Skip to content
  • Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Unimed-BH On-line nº559

Janeiro Branco alerta para os cuidados com a saúde mental

Nos últimos anos, evidências robustas têm destacado a estreita ligação entre o bem-estar mental e a saúde física, revelando que emoções negativas podem desencadear impactos adversos no organismo. De acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha, em 2023, apenas 7% dos brasileiros avaliam a sua saúde mental pessoal como ruim ou péssima, sendo a faixa etária entre 16 e 24 anos a mais insatisfeita (13%).

Contudo, 30% dos brasileiros se sentem ansiosos, apresentam problemas com sono e com a alimentação sempre ou frequentemente. 25% manifestam pouco interesse ou prazer em fazer as coisas e 20% relatam dificuldade de atenção ou concentração.

A campanha Janeiro Branco surgiu exatamente para alertar a população para os cuidados com a saúde mental e emocional a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse rol entram também os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar.

De acordo com o psiquiatra cooperado da Unimed-BH, Alexandre Pereira, o estresse crônico, a depressão e estados ansiosos intensos exercem uma influência significativa no eixo da regulação hormonal humana.

“Esse fenômeno, perpetuado por transtornos mentais, pode culminar em uma série de complicações no corpo, aumentando os riscos de tumores, câncer, infecções e doenças cardiovasculares a longo prazo. Assim, o bem-estar mental emerge como um fator crucial, com impactos visíveis na saúde física a médio e longo prazos”.

Por que Janeiro Branco?

Porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.


 

PlenaMente

Para cuidar dos seus médicos cooperados, a Unimed-BH lançou, em setembro de 2023, o PlenaMente. O programa tem como foco o cuidado e o bem-estar dos cooperados.

O Plenamente funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e o contato pode ser feito diretamente pelo WhastApp. Salve o número do PlenaMente na agenda do seu celular: (41) 3093-8600. Durante a noite e aos finais de semana, o cooperado pode agendar um atendimento via site agathasaude.com.br para receber atendimento no próximo dia útil em horário comercial. Ao acessar o site, insira os dados solicitados criando login e senha.


Em quais situações você pode recorrer ao PlenaMente?

Quando estiver sentindo tristeza, angústia, desânimo e/ou ansiedade ou estiver apresentando qualquer outro sintoma que tem causado desconforto e prejudicado sua saúde emocional.


Saiba mais sobre o programa

:: A Unimed-BH conta com uma empresa terceira contratada (a empresa é a 3778) para a execução do serviço, que consiste no acolhimento e direcionamento do cuidado aos médicos cooperados que apresentem alguma queixa de comprometimento da sua saúde emocional.

:: O acolhimento é feito por equipe multiprofissional, formada por profissionais de enfermagem, psicólogos e médicos.

:: Sempre que for utilizar o Plenamente, o caminho do cuidado será personalizado, de acordo com a demanda de cada médico cooperado.

← Página inicial