Conhece jovens de 16 a 18 anos interessados em ingressar no mercado de trabalho?
Unimed-BH On-line n°582
Sistema Ocemg divulga Anuário do Cooperativismo Mineiro
Nesta semana, o Sistema Ocemg – formado pela junção do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG) – lançou o Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro - edição 2024.
O documento reúne as principais informações sobre o setor, que segue prosperando, com números e atuação expressiva. “O cooperativismo mineiro segue confirmando sua pujança e destaque na economia e na vida das pessoas. Estamos orgulhosos de apresentar nesta publicação, não apenas os números, mas o contexto de atuação e consolidação do setor como importante alavanca de desenvolvimento em Minas”, afirma Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg.
Os resultados alcançados pelas cooperativas mineiras colocam o setor entre os que mais crescem, apesar do cenário adverso dos últimos anos. Veja alguns destaques:
- o número de cooperados cresceu 15% em 2023;
- o número de empregados aumentou 5,2% em 2023;
- 98 % dos cooperados estão concentrados nos ramos Crédito, Agropecuário, Consumo e Saúde;
- os ramos Crédito, Agropecuário e Saúde são responsáveis por 97% de toda a movimentação econômica do cooperativismo mineiro;
- o setor movimentou R$129,7 milhões em 2023, 9,5% a mais do que o ano anterior;
- 12,6 % é a participação do cooperativismo no PIB de Minas Gerais.
Ramo da saúde
Minas Gerais possui 118 cooperativas do ramo, das quais 67 são Unimeds e 11 Uniodontos, as outras 40 cooperativas são de diversas especialidades, tais como anestesiologia, enfermagem, fisioterapia, cirurgia, serviços médicos, entre outros.
As cooperativas de saúde em Minas movimentaram R$ 14,7 bilhões, geraram 15,9 mil empregos diretos, congregando 55,6 mil cooperados, além disso, foram responsáveis por 11,4% de toda a movimentação econômica do cooperativismo mineiro
A Unimed-BH segue sendo a maior cooperativa do setor de saúde, ficando em primeiro lugar em todas as categorias apresentadas. São elas: ingressos/receitas totais; sobras antes das destinações; número de usuários; ativo total; patrimônio líquido; capital social; número de cooperados; e número de empregados.
Em comparação com todas as cooperativas do estado, a Unimed-BH ocupa as seguintes posições:
- Patrimônio líquido: 1ª posição
- Capital social: 2ª posição
- Ingressos/receitas totais: 2ª posição
- Sobras antes das destinações: 4ª posição
- Ativo total: 5ª posição
- Empregados: 1ª posição
- Cooperados: não aparece entre os 20 primeiros colocados
As informações foram consolidadas a partir de pesquisa de dados realizada pelo Sistema Ocemg no período de 2 de janeiro a 28 de março de 2024, através de questionário eletrônico.
Todos os dados podem ser acessados no site do Anuário Mineiro (clique aqui).