“Essa viagem é a realização de uma promessa que fiz há 30 anos, quando me formei em Medicina....
Unimed-BH-On-line n°633
Programa Longevidade inicia nova turma
Após o sucesso da primeira edição, a Unimed-BH deu início nesta quinta, 26 de junho, a uma nova turma do Programa Longevidade, reunindo 30 médicos cooperados de diferentes especialidades. Eles se inscreveram no lançamento da iniciativa e agora foram convidados a viver essa experiência transformadora.
A iniciativa, que faz parte da Jornada do Cooperado, é voltada para os médicos com 50 anos ou mais e tem como propósito apoiar os cooperados no planejamento do futuro com consciência, equilíbrio e qualidade de vida.
A nova turma participará de seis encontros presenciais, realizados na sede da Unimed-BH, e conduzidos por especialistas da Rede Longevidade. Com uma abordagem acolhedora e reflexiva, os encontros são estruturados em cinco eixos temáticos:
• Autoconhecimento: para refletir sobre quem você é e onde deseja chegar;
• Qualidade de Vida: com foco em práticas saudáveis, hobbies e voluntariado;
• Relações e Cuidado: valorizando os vínculos sociais na construção de uma vida longa e saudável;
• Carreira: para planejar o futuro profissional com propósito;
• Finanças Pessoais: com orientações práticas para o equilíbrio financeiro.
A primeira turma, encerrada no início de junho, foi marcada por momentos de troca e muito aprendizado. Agora, a nova turma dá continuidade a essa jornada, reafirmando o compromisso da Unimed-BH com o cuidado integral dos seus cooperados.
Confira os depoimentos de alguns médicos cooperados que integram essa nova turma e as suas expectativas quanto ao programa.
"A valorização da longevidade e dos idosos não é reverenciada em nosso país, como é no Japão, por exemplo. E essa pauta tem que ser discutida, pois estamos rumo a uma época em que teremos mais idosos no Brasil do que sempre teve. E viver isso exige mudança de comportamento, estilo de vida, senso de pertencimento, discussões em casa, atividades físicas, prevenção de doenças, alimentação adequada e tantos outros tópicos. Precisamos aprender a envelhecer."
Karla Matarelli Pereira, cooperada da Ginecologia.
"Essa integração entre as pessoas de mais idade é muito importante, e essa primeira aula com a Karla Jacomini trouxe uma reflexão interessante quando disse que a gente é, não pelo que temos de bens, mas porque temos. Então, estou bem animado para os próximos encontros."
José Oscar Alvarenga Maciel, cooperado da Ginecologia e Obstetrícia.
"Inicio hoje o Programa Longevidade com uma expectativa de tentar entender e de me relacionar melhor com esse processo do envelhecimento. Estou pouco angustiada com o que vem pela frente, mas com a certeza de que a maneira de encarar esse envelhecimento fará muita diferença. Então, por isso que busquei essa oportunidade, pois os temas são muito interessantes, e essa convivência com os colegas médicos que estão vivenciando essa mesma experiência será muito enriquecedora."
Adriana Brasil, cooperada da Pediatria.
Veja as fotos do encontro








O Programa Longevidade é uma realização da Unimed-BH, com o apoio do Instituto Unimed-BH, Sistema OCEMG, TGL, Multicoop e Rede Longevidade. Para conhecer um pouco mais, assista ao vídeo abaixo.