Skip to content
  • Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Unimed-BH On-line nº561

Cenário crítico com crescimento das arboviroses

Minas Gerais registrou, apenas na última semana, quase 16 mil casos confirmados de dengue. Os dados estão no boletim epidemiológico atualizado na segunda-feira, 5/2, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Na Unimed-BH, os números de atendimento em nossas unidades assistenciais próprias também seguem em alta. Em apenas uma semana (28/01/2024 a 03/02/2024), foram registrados 9.437 novos atendimentos de pacientes suspeitos com arboviroses, sendo 7.767 casos suspeitos somente de dengue.

O médico infectologista da Unimed-BH, Adelino de Melo Freire Junior, reforça sobre o uso do repelente e de outras medidas que são eficientes no combate ao mosquito como o uso de roupas compridas, evitar água parada em pneus, calhas e garrafas. "Essas medidas coletivas são eficientes para conter o aumento dos casos. Precisamos fazer a nossa parte e orientar os nossos pacientes". 

 

O que estamos fazendo

Prevendo esse cenário, a Unimed-BH vem se preparando desde o fim do ano passado e tem promovido diversas ações de enfrentamento às arboviroses. Confira algumas das iniciativas:

:: Ampliação das Salas de Hidratação nas unidades;
:: Aumento de agendas disponíveis para consultas on-line;
:: Divulgação de uma campanha de comunicação para clientes, alertando sobre os cuidados principalmente como eliminar os focos do mosquito aedes aegypti;
:: Elaboração de um Protocolo de Consulta Rápida para o corpo clínico e treinamento de profissionais;
:: Aumento do número de médicos nos pronto atendimentos da rede própria;
:: Acompanhamento semanal do Boletim Epidemiológico das Arboviroses;
:: Reunião quinzenal de discussão do cenário epidemiológico com  a Prefeitura de Belo Horizonte;
:: Reunião semanal com a equipe das unidades próprias para análise do cenário;

:: Realização do II Simpósio sobre Arboviroses. Se você perdeu, CLIQUE AQU e assista ao vídeo. 

 

Epidemia

Ontem, quarta-feira (07/02), a Prefeitura de Belo Horizonte informou que a capital entrou em um cenário de epidemia de dengue. Os dados mais recentes mostram que, atualmente, a incidência é de cerca de 484,6 casos por 100 mil habitantes.

Em todo o Estado, os casos cnfirmados da doença tiveram alta de 67% entre os dois últimos boletins da SES (o desta segunda e o do dia 29 de janeiro), passando de 23.389 para 39.282. Os óbitos em investigação saltaram de 35 para 62 no período – um crescimento de 77%.

Minas Gerais registra oficialmente sete mortes pela doença. O dado foi atualizado no Painel de Monitoramento de Casos, da Secretaria de Estado de Saúde, nesta terça-feira (06/02). Nele não consta uma morte confirmada, em Belo Horizonte, pela PBH.

Com relação às outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, Minas tem 9.320 casos confirmados de chikungunya, uma morte confirmada e sete em investigação. Minas tem dois diagnósticos de zika, 15 prováveis e nenhuma morte confirmada.

Diante desse cenário, o Ministério da Saúde divulgou um novo manual Dengue: diagnóstico e manejo clínico – adulto e criança 2024, clique aqui

← Página inicial