No próximo dia 30 de abril, será realizada a nossa Assembleia Geral Extraordinária Conjunta...
Unimed-BH-On-line nº624
Incorporação Unimed Sete Lagoas: esclareça suas dúvidas
A proposta de incorporação da Unimed Sete Lagoas pela Unimed-BH representa um passo estratégico para fortalecer a nossa presença regional, ampliar a capacidade de atendimento e consolidar a sustentabilidade da cooperativa.
Em resposta às perguntas levantadas no Fórum de Ideias Pré-Assembleia, reunimos abaixo os principais pontos de dúvidas.
1. Qual será o investimento da Unimed-BH nesta operação?
O valor da operação é de R$53milhões, que foi a avaliação da Unimed Sete Lagoas no início do processo de negociação. Esse montante reflete o valor da carteira de clientes, o potencial de geração futura de receita e o Patrimômio Líquido da cooperativa.
Esse montante não será desembolsado pela Unimed-BH. Criaremos uma reserva de contingência, uma espécie de fundo registrado na cooperativa. A retenção desse recurdo tem como objetivo garantir a cobertura de eventuais passivos da Unimed Sete Lagoas. Esta retenção não impacta o caixa da Unimed-BH nem o resultado (e sobras) do ano.
A partir da incorporação, será liberado, anualmente, 20% do valor líquido da reserva (saldo após dedução de eventuais passivos) para ser convertido em Capital Social a ser integralizado (à cota capital) em nome dos cooperados da Unimed Sete Lagoas que ingressarem na Unimed-BH.
2. Os cooperados de Sete Lagoas terão os mesmos direitos e deveres?
Sim. Todos os cooperados serão integrados ao modelo da Unimed-BH, e deverão seguir as regras da Cooperativa previstas no Estatuto Social, no Regimento Interno, no Código de Conduta e demais documentos legais.
3. Como serão os honorários e os benefícios dos cooperados de Sete Lagoas?
Os honorários seguirão as tabelas e regras da Unimed-BH.
Além disso, os cooperados de Sete Lagoas terão direito aos mesmos benefícios que os cooperados da Unimed-BH, sendo que o Pró-Família terá a seguinte regra de transição: a partir de incorporação será concedido 20% do valor do benefício. A cada ano subsequente será acrescido 20% ao benefício - até completar 100%.
4. Haverá equalização das cotas de capital?
Não. Os valores de Cota Capital são distintos até mesmo entre os cooperados da Unimed-BH.
Caso aprovada a incorporação, os cooperados da Unimed Sete Lagoas entram, cada um com a sua Cota Capital de valor distinto. Além disso, eles trazem, também, todas as reservas da cooperativa que passarão a compor o Patrimônio Líquido.
5. Como fica a atuação entre as duas regiões?
Durante cinco anos, os cooperados de cada singular deverão manter pelo menos 50% de sua atuação na área de origem. Cooperados de Sete Lagoas não serão obrigados a atuar em unidades próprias da Unimed-BH, pois essa exigência está vinculada ao edital de novos cooperados de BH.
6. Haverá mudança na rede assistencial?
A estrutura atual da Unimed Sete Lagoas será mantida inicialmente. A Unimed-BH realizará estudos qualitativos e quantitativos para avaliar a necessidade de ajustes, garantindo sempre a segurança assistencial e a qualidade dos serviços.
7. A Unimed-BH assumirá todos os passivos e riscos? E o que acontece se surgirem novos riscos ou fatos não previstos?
A governança do processo é robusta e orientada pela segurança da operação. Todo o estudo vem sendo cuidadosamente analisado e acompanhado por auditoria independente.
A reserva de contingência existe justamente para suportar eventuais autuações fiscais e desfechos negativos de processos judiciais em curso.
8. Quais os benefícios concretos dessa incorporação?
:: Ampliação da base de clientes (48 mil vidas de imediato e o grande potencial de crescimento da carteira no futuro)
:: Entrada de novas empresas – região com forte presença de empresas de grande porte e investimentos (conforme estudo realizado pela Delloite - clique aqui para acessar as informações do Estudo).
:: Blindagem comercial – importante fator diante dos avanços da concorrência na nossa área de atuação
:: Ganhos de escala, eficiência operacional e aumento de receita
:: Ampliação dos espaços de trabalho para o cooperado
9. Como está o resultado econômico-financeiro da Unimed Sete Lagoas?
Em 2024, a Unimed Sete Lagoas apresentou resultado negativo de 8 milhões, mas, já em 2025, após reorganização da cooperativa no último ano, o resultado já encontra-se positivo (resultados parciais, sujeitos à validação do perito designado: Ernst & Young)
Ainda nesse sentido, caso aprovada a incorporação, a expectativa é de que haja, pelo menos, 50% de redução nas despesas administrativas da operadora decorrente de sinergia operacional, possibilitando um resultado ainda melhor para o futuro.
10. Outras dúvidas frequentes:
:: RQE é exigido para atuação em BH? Sim, conforme regras da Unimed-BH.
:: Cooperados podem atuar sem RQE? Não. Isso configura infração ética.
:: Unimed-BH vai construir unidades em Sete Lagoas? Será avaliado conforme necessidade assistencial.
:: Como fica o plano de previdência e o Pró-Família? Com regras de transição já definidas conforme relatado acima.
:: Haverá seleção para atuar em Sete Lagoas? Somente se houver edital ou abertura formal conforme processo da Unimed-BH
:: Qual a distribuição por especialidade e faixa etária? A rede de médicos cooperados da Unimed Sete Lagoas é formada por 303 profissionais, sendo 290 especialistas distribuídos em 37 especialidades médicas e 13 médicos generalistas. Especialidades com maior número de médicos: Ginecologia e Obstetrícia (36), Pediatria (29), Ortopedia e Traumatologia (24), Anestesiologia (18), Oftalmologia (18), Cirurgia Geral (18).