Skip to content
  • Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Unimed-BH On-line nº560

Arboviroses: casos suspeitos nas unidades próprias aumentou mais de 260% em janeiro

Novos dados mensurados pela Cooperativa nesse início de ano mostram que o registro de casos de pacientes com suspeita e/ou confirmados para arboviroses continua em alta. De acordo com levantamento interno, de 31 de dezembro de 2023 a 27 de janeiro de 2024, foram registrados 19.295 atendimentos de casos suspeitos nas nossas unidades assistenciais próprias.

Nas primeiras quatro semanas de janeiro, mais que triplicou o número de casos suspeitos na Rede Assistencial Unimed-BH, passando de 1.814 para 6.593 casos - um aumento de mais de 260%. Somente de 21/01 a 27/01, o número de atendimentos saltou de 4.580 para 6.593.

O Hospital Unimed Betim segue liderando no número de registros de casos suspeitos por arboviroses. Já são 5.444 atendimentos somente em janeiro. Em seguida, aparece a Teleconsulta com 5.217 atendimentos, Pronto Atendimento de Contagem com 3.102 atendimentos e CPS Pedro I com 2.398 atendimentos.

Também estamos registrando um crescimento de novas internações na última semana, elevando de 47 para 87 pacientes internados, sendo todos por motivo de dengue.

Conforme comunicamos na última semana, diante desse panorama a Cooperativa tem adotado uma série de iniciativas para o enfrentamento às arboviroses. Clique aqui e confira.

:: Importante reforçar que Protocolo de Consulta Rápida sobre Arboviroses está no sistema Soul MV e será revisto a cada nota técnica da Prefeitura de Belo Horizonte. 

Campanha da Unimed-BH reforça o cuidado contra as arboviroses

 

Situação de Emergência e Epidemia de Dengue

A situação é a mesma em todo o Estado. No sábado, dia 27/01, o Governo de Minas Gerais decretou situação de emergência em saúde pública devido ao aumento de casos de dengue e chikungunya. Segundo o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (divulgado na segunda-feira, dia 29/01) os números são alarmantes: 23.389 casos confirmados de dengue, com 35 óbitos em investigação e um confirmado; chikungunya já soma 6.206 casos, com uma morte e duas em investigação. Além disso, oito casos prováveis de zika estão em apuração.

Nesta quinta-feira, 01/02, a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte confirmou a morte de duas mulheres por dengue na cidade em 2024. O secretário municipal de saúde de BH, Danilo Borges, alertou sobre um possível cenário de epidemia de dengue em Belo Horizonte nas próximas semanas, durante o carnaval. A cidade já enfrenta uma escalada no número de casos de arboviroses e a projeção da Prefeitura de BH é que o pico da epidemia ocorra entre o fim de fevereiro e início de março, podendo se prolongar até maio.

Até esta data, o município tem 947 casos confirmados da doença e 5.781 notificações. Em relação à chikungunya, são 59 casos confirmados e 133 notificados. 

← Página inicial