Na Unimed-BH, o respeito a todos os públicos é parte do nosso propósito diário de cuidar da saúde e está expresso em nosso Código de Conduta e Relacionamento. Nesse sentido, e como parte do compromisso da Cooperativa com a diversidade, a equidade e a inclusão, evoluímos nossos sistemas, continuamente, visando garantir um atendimento cada vez mais humanizado e respeitoso aos nossos clientes transgênero.
Por isso, a partir desta quinta-feira, 4 de janeiro, as guias médicas passarão a exibir o NOME SOCIAL dos clientes que tiverem a informação cadastrada na Unimed-BH.
Entre as guias estão: Guia de Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia (SP/SADT), Guia de Solicitação de Internação, Anexo de Solicitação de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME) e Anexo de Solicitação de Quimioterapia.
Como identificar o Nome Social na Guia?
Se o paciente possuir o Nome Social, a guia será exibida com a informação em destaque e, em segundo plano, o Nome de Registro. Se não houver um Nome Social cadastrado, só será exibido o Nome de Registro. Veja imagem abaixo.
O que é o nome social?
O nome social é o nome pelo qual uma pessoa deseja ser identificada e tratada na sociedade, diferentemente do nome civil, aquele com o qual foi oficialmente registrado no cartório ao nascer. O nome social reflete a identidade de gênero de uma pessoa e é garantido pela Constituição Federal, lei federal e leis estaduais.
Outras iniciativas da Cooperativa pela inclusão
Nome Social nas carteirinhas
A Unimed-BH adota a emissão de carteiras do plano de saúde com o Nome Social escolhido pelo paciente. Este modelo é utilizado por outras singulares do Sistema, além da Unimed-BH.
Nome Social no MV Soul
O sistema de atendimento ao cliente utilizado nas unidades assistenciais próprias também é adaptado e os documentos do prontuário do cliente contam com o campo Nome Social no cabeçalho. Essa informação é integrada com os painéis de atendimento para chamada do paciente lqe aguarda atendimento.
Treinamentos nas unidades
Colaboradores do Pronto Atendimento, Portaria, Recepção e Laboratório das unidades assistenciais próprias também já tiveram oportunidade de aprimorar o acolhimento aos clientes transgênero por meio de treinamentos presenciais.