Skip to content

Unimed-BH On-line nº581

Saúde Digital: evolução focada no cuidado

A Saúde Digital da Unimed-BH segue em constante evolução desde a sua criação, em março de 2020. Com uma trajetória de mais de quatro anos, os nossos clientes têm hoje à disposição um percurso assistencial completo e estruturado, capaz de oferecer uma experiência positiva de atendimento. São novos serviços, percursos assistenciais digital e figital e mais de 1,5 milhão de consultas on-line realizadas, completadas em junho de 2024.

SaudeDigital_capa
Com esses avanços, reforçamos o nosso compromisso em promover um atendimento de excelência, utilizando a tecnologia para proporcionar mais acesso e suporte clínico de qualidade. “Hoje uma das missões do atendimento on-line é a transversalidade e a ordenação do percurso do paciente. Por meio da Saúde Digital, a Unimed-BH amplia o acesso do cliente e tem a oportunidade de direcionar o seu percurso dentro do digital e, sendo necessário, levar para o presencial”, comenta o diretor de Gestão Assistencial, Eudes Magalhães. 

 
Um percurso assistencial cada vez mais completo

Além de oferecer atendimento adulto, pediátrico, de gestante e de renovação de receitas, novos serviços acabaram de ser lançados. Um deles é a Consulta On-line para Saúde Mental: agora contamos com uma equipe dedicada, composta por psiquiatras, médicos de família e comunidade e psicólogos, preparados para realizar o acolhimento, a triagem e o atendimento a esses pacientes. Esse serviço permite um cuidado contínuo e especializado, assegurando que cada cliente receba o tratamento adequado para suas necessidades, com suporte específico de acordo com o grau de complexidade identificado.

Consulta_online

Lado a lado, o Telemonitoramento segue avançando junto. Um dos exemplos é o acompanhamento dos casos de asma dentro da nossa rede, que tem sido realizado por meio de contato ativo para as crianças nos riscos moderado e grave e via chatbot com possibilidade de transbordo para atendimento humano para o risco leve. São repassadas orientações como a importância da adesão ao tratamento para evitar ou minimizar as crises, controle dos fatores ambientais e alérgenos, cartão vacinal, plano de ação para o manejo da crise, dúvidas sobre o uso dos medicamentos e dispositivos inalatórios e a importância da vinculação com médico pediatra ou pneumologista.

Graças à evolução desse trabalho, foi iniciado recentemente o piloto do Atendimento Figital para Crianças com Asma Grave. Esse serviço inclui visitas domiciliares realizadas por enfermeiras utilizando o dispositivo TytoCare, que possibilita a realização de exames físicos à distância. Com isso, nossos pediatras podem monitorar e avaliar os pacientes com maior segurança e tranquilidade.

Outra novidade deste ano é a Descentralização da Saúde Digital, que está em andamento. Com o projeto, os médicos agora podem atender de outro local, como o consultório particular ou de suas casas, sem necessidade de estar presencial no Ed. Inconfidentes. 

Como tudo começou

Em março de 2020, a consulta on-line inicia as atividades para um atendimento exclusivo de coronavírus, uma frente fundamental de atuação no enfrentamento da pandemia. Em 2021 foi implantando o Pronto Atendimento On-line, para casos de baixa urgência. No início de 2023, o serviço avança mais e deixa de atender por sintomas e passa a oferecer atendimento adulto, pediátrico, gestante e renovação de receitas. Em 2024, a gente continua nessa crescente com um projeto de novas ofertas de consultas: linha de cuidado da saúde mental e atendimento do Bem Digital.

O Telemonitoramento, outra frente de destaque da Saúde Digital, também iniciou na época da Covid, foi agregando novos públicos, novas tecnologias e acompanhando as principais tendências do setor. Hoje o serviço complementa a teleconsulta como uma forma para monitorar o paciente à distância. Atualmente são diversos grupos que fazem parte desse monitoramento, um cuidado a mais com os nossos clientes.

SaudeDigital_interna-1

 

← Página inicial