Com o aumento dos casos de arboviroses e das doenças respiratórias, a Unimed-BH está fazendo...
Unimed-BH On-line nº566
Conheça o impacto do nosso negócio no meio ambiente
Para marcar o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, celebrado em 16 de março, apresentamos os dados de destaque do nosso Inventário de Gases de Efeito Estufa
Aqui na Unimed-BH, o nosso Inventário de Gases de Efeito Estufa é organizado em três principais frentes de emissão:
:: EMISSÃO DIRETA: contempla tudo que a nossa atividade gera de emissão diretamente no meio ambiente.
Na Cooperativa, metade das nossas emissões diretas são geradas pelas ambulâncias, o que representa 50,1%. Desde 2018, a Unimed-BH vem investindo na atualização da frota de ambulâncias, já que os veículos mais novos geram menos emissão. Nossa frota também é equipada com ARLA, um recurso para carros a diesel que contribui para a redução da emissão de óxido de nitrogênio.
:: EMISSÃO INDIRETA: contempla, principalmente, os deslocamentos e os resíduos infectantes das unidades assistenciais próprias encaminhados para incineração (queima dos materiais).
Na Unimed-BH, a incineração do resíduo infectante responde por 11% das emissões apuradas pela Cooperativa.
:: ENERGIA ELÉTRICA: a produção de energia também gera gases de efeito estufa. Por isso, essa informação também integra o Inventário.
Em 2017, a Cooperativa iniciou a compra de energia no Mercado Livre de Energia. Essa iniciativa já gerou uma economia de mais de R$ 23 milhões em sete anos e também reforça o compromisso com a sustentabilidade e com a sociedade.
A energia adquirida no Mercado Livre pela Unimed-BH é 100% incentivada, ou seja, gerada a partir de fontes alternativas renováveis como solar e eólica, que ajudam a diversificar a matriz energética brasileira.
Em 2023, quase 100% do recurso utilizado em nossas unidades veio desse processo. Foram adquiridos 23,8 milhões de kWh, o que gerou uma economia de mais de R$ 4,1 milhões.
Para compensar a emissão dos gases gerados pelas nossas atividades, a gente precisaria realizar o plantio de árvores equivalente a oito campos de futebol e cultivá-las, para assegurar que cheguem à vida adulta. Essa medida deve-se à capacidade das plantas de absorver o gás carbônico.
No mercado, o que as empresas têm feito é a compra de crédito de carbono, que nada mais é que contratar uma empresa especializada e regularizada para realizar o plantio e o cultivo.