Unimed-BH Online

Programa Sociocultural Unimed-BH: saiba como são escolhidas as iniciativas apoiadas

Written by Editor Boletim dos Cooperados | 05/12/2024 21:24:22

Você sabia que o Programa Sociocultural Unimed-BH é referência nacional na captação de recursos de pessoas físicas para a viabilização de projetos socioculturais? E, para que isso seja possível, é preciso, além da contribuição de médicos cooperados e colaboradores, um processo organizado para a seleção das iniciativas que recebem o patrocínio do Instituto Unimed-BH.

 Confira como é feita a seleção das iniciativas: 

1. Como os projetos apoiados pelo Programa Sociocultural são escolhidos?

Para que um projeto receba o patrocínio do Instituto Unimed-BH é imprescindível que ele se enquadre no Artigo 18 da Lei Federal de Incentivo à Cultura, nas seguintes áreas culturais: artes cênicas, integradas ou visuais, música instrumental e/ou erudita, manutenção de museus e patrimônio cultural, acervos bibliográficos e ações de capacitação e formação. 

Os projetos são avaliados pela área de Compliance da Unimed-BH e, em seguida, submetidos à análise da equipe técnica e do Conselho Consultivo do Instituto Unimed-BH. Tudo com base nas diretrizes do nosso Programa de Responsabilidade Social Cooperativista e a Política do Instituto.

Importante destacar que o Instituto Unimed-BH não patrocina projetos com vínculos ou temáticas político-partidárias ou religiosas. Também são considerados como critérios para aprovação das iniciativas: o público alcançado pelas ações, a ampliação do acesso das pessoas à cultura e a formação de plateia, o fomento à cidadania, a transversalidade com a proposta de responsabilidade social da Cooperativa, a continuidade do patrocínio, a visibilidade da marca e a convergência da proposta com as cinco linhas de atuação do Instituto: Comunidade, Cultura, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Voluntariado.

2. E como as propostas de patrocínio chegam até o Instituto Unimed-BH?

A inscrição de projetos para avaliação do patrocínio é feita por meio do site pelo Instituto Unimed-BH (https://www.unimedbh.com.br/instituto-unimed-bh/patrocinio-a-projetos-culturaise deve atender aos critérios descritos acima.

Todas as informações sobre os projetos podem ser conferidas no SALIC (Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura). O portal é transparente no que diz respeito ao cadastro dos projetos e à prestação de contas. Somente projetos cadastrados nesse sistema são avaliados pela Cooperativa. A análise das propostas inclui extensa conferência de documentos comprobatórios, exigência de certidões negativas, proposta contemplando as ações previstas e alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis e dentro da área de atuação da cooperativa e na área sociocultural por parte do proponente ou do artista.

Lembramos que, como trata-se de renúncia fiscal, é necessária a prestação de contas aos Órgãos Competentes e respeito a todas as normas detalhadas na instrução normativa da Lei Federal.

3. A Cooperativa participa da destinação de recursos aos projetos patrocinados pelo Instituto Unimed-BH?

Não. O valor investido nos projetos aprovados pelo Instituto Unimed-BH não possui relação com os recursos próprios da Unimed-BH. 
Os projetos socioculturais são patrocinados por meio da destinação de até 6% do Imposto de Renda devido de médicos cooperados e colaboradores e até 4% do IR Jurídico da Unimed-BH, via Lei de Incentivo à Cultura (Federal), no artigo 18, ou seja, com 100% de dedução no IR do incentivador.

Vale destacar que a verba destinada aos patrocínios não transita no caixa da Cooperativa ou do Instituto, contabilmente, sendo direcionada diretamente dos incentivadores do Programa Sociocultural aos proponentes, artistas ou produtores culturais. O processo é feito com base nas normas previstas na legislação para a isenção fiscal. Sendo assim, o Instituto não realiza aporte direto em compras de espetáculos, shows ou campanhas de marketing. 

A inserção de marca do Instituto Unimed-BH nos projetos patrocinados é uma contrapartida dada pelos proponentes, sem custo adicional, e prevista na Legislação do setor.

 Ainda tem dúvidas sobre o Programa Sociocultural? Procure a equipe do Instituto Unimed-BH. 

Doe Cidadania 

Quer fazer parte desta grande rede do bem ou tem algum familiar ou amigo que gostaria de participar? O prazo para adesão ao Programa Sociocultural em 2024 já está encerrado. Mas você ainda pode fazer sua contribuição pelo Doe Cidadania.

Acesse o site https://www.unimedbh.com.br/instituto-unimed-bh/doe-cidadania,  escolha sua iniciativa e faça a doação diretamente ao projeto. Pessoas jurídicas que declaram Imposto de Renda por lucro real podem doar utilizando incentivo fiscal. No site, você encontra mais informações.

 

JUNTOS SOMOS TRANSFORMAÇÃO. SOMOS INSTITUTO UNIMED-BH

Há mais de 20 anos, o Instituto Unimed-BH atua pela promoção da cidadania por meio da arte e do voluntariado, valorizando o trabalho médico como motor para a transformação social e a importância da união dos médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH para a construção de uma sociedade mais inclusiva.