Unimed-BH-On-line nº608
Unimed-BH contribui para ressocialização de internos
A Unimed-BH é uma das entidades apoiadoras do Instituto Minas Pela Paz, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) criada a partir da iniciativa do Conselho Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), composto pelos presidentes das maiores empresas do Estado.
A entidade promove a formação profissional e inserção no mercado de trabalho do público de jovens vulneráveis, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e indivíduos privados de liberdade, que cumprem suas penas nas unidades prisionais nas Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs).
No final de 2024, recebemos duas cartas de internos de APACs em agradecimento ao nosso apoio que prestamos. E nós as compartilhamos com você para mostrar como a sua adesão tem o potencial de transformar realidades para melhor. As cartas foram enviadas pelo gestor de projetos do Minas Pela Paz, Enéas Alessandro Melo, com autorização para serem publicadas internamente.
Trecho da carta de interno da APAC de Manhuaçu. (Clique aqui para ler na íntegra).
“Eu desperdicei muitas oportunidades ao longo da minha vida, e para ser sincero não acreditava que, à essa altura e ainda privado de liberdade, pudesse haver alguma chance de eu me tornar alguém na vida, mas para a minha surpresa e alegria pude recomeçar a sonhar...”
“Talvez o destino não permita que nos conheçamos pessoalmente, mas acreditem, vocês da Unimed fizeram toda a diferença na minha história”.
Trecho da carta de interno da APAC de Nepomuceno (Clique aqui para ler na íntegra).
“Compartilhar conhecimentos é muito importante. O trabalho que todos vocês fazem não tenho palavras para agradecer, pois de “serta” forma este curso contribui muito para crescimento”.
É ou não é uma mensagem para nos encher de esperança para o novo ano que se inicia?
Pró-APAC
As APACs são organizações da sociedade civil que atuam com os Tribunais de Justiça e as Secretarias Estaduais de Segurança Pública na execução das penas de privação de liberdade de forma humanizada,
No âmbito do Pró-APAC, o Minas Pela Paz realiza cursos profissionalizantes e mobiliza a comunidade por oportunidades de trabalho. Mais de 11 mil certificações de cursos realizados pelo SESI, SENAI, SENAR e SEBRAE foram entregues a presos entre 2009 e 2023. Somente em 2024, foram 1.500 certificações, o maior número desde 2009.
O Programa é realizado em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais – Programa Novos Rumos de Execução e Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC). Ao longo dos últimos anos vem alcançando êxito e demonstrando que a sinergia entre governo, Judiciário, Legislativo, iniciativa privada e a sociedade civil, sendo reconhecido como um importante caminho para superar preconceitos e transformar realidades.