A Unimed-BH dá um novo passo para avançar no seu processo de inovação. Dez anos após a criação do seu Centro de Inovação, a Cooperativa lança, agora, o Horizontes Hub, um polo voltado à inovação aberta e novos negócios em saúde, em um formato inédito para o setor no Brasil.
O novo hub, além de potencializar a atual estrutura de inovação, irá ampliar as parcerias para a execução de projetos disruptivos, experimentação de novas tecnologias e desenvolvimento de novos negócios digitais e baseados em inteligência artificial. O formato marca uma mudança na visão da inovação: se, até agora, o objetivo era direcionado para as questões internas da Cooperativa, o hub vai ampliar nossas conexões com parceiros para explorar novas possibilidades, antecipar tendências e, o mais importante, co-criar novas soluções e alterativas que reflitam nosso compromisso com a inovação inclusiva, a sustentabilidade e nossa contribuição direta para a evolução do cuidado com a saúde e da prática médica.
“Nosso foco continua sendo os desafios de pacientes e médicos, mas agora buscamos agregar mais parceiros e mais possibilidades para avançarmos no desenvolvimento de soluções. Dessa maneira, apoiamos a atuação dos cooperados, reduzimos gargalos e construímos resultados positivos para o negócio da nossa Cooperativa, com novos serviços, mais tecnologia e otimização de custos”, avalia Frederico Peret, diretor-presidente da Unimed-BH.
O Horizontes Hub inaugura o conceito de laboratórios de futuro (living labs) que estão sendo montados em um novo espaço físico na sede da Unimed-BH. Um deles, o “Consultório 2030”, será um consultório-modelo onde médicos poderão experimentar tendências como dispositivos, realidade virtual, copilotos de inteligência artificial e avanços em telemedicina. O propósito desse laboratório é acelerar a incorporação de melhorias contínuas nos consultórios. O segundo lab, 'Meta-Saúde,' é centrado no paciente e será dedicado à evolução do cuidado e ao bem-estar por meio de aplicativos, vestíveis inteligentes, algoritmos e metaverso. Outros laboratórios devem ser lançados ainda este ano, como o “Lab Gerações”, para explorar as novas direções dos perfis de pacientes e médicos, e outro focado em I.A. Generativa.
Assista ao vídeo de lançamento:
A iniciativa também apresenta ao setor da saúde no Brasil a primeira plataforma digital de inovação aberta com IA Generativa, o que permitirá que o público em geral interaja com esta IA para conhecer tendências e novos insights. Na plataforma, médicos, colaboradores, startups, parceiros, entre outros, poderão se inscrever e participar de todas as atividades do hub, enquanto, empresas clientes e prestadores de serviços poderão lançar desafios de inovação em diferentes áreas da saúde, que serão solucionados por startups, pesquisadores, bigtechs e empresas de transformação digital.
O objetivo é aumentar a possibilidade de parcerias para acelerar projetos inovadores, experimentar tecnologias emergentes e antecipar tendências. Segundo Peret, esse ambiente será fundamental para que todos que fazem e farão parte do Hub resolvam desafios emergentes com foco em evoluir o cuidado e aprimorar a prática médica. A plataforma estará disponível no link www.unimedbh.com.br/horizonteshub
Além disso, o Horizontes Hub conta com um estúdio de novos negócios, o Horizontes Studio, dedicado à expansão e comercialização de novos produtos digitais e de IA. Com base nessa linha de atuação, a Unimed-BH planeja expandir a avaliação de novas startups e realizar novos investimentos.
“Com isso, vamos proporcionar que a Unimed-BH, junto a seus parceiros, desenvolva estudos de tendências, testes e experimentos de novas soluções e tecnologias, acelerando a incorporação de melhorias contínuas nos consultórios, clínicas e hospitais, visando resolver desafios atuais e emergentes e aprimorar a atuação dos médicos. Além disso, o hub nascerá com uma vertical de novos negócios, que expandirá a comercialização de novos produtos digitais e algoritmos de inteligência artificial e atuará na avaliação de startups para investimento”, explica.
Inciativa já nasceu com parcerias estratégicas
O Horizontes Hub funcionará em dois andares do edifício-sede da Unimed-BH, no Funcionários, em Belo Horizonte. O espaço será propício para troca de conhecimento e experimentações e funcionará ainda como residência para startups que atuam no setor de saúde.
A Índigo Hive é uma empresa de inteligência artificial e uma das parceiras do Horizontes Hub. Por meio desta parceria, já estão nascendo os primeiros modelos de IA generativa do Hub. Para a Índigo, “o Horizontes Hub representa a oportunidade de avançarmos mais rápido na direção de soluções que realmente causarão disrupção no setor de saúde e poderão redefinir como milhões de pessoas cuidam da saúde, pois estamos analisando o setor como um todo,” comenta o médico, CEO e fundador da empresa, Frederico Andrade.
A Framework é uma empresa de transformação digital, parceira da Unimed-BH em vários projetos, há muito anos, e que também já se uniu ao Horizontes Hub. “A Framework tem muito a contribuir pela nossa capacidade de identificar oportunidades de aplicar tecnologia. Vamos compartilhar todo o conhecimento adquirido para fortalecer o setor da saúde para que ele acompanhe e antecipe as necessidades do futuro”, declarou o CEO da empresa, André Dib.
Para o sócio-diretor do fundo de investimentos KPTL, Gustavo Junqueira, outro parceiro do Horizontes Hub, esse trabalho contribuirá para responder grandes desafios da sociedade em geral e da cadeia de valor da saúde em particular. “As soluções precisam de interações com o mercado para serem lapidadas e hubs como o Horizontes têm este papel fundamental de gerar as conexões necessárias. Por isso, a KPTL é parceira do projeto em função do nosso grande interesse em fazer investimentos em startups inovadoras com alto potencial de impacto no setor de saúde”, afirmou.
Histórico de Inovação
A criação do Centro de Inovação, há dez anos, iniciou um ciclo de inovação estruturada na Unimed-BH. Ao invés de inciativas isoladas, houve um grande esforço em trazer estrutura e intencionalidade ao processo. Esta estratégia permitiu pensar sobre novas formas de fazer, desenvolver programas de inovação, acelerar a transformação digital da Cooperativa e, claro, fazer conexões com o mercado e universidades, permitindo, inclusive, novos negócios.
“Foi o que avançamos desde 2014 que nos trouxe até o patamar que ocupamos hoje, entre uma das principais operadora de saúde do país. E é isso o que nos permite propor o inédito e ditar tendências”, destaca Peret.