No dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data estabelecida em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), que convida a sociedade a se conscientizar sobre os problemas ambientais e a definir ações de preservação dos recursos naturais, visando ao desenvolvimento sustentável.
Na Unimed-BH, são diversas iniciativas que mostram o compromisso da Cooperativa com a pauta ambiental. Confira abaixo algumas delas:
Energia
Placas em funcionamento - Mirabela (MG)
O consumo de energia em nossas unidades é monitorado em tempo real e, em caso de qualquer situação anormal, o problema é identificado e corrigido com agilidade.
No ano de 2017, a Cooperativa iniciou a compra de energia no Mercado Livre de Energia. Essa iniciativa já gerou uma economia de mais de R$ 23 milhões em sete anos, e reforça o compromisso com a sustentabilidade e com a sociedade. A energia adquirida no Mercado Livre pela Unimed-BH é 100% incentivada, ou seja, gerada a partir de fontes alternativas renováveis, como a solar e a eólica, que ajudam a diversificar a matriz energética brasileira.
Em contraponto, em 2023 a Unimed-BH investiu na substituição de aproximadamente 3,2 mil lâmpadas fluorecentes por led, mais econômicas e eficientes.
Uma importante fonte de energia da Unimed-BH é a usina solar fotovoltaica, que produz energia a partir e da luz solar. Em 2023, o sistema foi desmobilizado da nossa Unidade em Contagem, em razão da construção do novo hospital no local. Depois, ele foi transferido para as cidades de Mirabela e Patis, no norte de Minas Gerais. A usina conta com 492 painéis fotovoltaicos e gerou, em média, 15 mil kWh de energia por mês a partir de julho de 2023, o que representou uma economia mensal de mais de R$ 7 mil.
Impressões
A conscientização em relação à necessidade de redução do consumo de papel faz parte da nossa cultura há vários anos. Um exemplo tangível dessa abordagem é a adoção da impressão em frente e verso como padrão nas impressoras das unidades da Cooperativa. A implementação da solução de liberação de impressão por crachá, desde 2017, também desempenhou um papel crucial na economia de folhas, reduzindo impressões desnecessárias.
As consultas on-line realizadas pela Unimed-BH também trazem uma grande contribuição para meio ambiente na redução de impressões. Todos os documentos gerados, como atestados, receitas e pedidos de exames são enviados por e-mail para o cliente, sem a necessidade de impressão.
Outra iniciativa que beneficia o meio ambiente e reduz impressões é o boleto digital. Os clientes da Unimed-BH contam com a opção de receber o boleto de pagamento do plano de saúde de maneira eletrônica, por e-mail.
Plástico
No ano de 2023 foram reciclados 65 quilos de plástico PVC advindos de cartões do plano, crachás, vale-refeição, vale alimentação e vale-transporte vencidos.
Com a carteirinha digital, + de 629 mil carteirinhas de plástico deixaram de ser produzidas em 2023, o que representou uma redução de cerca de 3,4 mil quilos de plástico e 1,4 mil quilos de papel.
Resíduo hospitalar
O controle e a destinação correta do lixo assistencial são uma preocupação da Unimed-BH. O gerenciamento dos resíduos é cuidadosamente planejado para prevenir a propagação de doenças e minimizar os impactos ambientais, respeitando a legislação vigente.
Emissões
A Unimed-BH faz, anualmente, o inventário de emissões de gases do efeito estufa com um bom nível de completude. Para 2023, o escopo foi ampliado para incluir as emissões relacionadas ao deslocamento casa-trabalho dos colaboradores.
Com base em nossa evolução e no aprimoramento das formas de mensurar, o objetivo é fomentar iniciativas para reduzir, mitigar e compensar nossas emissões.
Neutralização de carbono
A Unimed-BH realizou, em 2023, dois eventos carbono neutro: Encontro de Cooperados e Encontro de Excelência. Como uma das frentes desse esforço de tornar a nossa Cooperativa mais sustentável, toda a emissão de gases do efeito estufa gerados pelos eventos foi compensada com a compra de créditos de carbono.
Nos dois eventos, a Unimed-BH recebeu o Voluntary Cancellation Certificate (em tradução livre, Certificado de Cancelamento Voluntário) emitido por programas certificados de geração de crédito de carbono.
Descarte de resíduos recicláveis e nova meta corporativa para 2024
Em 2023, foi dado um importante passo para o avanço no descarte correto dos resíduos na Unimed-BH, com a revisão dos Planos de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) de todas as unidades. Nesse sentido, foi feito um esforço de padronização dos processos para documentar a classificação e destinação correta dos resíduos, possibilitando que a gestão passe a ser feita da mesma forma em todas as unidades. Essa ação permite disseminar boas práticas e ter um melhor controle de resíduos na Cooperativa, o que contribui para a destinação correta dos materiais.
Redesol-MG - Cooperativa de recicláveis que conta com o apoio do Instituto Unimed-BH
Um destaque do ano foi o alcance da marca de mais de 100 mil quilos de resíduos enviados para reciclagem, entre papel, papelão, plástico, PVC e eletrônicos. Além do cuidado com uma destinação adequada, essa medida ainda contribui para a geração de trabalho e renda aos catadores de recicláveis.
Para 2024, foi estabelecida uma nova meta estratégica: o Índice Socioambiental. Este indicador medirá o volume de resíduos encaminhados para reciclagem em relação ao volume total de resíduos gerados em todas as unidades da Unimed-BH. Temos como meta aumentar para 6% o volume de resíduos destinados para a reciclagem.
Veja aqui a última publicação com dicas para descarte correto de resíduos.
Você também pode clicar aqui e conferir, em detalhes, todas as iniciativas ambientais da Unimed-BH no nosso Relatório de Gestão 2023.