Na última semana, iniciamos uma série de matérias, aqui nos nossos canais de comunicação, que...
Unimed-BH On-line nº559
Unimed-BH contribui para análises técnicas do Ministério da Saúde
Em dezembro de 2023, a Unimed-BH foi reconhecida pelo Ministério da Saúde como um Núcleo da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats). A Cooperativa se tornou a primeira operadora de saúde suplementar do país a integrar essa rede de pesquisa, que é voltada à análise técnica de insumos que poderão ser incorporados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ao rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Fique por dentro da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) na Unimed-BH
Formada por médicos, farmacêuticos e bibliotecários, a equipe de ATS da Unimed-BH, desde 2003, avalia tecnicamente insumos disponíveis no mercado para possível inclusão na Lista Referencial de Materiais e Medicamentos da Cooperativa e novos exames ou procedimentos médicos. A análise valida todos os itens padronizados como recursos assistenciais em nossa rede.
Equipe de Avaliação de tecnologia em saúde da Unimed-BH
“Existe no mercado uma grande oferta de dispositivos, técnicas, medicamentos, entre outros recursos assistenciais. Dessa forma, quando ocorre uma proposta de inclusão de item na assistência, a equipe de ATS revisa a literatura científica disponível sobre o tema. Avaliamos os benefícios do insumo, do procedimento ou do teste para os clientes. Usamos ferramentas validadas para avaliar o benefício e a segurança da tecnologia proposta e ainda comparamos com recursos similares já incluídos. Feito o levantamento, criamos o parecer”, explica Silvana Kelles, médica coordenadora de ATS da Gerência de Pesquisa e Atenção à Saúde (GPAS).
O próximo passo é o compartilhamento do documento com o Comitê de Especialidade de referência para o estudo em questão.
“O grupo de médicos cooperados realiza as ponderações a partir de suas vivências clínicas. Assim, reunimos as melhores evidências científicas à experiência de nossos especialistas, buscando a excelência para atender aos nossos clientes. Se o parecer final sinalizar a recomendação para incorporação do item ao nosso portfólio, ele é levado para avaliação do Conselho de Administração da Unimed-BH, que define pela sua aprovação ou não”, completa Silvana.
Como instituição pioneira em ATS no país, a Unimed-BH compartilha com a ANS, já há anos, os pareceres técnicos desenvolvidos, tendo em vista a premissa da Cooperativa de defender as melhores práticas na saúde suplementar.
Avanços com a nossa participação na Rebrats
A ATS no SUS é realizada pelo Ministério da Saúde por meio da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec). O órgão gerencia a Rebrats, que reúne Núcleos em ATS (NATS) em todo o país. Esses núcleos são vinculados às universidades públicas, centros de pesquisa e hospitais universitários. Sob demanda da Conitec, os NATS realizam estudos de tecnologias para apoiar a decisão das suas incorporações ao SUS.
Participação em análises técnicas em nível nacional
Em Minas Gerais, além da Unimed-BH, há outros seis NATS, três deles na capital: UFMG, Hospital das Clínicas e Instituto René Rachou (Fiocruz Minas).
Em 2022, a atuação da Conitec foi ampliada por uma nova lei que definiu que, ao serem incorporados novos recursos ao SUS pela Comissão, automaticamente eles valeriam para a saúde suplementar em um prazo de 60 dias.
“A chancela do Ministério da Saúde para a Unimed-BH se tornar um NATS significa que o órgão reconhece que somos um centro de excelência em ATS. Dessa forma, abrimos um importante canal de intercooperação para pesquisas, pois a Cooperativa poderá ser acionada para apoiar as análises técnicas em discussões nacionais”, destaca Silvana.
A conquista desse título, inclusive, chega a ser uma celebração da trajetória de mais de 20 anos da Unimed-BH na ATS. “No processo de aprovação do pedido para integrarmos a Rebrats, empenhamos o pioneirismo, história e experiência da nossa equipe. Essa é certamente uma grande oportunidade para participarmos mais ativamente de decisões no Ministério da Saúde para a população brasileira”, finaliza Sérgio Bersan, superintendente de Atenção à Saúde.