A tarde do Encontro de Cooperados será marcada por três grandes painéis conduzidos por palestrantes de destaque nacional que trarão provocações e reflexões profundas sobre temas como medicina humanizada, autocuidado, envelhecimento ativo, comportamento humano, saúde emocional, escuta como ferramenta terapêutica e ética, dentre outros.
Em sua 20ª edição, o Encontro de Cooperados celebra duas décadas de história com uma programação inédita. Pela primeira vez, o evento será realizado ao longo de todo o dia, com atividades distribuídas em três auditórios.
Conheça os nomes que vão transformar a sua tarde:
O médico é conhecido, ainda, pela sua história de superação. Ele, que começou a fumar aos 17 anos, parou próximo aos 40 e, aos 50 anos, completou sua primeira maratona. Aos 79 anos, ele conquistou a Six Star Medal, medalha conferida aos corredores que completaram as seis maratonas majors, as maiores provas do mundo na distância de 42,195 km: Berlim, Tóquio, Londres, Nova York, Boston e Chicago.
Em sua palestra no Encontro de Cooperados, ele abordará a saúde e o bem-estar dos médicos, especialmente em relação à saúde mental e ao autocuidado.
Maria Homem é psicanalista, pesquisadora e professora. Doutora em Psicologia Clínica pela USP, possui mestrado em Psicanálise e Estética pela Universidade de Paris 8 e doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP. É professora e pesquisadora, atuando na interface entre psicanálise, arte e cultura, investigando os modos como o sujeito se constitui em diálogo com a sociedade. Autora de obras como 'No Limiar do Silêncio e da Letra' e Lupa da Alma, Maria é uma das vozes mais influentes da psicanálise contemporânea no Brasil.
Na palestra “Medicina do futuro: o que o comportamento humano trará de novos desafios?”, Maria discutirá como a prática médica será impactada não apenas pela inovação tecnológica, mas também pelas transformações profundas no comportamento humano, que está em constante evolução. O envelhecimento da população, as mudanças das relações interpessoais, a maior autonomia e as diferentes visões que cada geração tem de sua saúde são apenas alguns dos temas levantados para esse debate
Em sua palestra, ela convida os médicos a enxergarem a medicina como uma jornada de significados. Mais do que técnica, é uma prática existencial que envolve escolhas, atitudes e relações. Para cuidar do outro, é essencial estar bem consigo mesmo. A proposta é refletir sobre o alinhamento entre a prática médica e o projeto de vida de cada profissional. Qual legado você quer deixar? Como suas ações impactam vidas? A saúde emocional do médico também será abordada, com destaque para a importância de reconhecer o sofrimento como parte da existência e de enfrentá-lo com ética, sensibilidade e criatividade. É nesse processo que se constrói um legado capaz de transformar vidas de forma profunda e positiva.
Ao participar do evento, o cooperado soma 15 pontos no Programa de Participação Pontuada.
O 20º Encontro de Cooperados Unimed-BH conta com o patrocínio do Sicoob CREDICOM e do Sistema OCEMG e com o apoio da Seguros Unimed, TGL Seguros, Unimed Odonto, Odontoprev e Unimed Aeromédica.