A Endocrine Society publicou novas diretrizes para o uso e a suplementação de vitamina D no artigo Vitamin D for the Prevention of Disease: An Endocrine Society Clinical Practice Guideline.
As recomendações, baseadas em estudos clínicos, desaconselham a suplementação de vitamina D, em doses que excedam as ingestões dietéticas recomendadas (IDR) para adultos saudáveis com menos de 75 anos.
A diretriz também estabelece grupos específicos que podem se beneficiar com a suplementação: crianças e adolescentes com menos de 18 anos, indivíduos com 75 anos ou mais, grávidas e pessoas com pré-diabetes. Nestes casos, a recomendação é para a administração diária de doses menores em vez do uso de doses mais altas em intervalos não diários.
Outro ponto central das novas orientações é a recomendação contra a testagem rotineira dos níveis de 25-hidroxivitamina D (25(OH)D) na ausência de indicações, em qualquer grupo populacional, devido à falta de evidências claras que associem níveis específicos de vitamina D a benefícios de saúde.
O estudo destaca ainda a insuficiência de dados para estabelecer níveis ótimos de vitamina D para a prevenção de doenças. Por isso, as recomendações atuais não substituem as IDR existentes, e mais pesquisas são necessárias para determinar níveis adequados de vitamina D para benefícios específicos à saúde.
Essas diretrizes foram elaboradas por um painel multidisciplinar de especialistas e são apoiadas por diversas sociedades médicas internacionais, incluindo a American Association of Clinical Endocrinologists e a European Society of Endocrinology.
O documento baseado em evidências foi apresentado em 3 de junho de 2024 na reunião anual da Endocrine Society e publicado simultaneamente no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism. Clique aqui para ler o artigo.