Skip to content
  • Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Unimed-BH-On-line nº600

Responsabilidade social e desafios do setor são debatidos em eventos

A Unimed-BH marcou presença no Fórum ABRH 2024 – Humano e Social, realizado no dia 30 de outubro, no Centro Cultural Unimed-BH Minas.

Nosso diretor-presidente, Frederico Peret, abriu oficialmente o evento. Em sua fala, enfatizou a relevância dos profissionais de recursos humanos, responsáveis, segundo ele, por “gerenciarem um dos ativos mais valiosos de qualquer organização: as pessoas”.

ABRH_Fred interna ABRH_Rosana interna

As iniciativas do Instituto Unimed-BH integraram o primeiro painel do evento: Humano e Social – Organizações como propulsoras de melhorias para a sociedade, e foram apresentadas pela superintendente de Relacionamento com o Cooperado e Sustentabilidade, Rosana Chaves.

Mostramos a trajetória de transformação vivenciada por três pessoas que participam de projetos conduzidos pelo Instituto Unimed-BH: o Cooperativa Sustentável, a Escola de Artes e o Jovens Profissionais. 

Neide (Cooperativa Sustentável - Redesol) - Ivaneide Souza, 61 anos, iniciou em 2004 como catadora de um programa da prefeitura de Belo Horizonte. No mesmo ano, aos 40 anos, criou a Coomarp, cooperativa de recicláveis. Em 2010, ajudou a criar a Redesol-MG, uma cooperativa de segundo grau. Ainda em 2010, a Redesol passou a ser atendida pelo Instituto Unimed-BH, que a apoiou em infraestrutura e profissionalizou sua gestão, permitindo que a cooperativa participasse de processos licitatórios, projetando-a no mercado. Em 2018, Neide tornou-se presidente da Coomarp e da Redesol. Hoje profere palestras sobre o tema em faculdades pelo Brasil e já representou os catadores brasileiros em eventos internacionais organizados pela ONU. Em 2024, por meio do programa Cooperativa Sustentável do Instituto Unimed-BH, a Redesol iniciou a produção de bolsas a partir de materiais recicláveis, perfazendo todo o ciclo da Economia Circular. A Redesol coleta, somente em BH, cerca de 700 toneladas por mês de recicláveis.

Raphael Araújo (Escola de Artes) – Aos 27 anos, Raphael é morador do Morro das Pedras, em Belo Horizonte. Quando criança, o grupo Arautos do Gueto já atuava na comunidade, mas ele não tinha acesso, pois o projeto era longe de sua casa. Por meio da parceria entre o Instituto Unimed-BH e Arautos, os alunos da E.M Hugo Werneck, onde Raphael estudava, passaram a ser atendidos pelo programa Escola de Artes. Em 2007, aos 8 anos, ele ingressou no projeto Batuque Salubre e escolheu a percussão como instrumento musical. Foi se destacando como músico e, por volta dos 17 anos, ele se tornou estagiário no Arautos do Gueto e apoiava o Batuque Salubre kids. Em paralelo, investiu na formação como músico e fez diversos cursos por iniciativa própria. Em 2019, aos 21 anos, começou a reger algumas apresentações e assumiu o Batuque Kids. Em seguida,  foi convidado a se tornar professor também da turma de veteranos. Hoje é educador do curso de Percussão do Batuque Salubre, regente do grupo e coordena o Batuque Kids. Também atua com projetos musicais em escolas públicas e em projetos sociais.

 

Isabelle Souza (Jovens Profissionais) - Isabelle também é moradora da comunidade do Morro das Pedras. Em 2011, aos 5 anos, ela ingressou no Batuque Salubre por meio do projeto realizado em parceria do Instituto Unimed-BH com o Arautos do Gueto na E. M. Hugo Werneck. No grupo, ela se desenvolveu, virou instrutora e continua até hoje se apresentando e atuando como voluntária no ensino às crianças e em outras atividades. Em 2019, aos 13 anos, ela se inscreveu para o Jovens Profissionais. As aulas ocorreram de forma on-line, por conta da pandemia, mas ela não desistiu. Em 2024, aos 18 anos, conseguiu seu primeiro emprego como Jovem Aprendiz na Unimed-BH. Hoje faz faculdade de jornalismo na PUC e tem o sonho de trabalhar com comunicação.

 

O painel também apresentou as iniciativas do Instituto Localiza.


Unimed-BH presente no COMG Weekend 2024

O diretor de Mercado da Unimed-BH, Garibalde Mortoza, participou no dia 2 de novembro do COMG Weekend 2024, evento promovido pelo Centro Oftalmológico de Minas Gerais, que abordou questões centrais na jornada do paciente oftalmológico. Convidado para o painel "Gestão e Mercado", Garibalde representou o setor de operadoras de saúde, trazendo uma análise sobre o cenário e as perspectivas para o mercado de saúde, com destaque para a atuação da Unimed-BH.

Durante sua fala, o diretor enfatizou a consolidação do setor, o crescimento das healthtechs e os principais desafios enfrentados, incluindo o aumento de fraudes e dos custos operacionais. Ele também contribuiu para ampliar a compreensão sobre as oportunidades no setor, enriquecendo o debate com a perspectiva das operadoras de saúde.

O painel contou ainda com a participação da Carolina Quintela, gerente de Marketing profissional da Johnson&Johnson e do Dr. Luis Eugênio, médico oncologista clínico e diretor de Parcerias Estratégicas da Oncoclínicas & Co, que trouxeram contribuições importantes sobre os desafios específicos dos hospitais oftalmológicos e da atuação médica no segmento.

 

← Página inicial