Unimed-BH Online

Pausa para escutar, refletir e reconectar-se com a vida

Written by Editor Boletim dos Cooperados | 06/11/2025 22:04:03

Como viver de forma plena e consciente? Queremos morrer bem ou mal? Essas foram algumas das reflexões provocativas trazidas pela médica geriatra e escritora Ana Claudia Quintana Arantes, que participou ontem do último Ciclo de Debates do ano. O evento aconteceu de forma híbrida - online e presencial - e reuniu mais de 2 mil participantes entre médicos e convidados.

No auditório, estiveram presentes toda a Diretoria da Unimed-BH, além do presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais(CRM-MG), Ricardo Hernani Oliveira, o presidente da Associação Médica de Minas Gerais(AMMG), Fábio Guerra, o presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais(Sinmed-MG), André dos Santos, o diretor representante do Conselho Superior das Entidades Médicas de Minas Gerais (COSEMMG), Jordani Machado, o presidente da Unimed Federação Minas, Aylan Melo, e o diretor presidente da Federação Nacional das Cooperativas Médicas (Fencom), Sérgio Murta. O evento deu o pontapé para a campanha “O Cuidado com quem nunca para”, promovida pela Unimed-BH em parceria com entidades em prol da saúde e do bem-estar dos médicos. (Conheça a campanha e veja a mensagem dos presidentes das instituições clicando aqui.)


Cuidando de quem Cuida

Com a palestra “Cuidando de quem Cuida”, Ana Claudia  trouxe reflexões profundas sobre o papel do médico como protagonista do próprio cuidado. Ao abordar temas como qualidade de vida, consciência e atitude, ela convidou os participantes a olharem para si com mais atenção e afeto. A partir da perspectiva da morte como parte natural da existência, Ana Claudia mostrou como essa consciência pode iluminar a forma como vivemos, reforçando a importância de viver com propósito, presença e dignidade.  "Se você não conversar sobre a morte, você não dará valor à vida."

Em conexão com a campanha, Ana Claudia reforçou a importância de o médico cuidar de si para poder cuidar bem do outro. “Precisamos nos reencantar com a nossa própria vida. É preciso ser coerente com aquilo que você estudou para ser. E, antes de fazer o bem ao outro, é necessário fazer o bem a si mesmo.” Ainda segundo ela, "o primeiro paciente que perdemos somos nós mesmos. Em segundo lugar, quem a gente diz amar. Não diminua o valor do seu cuidado. Viver muito bem é a melhor forma de se preparar para a finitude.”

Por fim, Ana Claudia fez um convite à reflexão sobre o tempo que temos e as escolhas que fazemos com ele. “Trabalhe por uma vida inteira que vale a pena ser vivida. Olhe pra si mesmo porque essa vida que você tem aqui vai acabar. Não perca a chance de conviver com você, de usufruir e de valorizar as coisas que gosta de viver." 

O encontro foi finalizado com um bate-papo, em que os cooperados puderam fazer perguntas à palestrante.


Sobre o Ciclo de Debates

O Ciclo de Debates integra a Jornada do Cooperado e celebrou os 20 anos do Encontro de Cooperados, reforçando o compromisso da Unimed-BH com a formação contínua e o protagonismo médico no negócio. Para quem quiser assistir ou rever a palestra da Ana Claudia Quintana, a gravação estará disponível, em breve, na plataforma Saber Sempre.  Você também poderá acessar os demais eventos do Ciclo de Debates.