Skip to content
  • Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Unimed-BH-On-line nº608

Unimed-BH contribui para ressocialização de internos

A Unimed-BH é uma das entidades apoiadoras do Instituto Minas Pela Paz, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) criada a partir da iniciativa do Conselho Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), composto pelos presidentes das maiores empresas do Estado.

A entidade promove a formação profissional e inserção no mercado de trabalho do público de jovens vulneráveis, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e indivíduos privados de liberdade, que cumprem suas penas nas unidades prisionais nas Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs).

No final de 2024, recebemos duas cartas de internos de APACs em agradecimento ao nosso apoio que prestamos. E nós as compartilhamos com você para mostrar como a sua adesão tem o potencial de transformar realidades para melhor. As cartas foram enviadas pelo gestor de projetos do Minas Pela Paz, Enéas Alessandro Melo, com autorização para serem publicadas internamente.

Carta APAC_interna

Trecho da carta de interno da APAC de Manhuaçu. (Clique aqui para ler na íntegra).

“Eu desperdicei muitas oportunidades ao longo da minha vida, e para ser sincero não acreditava que, à essa altura e ainda privado de liberdade, pudesse haver alguma chance de eu me tornar alguém na vida, mas para a minha surpresa e alegria pude recomeçar a sonhar...”

“Talvez o destino não permita que nos conheçamos pessoalmente, mas acreditem, vocês da Unimed fizeram toda a diferença na minha história”.

Trecho da carta de interno da APAC de Nepomuceno (Clique aqui para ler na íntegra).

“Compartilhar conhecimentos é muito importante. O trabalho que todos vocês fazem não tenho palavras para agradecer, pois de “serta” forma este curso contribui muito para crescimento”.

É ou não é uma mensagem para nos encher de esperança para o novo ano que se inicia?



Pró-APAC

As APACs são organizações da sociedade civil que atuam com os Tribunais de Justiça e as Secretarias Estaduais de Segurança Pública na execução das penas de privação de liberdade de forma humanizada,

No âmbito do Pró-APAC, o Minas Pela Paz realiza cursos profissionalizantes e mobiliza a comunidade por oportunidades de trabalho. Mais de 11 mil certificações de cursos realizados pelo SESI, SENAI, SENAR e SEBRAE foram entregues a presos entre 2009 e 2023. Somente em 2024, foram 1.500 certificações, o maior número desde 2009.

O Programa é realizado em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais – Programa Novos Rumos de Execução e Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC). Ao longo dos últimos anos vem alcançando êxito e demonstrando que a sinergia entre governo, Judiciário, Legislativo, iniciativa privada e a sociedade civil, sendo reconhecido como um importante caminho para superar preconceitos e transformar realidades.

 

← Página inicial