Como você sabe, a Cooperativa conta com o apoio de representantes de diversas áreas da Medicina na prestação de assessoria técnica e científica. Esse é o papel dos médicos cooperados que compõem os nossos Comitês de Especialidades - importante órgão consultivo que compartilha conhecimento e experiências, contribuindo para a elaboração de protocolos médicos e de normatização de procedimentos. Todo o trabalho é feito com base nos mais recentes estudos científicos e nas evoluções do setor de saúde.
Para ficar ainda mais por dentro desse trabalho, confira, a seguir, o balanço das reuniões e temas discutidos no mês de janeiro:
:: 10/01/2024: o Comitê da Cirurgia Plástica esteve reunido para debater os critérios que serão definidos para o procedimento “Extensos Ferimentos” na Unimed-BH. Este foi o segundo encontro que abordou o tema.
:: 17/01/2024: o Comitê da Hematologia realizou a segunda reunião de trabalho sobre “Indicação do Ferro Venoso”. Após ampla discussão, o grupo definiu e aprovou os critérios da prática médica que serão divulgados aos cooperados neste mês de fevereiro.
:: 25/01/2024: o Comitê da Acupuntura se reuniu com a equipe da Cooperativa para a discussão de assuntos diversos da especialidade. Na oportunidade, foram apresentadas demandas que serão estudadas para tratativa em próximos encontros.
:: 29/01/2024: o Comitê da Cardiologia finalizou as discussões sobre o tema “Inibidores de SGLT2 no Tratamento da Insuficiência Cardíaca”. Orientações sobre a inclusão da classe de medicamentos para uso hospitalar serão publicadas aos cooperados.
:: 30/01/2024: o Comitê da Homeopatia participou da discussão sobre o Programa de Atenção da Homeopatia, que foi revisto e aprovado para futura divulgação médicos envolvidos.
Quem são os membros dos Comitês de Especialidades da Unimed-BH?
A escolha dos membros para compor os Comitês de Especialidades da Unimed-BH é baseada na representatividade do cooperado perante os colegas de profissão e em seu envolvimento em trabalhos realizados pelos Conselhos, Associações, Sociedades e demais entidades de classe que são referência para a sua especialidade médica.
De acordo com o Regimento Interno da Cooperativa, cada Comitê é composto por 7 membros:
:: 2 ligados às entidades representativas da especialidade em questão (preferencialmente o Presidente e o diretor científico ou de defesa profissional);
:: outros 5 nomeados pelo Conselho de Administração da Unimed-BH.
E quais são as atribuições dos Comitês de Especialidades?
:: Assessorar e apoiar os Conselhos em estudos, levantamentos, informações, pareceres e reuniões, quando solicitados, em discussões de ordem técnica e científica, relativos às respectivas especialidades.
:: Atuar como órgão mediador e fomentador da harmonia entre os Cooperados da respectiva especialidade e os órgãos de direção da Cooperativa, gerando clima de cooperação indispensável para o bom andamento dos trabalhos da Cooperativa.
:: Propor aos Conselhos critérios técnicos para as atividades inerentes às especialidades.
:: Subsidiar o trabalho de elaboração de protocolos médicos e de normatização de procedimentos das respectivas especialidades.
:: Encaminhar aos Conselhos assuntos de interesse dos Cooperados da respectiva categoria.
:: Buscar, em consonância com os princípios cooperativistas, o benefício coletivo de todos os Cooperados da Unimed-BH e não apenas daqueles Cooperados das respectivas especialidades.
Para saber os cooperados que compõem os Comitês, acesse o Site do Cooperado, no menu Institucional > Diretoria, Conselhos e Comitês.