Com a missão de incentivar o protagonismo e a criatividade por meio da inclusão, o Instituto Unimed-BH, apoiado por cada incentivador do Programa Sociocultural e também por seus voluntários, vem atuando em diversas frentes para promover ações voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, pessoas com deficiência e idosos.
Conheça algumas iniciativas:
Festival Sabiá: 50+ e nenhum sonho a menos!
O Sabiá é uma plataforma de experiências culturais e produção de conteúdo voltada às pessoas 50+. Desde 2019, realiza festivais dedicados ao público maduro, com programação totalmente protagonizada por artistas e criadores com mais de 50 anos.
Em junho de 2024, será realizada a 4ª edição do evento, na Praça Floriano Peixoto, região leste de BH.
Acesse portalsabia.com.br e conheça o projeto e as iniciativas.
Ocupa +65
O Ocupa +65 é um projeto que oferece oportunidades gratuitas de aprendizado por meio da arte com recicláveis e da vivência cultural para pessoas com mais de 65 anos, em três cidades da região metropolitana de Belo Horizonte: Lagoa Santa, Pedro Leopoldo e Vespasiano.
Em 2023, o projeto promoveu uma mostra com os trabalhos produzidos na oficina “Memória e Identidade”, para estimular a criatividade e um resgate de memórias. Outra frente de trabalho importante é a viabilização de visitas guiadas a espaços públicos.
No último ano, 832 pessoas foram beneficiadas em todo o projeto.
Projeto Guarda Mirim
A Associação Guarda Mirim Alferes Tiradentes de Minas Gerais - AGMAT-MG, fundada em 2006, promove atividades para crianças e jovens, com intuito de combater a violência e apoiar seu desenvolvimento sociocultural.
O Instituto Unimed-BH patrocina o projeto desde 2022, promovendo arte e inclusão para crianças e jovens da Colônia Santa Izabel, localizada em Betim. Em 2023 o projeto contemplou oficinas de contrabaixo, violão, guitarra, bateria, piano, flauta doce e musicalização para crianças e jovens.
Além das aulas, os alunos realizaram diversas apresentações ao longo do ano, beneficiando mais de 1.600 pessoas.
Festival Acessa-BH
O Instituto Unimed-BH patrocina o Festival Acessa-BH desde 2020, promovendo inclusão, arte e cultura.
O evento traz produções protagonizadas por artistas com deficiência e oferece recursos de acessibilidade ao público em toda a programação: Libras, legendas, audiodescrição e acessibilidade física.
Em sua 3ª edição, em 2023, o festival foi realizado pela primeira vez de forma totalmente presencial, beneficiando mais de 1.300 pessoas.
Sociedade Artística Brasileira - Sabra
A Escola de Música Sabra existe desde 2013 e tem o objetivo de promover a inclusão social e a preservação do patrimônio cultural brasileiro, de forma gratuita e continuada. O projeto está presente em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ibirité, Nova Lima e Raposos.
A Sabra promove o ensino gratuito de música de forma inclusiva, reunindo pessoas com realidades diversas no mesmo ambiente:
• Em Contagem, através da parceria com a Associação Eldorado de Apoio à Vida, são atendidos cerca de 36 crianças e jovens que apresentam deficiências intelectual e física como paralisia cerebral, síndrome de Down e outras doenças neurológicas, além de 46 crianças da comunidade.
• Em Betim, participam 15 crianças atendidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e 37 idosos e PcDs (50 +, homens e mulheres) da Associação dos Deficientes Físicos de Betim.
Jogos de Afeto
Realizado desde 2009, o curso de teatro Jogos de Afeto busca desenvolver as potencialidades físicas e mentais, principalmente de pessoas idosas, com jogos que trabalham a memória, coordenação motora e que promovem a interação social. As atividades são ministradas pelo parceiro Galpão Cine Horto.
As oficinas são divididas em quatro módulos e somam 280 horas de atividades lúdicas ao longo do ano.