Você é admirador das artes plásticas? Até o dia 24 de fevereiro, a exposição Anti-Vórtex, de Avilmar Maia, estará em cartaz no Museu Mineiro dando protagonismo ao talento do nosso colega cooperado da Psiquiatria.
Realizada em parceria com o Espai Ateliê, a mostra, que tem curadoria da artista Nydia Negromonte e do artista gráfico e professor Marcelo Drummond, é composta por 14 telas, produzidas entre os anos de 2021 e 2022, tendo a madeira como suporte.
Há também 18 esculturas em pó de bronze e resina. As obras são fruto de uma pesquisa do artista mineiro Avilmar Maia, cuja linguagem transita entre as composições tridimensional e bidimensional, fundindo signos gráficos que ora se misturam, se confundem e ora se distinguem. O médico cooperado, que também se dedica à arte, trabalha o “desenho-letra-forma”, embaralhando as fronteiras entre uma linguagem e outra, além de conceber personagens, cenas e apresentar esboços.
De acordo com Avilmar, não lhe interessa a narrativa, mas a juntura, esse algo que une a parte forma, a parte sem forma, a parte compreensível e a “parte fora dessa compreensão”:
“Algum esboço de uma narrativa pode aparecer em alguns momentos, ou melhor, nas lembranças de uma cena marcante, como a do cortejo religioso em São Pedro, um vilarejo perdido no norte de Minas. Aos quatro anos, esse encontro causa algo que podemos dizer turbilhonante, um vórtex”, comenta Avilmar.
Saiba mais sobre o colega Avilmar Maia
Nascido em Montes Claros (MG), Avilmar Maia iniciou sua formação artística em 2006, quando deu início a um curso de escultura; em seguida, estudou desenho na Escola Guignard, história da arte e frequentou cursos livres da Faculdade de Belas Artes da UFMG. Desde 2018 faz acompanhamento no Espai Ateliê com Marcelo Drummond e Nydia Negromonte. Realizou uma exposição individual na Piccola Galeria, na Casa Fiat de Cultura, além de diversas exposições coletivas em Belo Horizonte, Londrina, Curitiba, Nova York (EUA), Paris (França) e Helsinque (Finlândia). Avilmar Maia graduou-se em Medicina pela UniMontes, especializou-se em Psiquiatria e fez Mestrado em Teoria Psicanalítica na UFMG. Atualmente vive e trabalha em Belo Horizonte.
A exposição “ANTIVÓRTEX – AVILMAR MAIA”
Curadoria: Espai Ateliê (Nydia Negromonte e Marcelo Drummond)
Local: Museu Mineiro
Visitação até 24 de fevereiro de 2024
Horário: terça a sexta das 12h às 19h, sábados e domingos das 11h às 17h
Entrada Gratuita
Para mais informações, acesse o site do artista (www.avilmar.com) ou entre em contato pelo e-mail contatoespai@gmail.com
MUSEU MINEIRO
Endereço: Av. João Pinheiro, 342 – Centro – BH/MG. CEP: 30130-180
E-mail: museumineiro@secult.mg.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/museumineiro.mg/
Instagram: https://www.instagram.com/museumineiro