Na última segunda, 15 de abril, a Unimed-BH participou de solenidade para assinatura de um termo de cooperação técnica com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), presidida pelo desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, presidente do TJMG. Juntamente com as empresas Claro S.A. e Itaú Unibanco, a Unimed-BH agora é parceira do Núcleo Integrado de Justiça Multiportas (Nucleomulti).
Os termos promovem a cooperação técnica e operacional para o tratamento de conflitos em âmbito pré-processual. Ou seja, promovem o diálogo em sessões de conciliação entre as partes na tentativa de que seja construído um acordo, antes que a controvérsia seja judicializada.
“Estamos felizes em participar de um projeto que tem esse impacto, agilizando a Justiça, trazendo essa preparação técnica e muito bem estruturada. Entendemos que estamos cumprindo com o nosso papel enquanto empresa, de entregar à sociedade mecanismos que possam trazer a Justiça e a plena satisfação de todos nós”, afirma o diretor-presidente da , Frederico Peret.
O diretor de Mercado, Garibaldi Mortoza, e o superintendente Jurídico, Renato Campos Leite, também compareceram à solenidade, representando a Unimed-BH.
Como funciona o Justiça Multiportas
O projeto de Justiça Multiportas oferece ao cidadão a possibilidade de conciliação antes de ajuizar a ação nos Juizados Especiais Cíveis e da Fazenda Pública da capital. Caso a pessoa decida pela tentativa de acordo, a audiência é marcada em um prazo de 15 a 20 dias. Se houver a composição com a outra parte, um juiz de direito homologa o acordo, por sentença. Se os dois lados não chegarem a um consenso, é possível prosseguir, imediatamente, com a atermação para iniciar a demanda judicial.