Unimed-BH Online

Reduzir resíduos e gerar renda através da reciclagem, isso também cooperativismo

Written by Francimilia Santiago Unimed-BH | 08/05/2024 18:56:48

A Unimed-BH está engajada no ESG (sigla em inglês para as prática de governança, sociais e ambientais), e adota um conjunto de políticas e práticas para melhorar a governança da Cooperativa, bem como o seu cuidado com as pessoas e o planeta.

Além de abordar a diversidade e o respeito, reforçar as ações sociais e ações de governança, também enfatizamos o nosso compromisso com as ações de preservação ambiental, utilização consciente dos recursos e descarte adequado dos resíduos. Da construção de telhado verde ao uso de carteirinhas virtuais, dia após dia buscamos iniciativas para minimizar ou eliminar nossos impactos no meio ambiente.

Dentre as iniciativas desenvolvidas, desde 2009 a Cooperativa realiza a coleta seletiva, por meio da qual destina parte dos resíduos gerados por sua operação para a reciclagem, contribuindo para economia de recursos naturais,  redução de resíduos enviados para aterros sanitários e, consequentemente, diminuição da emissão de Gases do Efeito Estufa, redução da  extração de matérias-primas industriais e geração de trabalho e renda.

A partir  da análise do comportamento da Cooperativa e da comparação com outras instituições de saúde, foi criado o Índice Socioambiental. Este indicador medirá o volume de resíduos encaminhados para reciclagem em relação ao volume total de resíduos gerados em nossas unidades.

A evolução do Índice Socioambiental, além dos benefícios ao meio ambiente, fortalece o Cooperativismo através da geração de emprego e renda em Cooperativas de Reciclagem. 

Como você pode apoiar?
As unidades já têm lixeiras para segregação de resíduos recicláveis e não-recicláveis. Contamos com o apoio dos cooperados para a destinação correta dos resíduos. Confira algumas dicas sobre o que pode ser descartado em cada lixeira:

Vale ressaltar que alguns resíduos, como lâmpadas e metais, desde que limpos e secos, também são destinados ao tratamento adequado. Separe esses itens e peça o apoio da equipe de limpeza para direcioná-los ao armazenamento correto para reciclagem.

Os resíduos infectantes e químicos são resíduos de serviço de saúde e seguem uma legislação específica para esse tipo de material. Portanto, é muito importante que apenas esses resíduos sejam descartados em suas respectivas lixeiras para evitar o desperdício de recursos no processo de coleta.

Clique aqui e saiba mais na Cartilha Coleta Seletiva.