Um dos símbolos gastronômicos de Minas Gerais, o queijo, foi a atração principal e norteou as histórias contadas no primeiro encontro do Unimed-BH Convida de 2024. O processo de produção do queijo canastra, bem como os desafios e trajetória dos produtores até alcançar a autorização para comercializar legalmente o produto, foram apresentados por João Carlos Leite, o Joãozinho, durante a palestra Intercooperação - Cooperativismo como Agente de Desenvolvimento – realizada na noite de ontem, 31/01.
Engenheiro Agrônomo, fundador e presidente da Cooperativa de Crédito SICOOB Saromcredi em São Roque de Minas, Joãozinho, narrou de forma divertida os caminhos percorridos na serra mineira, reforçando a força do cooperativismo para o sucesso do negócio e transformação de uma realidade local.
Ele ainda citou as ações transformadoras na região da Serra da Canastra: Programas de Qualificação do Queijo e de Educação Cooperativista, Empreendedora e Financeira nas Escolas. “Precisamos contar a nossa história e valorizar o que temos de riqueza. Fazemos isso ou não teremos sustentabilidade futura”.
A cooperada da Dermatologia, Maria Aparecida Alves Ferreira, comentou sobre o encontro. “O evento foi excelente, os queijos servidos para degustação são maravilhosos e um momento delicioso para reencontrarmos os colegas”.
O cooperado da Ortopedia e Traumatologia, Sergio Nogueira Drumond Junior, parabenizou a Unimed-BH pelo evento. “Além do conteúdo interessante que reforça o papel do cooperativismo, com um palestrante sensacional e muito espirituoso, ainda estamos tendo a oportunidade desse momento de confraternização com os colegas e degustar desses queijos deliciosos. Foi fantástico, abriu o Unimed-BH Convida de 2024 com chave de ouro”.