerimônia no Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA), em Belo Horizonte. A Unimed-BH, por meio do Instituto Unimed-BH e de seu Programa Sociocultural, é uma das patrocinadoras do projeto, que tem como foco a transformação social por meio da educação.

Ao todo, 58 jovens em situação de vulnerabilidade social foram capacitados para atuar profissionalmente em um dos setores que mais cresce no estado: a gastronomia. O evento contou com a presença de autoridades, familiares dos formandos e patrocinadores, dentre eles o diretor-presidente da Unimed-BH, Frederico Peret; o presidente da Gerdau Brasil, Gustavo Werneck; a presidente da Anglo American, Ana Sanches; o vice-presidente de sustentabilidade e assuntos corporativos da Anglo Gold, Otton Maia e o gerente de estratégia de negócio do Sicoob, Cleyton Alves.

A solenidade teve ainda a presença do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, que foi paraninfo da turma, da diretora executiva do CRQA e do INHAC, Sarah Rocha, da gerente do Instituto Unimed-BH, Rute Assis, dos conselheiros do Instituto Unimed-BH e médicos cooperados Bernadete Lopes, Tereza Fritz e Eduardo Filgueiras, além de representantes de diversas instituições envolvidas.



“Ver a primeira turma do INHAC, com 58 jovens formados, particularmente me emociona, nos enche de orgulho e reforça o propósito que nos move enquanto cooperativa médica e agente de transformação social. O INHAC e o Centro de Referência do Queijo Artesanal são projetos que nos conectam com a essência de Minas Gerais. Apoiar a iniciativa é também valorizar a nossa cultura, fortalecer o turismo gastronômico e, acima de tudo, criar oportunidades de futuro para jovens que talvez não tivessem esse caminho tão acessível”, destacou Frederico Peret durante a cerimônia.

 

 

 



Sobre o INHAC e Centro de Referência do Queijo Artesanal

O INHAC é uma escola de gastronomia, com foco na formação técnica gratuita de jovens em situação de vulnerabilidade social. O chef Léo Paixão é diretor acadêmico do Instituto, realizando, de forma voluntária, o acompanhando das metodologias e programas de ensino.

Reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, o curso tem carga horária de 960 horas e é integrado ao Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA), que promove a cultura mineira e a inserção produtiva por meio da gastronomia.

A visitação ao espaço é gratuita, com atividades educativas e culturais. O projeto é viabilizado por leis de incentivo à cultura e parceiros como o Instituto Unimed-BH, que por sua vez conta com o apoio dos mais de 5.700 médicos cooperados e colaboradores incentivadores. 

Galeria de fotos da solenidade de formatura