Unimed-BH Online

Fencom completa 30 anos fortalecendo o sistema cooperativista

Written by Editor Boletim dos Cooperados | 04/09/2024 13:00:38

A Fencom – Federação Nacional das Cooperativas Médicas - está completando 30 anos. A entidade, que possui atuação nacional e 38 cooperativas filiadas nos Estados de Minas Gerais, Alagoas, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, atua buscando soluções compartilhadas e é uma importante parceira da Unimed-BH.

Desde a sua fundação, em 1994, a Federação tem incentivado um maior intercâmbio de informações de interesse da classe, proporcionando aos profissionais melhores condições para exercerem seu trabalho.

Devido à sua abrangência, a Fencom fomenta a união cooperativista e propicia o intercâmbio de informações para negociação com os planos de saúde, por exemplo. Com isso, ela garante maior poder nas negociações e nas atividades institucionais em defesa das condições de trabalho, necessidades e interesses profissionais.

Com a palavra, Sérgio Murta, diretor-presidente da Fencom

A história da Fencom começou em 26 de maio de 1994, quando ainda éramos a Federação Mineira das Cooperativas Médicas - FEMCOM. Naquele momento, seis cooperativas médicas pioneiras - Felicoop, Santacoop-BH, Matercoop, Coopbaleia, Coopanest-MG e Ginecoop - decidiram se unir para fortalecer o cooperativismo de trabalho no Estado de Minas Gerais. O registro formal veio em 9 de setembro do mesmo ano, consolidando o início de uma jornada que tinha como principal objetivo promover a integração e o intercâmbio de serviços e informações entre as cooperativas e, sobretudo, defender os interesses da classe médica.

Em janeiro de 2005, demos um passo ainda mais ambicioso: nos tornamos uma federação de abrangência nacional. A partir desse momento, a nossa responsabilidade aumentou, mas também nossa capacidade de influenciar positivamente o cenário da saúde em todo o país. Nossa missão sempre foi clara: ser a voz forte das cooperativas médicas, promovendo a intercooperação, o apoio mútuo e a valorização dos nossos médicos cooperados.

O sexto princípio do cooperativismo, a intercooperação, está no DNA da Fencom e temos a Unimed-BH como uma das principais parceiras. Juntos, procuramos agregar valor, cooperação e soluções para o sistema cooperativista. Os médicos são mais fortes nas cooperativas. As cooperativas são mais fortes na Fencom.

A Unimed-BH parabeniza a Fencom pelos 30 anos de história.