A Notificação de Intermediação Preliminar (NIP) é um mecanismo criado pela ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar - para ajudar a resolver conflitos entre clientes de planos de saúde e as operadoras.
Quando um cliente enfrenta problemas no acesso aos serviços contratados ou tem qualquer outra divergência com a operadora e decide acionar a ANS, começa o processo da NIP. A operadora é notificada e tem um prazo para resolver a questão, buscando garantir a satisfação do cliente. Nesta etapa, é possível fazer uma reparação voluntária ou justificar o ocorrido. A ANS avalia a resposta e, se não for satisfatória, inicia um processo administrativo que pode resultar em multas significativas.
Aprofunde seus conhecimentos sobre Legislação e Regulamentação do setor de saúde
A Unimed-BH, por meio do Programa de Desenvolvimento de Cooperados, disponibilizou um curso sobre NIP na plataforma Saber Sempre. Aproveite essa oportunidade para conhecer mais sobre esse aspecto regulatório e somar 3 pontos no Programa de Participação Pontuada.