Skip to content
  • Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Unimed-BH On-line nº570

Ministério da Saúde adota esquema de vacinação em dose única do imunizante contra HPV

 

Em 1º de abril de 2024, o Ministério da Saúde atualizou as recomendações da estratégia de vacinação contra o HPV por meio da NOTA TÉCNICA Nº 41/2024

Agora, o esquema vacinal será ÚNICO para o público de meninos e meninas na faixa etária de 09 a 14 anos, no Programa Nacional de Imunização. Haverá também realização de estratégia de resgate de adolescentes até 19 anos não vacinados e inclusão das pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PRR) como grupo prioritário da vacina HPV.

A importância da infecção pelo papilomavírus humano (HPV) como problema de saúde pública em todo o mundo se dá pela sua elevada frequência e associação com vários tipos de neoplasias, como câncer de colo de útero, pênis, vulva, canal anal, boca e orofaringe. A infecção pelo HPV também está associada ao desenvolvimento de verrugas anogenitais e papilomatose respiratória recorrente (PRR), patologias classificadas como benignas, do ponto de vista oncogênico, mas que causam grave comprometimento clínico e psicológico nos indivíduos afetados.

A substituição do esquema de duas aplicações pela dose única ocorre conforme as recomendações mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Ressalta-se que a adoção da dose única de HPV no Programa Nacional de Imunizações será somente para os adolescentes de 9 a 14 anos, mantendo-se as recomendações para os demais grupos (imunossuprimidos e vítimas de violência sexual).

← Página inicial