No dia a dia de atendimento aos clientes, algumas solicitações de exames e procedimentos são liberadas automaticamente. No entanto, alguns exames e procedimentos eletivos precisam passar por uma avaliação antes da liberação. Desta forma, para evitarmos transtornos e mal-entendidos que podem impactar negativamente a experiência dos nossos clientes, antes de agendar o procedimento/cirurgia eletiva é importante que o cliente tenha em mãos a autorização oficial emitida pela Unimed-BH.
Seguindo essa diretriz, você, médico cooperado, evita o desconforto no atendimento aos clientes e contribui para as boas práticas assistenciais.
Veja abaixo quais são as categorias de procedimentos que passam por essas avaliações e conheça os prazos de finalização das guias, conforme Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
• Solicitações de procedimentos de alta complexidade – PAC – ou de atendimento em regime de internação eletiva, terapias não médicas e hospital-dia: autorização em até 10 (dez) dias úteis.
• Solicitações de procedimentos e/ou serviços de urgência e emergência: liberação em até 6h a partir dos registros.
• Solicitações que necessitam de parecer de junta médica: análise e liberação em até 21 dias úteis.
Assim que a guia for cadastrada, o cliente receberá um SMS confirmando o recebimento do pedido e informando o prazo máximo para liberação. O acompanhamento da evolução dessas autorizações também pode ser feito a qualquer momento pelo Aplicativo Unimed-BH.
IMPORTANTE: os casos de urgência e emergência podem ser atendidos sem autorização prévia e estarão sujeitos a auditoria pós para confirmação da situação de urgência e emergência