O Instituto Unimed-BH tem mais um sorteio para cooperados incentivadores do Programa Sociocultural...
Unimed-BH-On-line nº611
Pesquisa Ouvir para Cuidar: avanços e novas escutas em 2025
A sustentabilidade é considerada um valor na Unimed-BH, sendo importante eixo de negócio. Assim, as decisões e os processos de trabalho na cooperativa estão alinhados ao tripé da sustentabilidade – ambiental, social e governança –, assim como às diretrizes cooperativistas e de desenvolvimento sociocultural.
Seguindo o propósito de criar valor compartilhado e reforçar seu DNA Cooperativista junto a médicos cooperados, parceiros, clientes, fornecedores e colaboradores, o Instituto Unimed-BH, braço social da cooperativa, atua fomentando projetos socioculturais e socioambientais que geram impacto positivo no desenvolvimento social das comunidades onde a Unimed-BH está presente.
Com o objetivo de compreender e avaliar o impacto que suas ações têm na cadeia dos projetos apoiados, o Instituto Unimed-BH realiza, desde 2018, a pesquisa Ouvir para Cuidar. Desde a primeira edição, foram quatro ciclos do levantamento, sendo ouvidas 6,6 mil pessoas, direta ou indiretamente envolvidas em cerca de 20 projetos. A partir desta escuta, o Instituto pode promover melhorias e avanços, permitindo o aprimoramento dos seus programas e ações.
Devolutiva da pesquisa Ouvir para Cuidar realizada junto à Redesol, Cooperativa Central Rede Solidária de Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais, em novembro de 2024.
Em 2024, o Instituto Unimed-BH dedicou-se a realizar devolutivas aos públicos envolvidos, assim como estudar novas metodologias e reestruturar a pesquisa, uma vez que foram percebidas oportunidades de melhoria: somar-se à avaliação de percepção a mensuração do impacto, promover maior eficácia no processo de investigação e maior adequação a requisitos de segurança da informação. Com a conclusão da revisão metodológica, a pesquisa Ouvir para Cuidar traz novo olhar e novas escutas este ano.
Resultados da última escuta
Na quarta edição da pesquisa, 706 médicos cooperados e 720 colaboradores responderam um questionário para avaliação de resultados da atuação nos eixos Cultura, Voluntariado, Meio Ambiente e Institucional. Veja alguns dados relevantes:
Resultados da escuta aos cooperados:
- 97,5% avaliam como ótima ou boa a aplicação de recursos em projetos realizados ou patrocinados pelo Instituto Unimed-BH.
- Sobre a manutenção de praças, são observados por maior parte dos entrevistados resultados positivos, como “estímulo ao encontro e convivência” (94,2%) e “promoção de saúde e bem-estar” (91,7%).
- 93,5% afirmam “conhecer” ou “conhecer parcialmente” a origem dos recursos aplicados nos projetos patrocinados pelo Instituto Unimed-BH.
- Com relação à percepção sobre a atuação do Instituto, a maioria acredita que as atividades mais relevantes são “fomento a projetos socioculturais por meio de leis de incentivo” (86,1%) e “manutenção de espaços públicos” (82,2%).
- Sobre as linhas que norteiam a atuação do Instituto, para a maior parte dos entrevistados a mais relevante é “Comunidade” (63,7%).
- 59,9% dos respondentes aderiram ao Programa Sociocultural Unimed-BH há mais de 10 anos e 20,5% há mais de 5 anos.
- Sobre os impactos gerados pelos projetos patrocinados são mais percebidos: “incentivo a projetos socioculturais" (59,8%), “promoção de inclusão social” (58,9%), “promoção da cidadania” (56,1%), “promoção da educação e capacidade profissional” (56,1%).
- Ao avaliarem a importância das iniciativas, as de pontuação mais alta foram: “ações na comunidade” (9), “sociocultural” (8,6), “meio ambiente” (8,5) e “manutenção de espaços culturais” (8,2). (Agrupamento realizado: nada importante (0,1, 2), pouco importante (3, 4, 5), importante (6, 7, 8), muito importante (9, 10)).
- E com relação aos impactos gerados pelo Instituto Unimed-BH, foi classificado como mais importante a “promoção da saúde e do bem-estar”, que 32% dos respondentes consideraram o impacto mais importante.
Resultados da escuta aos colaboradores:
- 80,3% afirmam “conhecer” ou “conhecer parcialmente” a origem dos recursos aplicados os projetos patrocinados pelo Instituto Unimed-BH.
- 98,2%% avaliam como ótima ou boa a aplicação de recursos em projetos realizados ou patrocinados pelo Instituto Unimed-BH.
- Com relação à percepção sobre a atuação do Instituto, a maioria acredita que as principais atividades realizadas são “manutenção de espaços públicos” (69,2%) e “incentivo ao desenvolvimento social de comunidades vizinhas” (59%).
- Sobre as linhas que norteiam a atuação do Instituto, para a maior parte dos entrevistados a mais relevante é “Comunidade” (57,6%).
- Ao avaliarem a importância das iniciativas, as de pontuação mais alta foram: “ações na comunidade” (9,5), “meio ambiente” (9,2), “voluntariado” (9), “sociocultural” (9). (Agrupamento realizado: nada importante (0,1, 2), pouco importante (3, 4, 5), importante (6, 7, 8), muito importante (9, 10))
- Sobre os impactos gerados pelos projetos patrocinados são mais percebidos: “promoção de inclusão social” (76%), “incentivo a projetos socioculturais (74,9%), “promoção da cidadania” (73,8%), “promoção da educação e capacidade profissional” (72,8%).
- Em relação aos impactos gerados pelo Instituto Unimed-BH, foi classificado como mais importante a “promoção da saúde e do bem-estar”, que 34,3% dos respondentes consideraram o impacto mais importante.
- Sobre a manutenção de praças, são observados por maior parte dos entrevistados resultados positivos, como “estímulo ao encontro e convivência” (84,9%) e “promoção de saúde e bem-estar” (78,1%).
A pesquisa citada foi realizada em 2022/2023.
Parte da nossa convicção sobre o impacto que geramos em nossos públicos vem deste processo de escuta. Oportunidades criadas pela própria Unimed-BH e pelo Instituto Unimed-BH para conhecer a percepção que têm de nosso trabalho.
JUNTOS SOMOS TRANSFORMAÇÃO. SOMOS INSTITUTO UNIMED-BH.
Há mais de 20 anos, o Instituto Unimed-BH atua pela promoção da cidadania por meio da arte e do voluntariado, valorizando o trabalho médico como motor para a transformação social e a importância da união dos médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
Siga @institutounimedbh nas redes sociais e fique por dentro das iniciativas.