Unimed-BH Online

Confira a classificação do NATS UNIMED-BH na REBRATS

Written by Marcela Vilela | 13/03/2024 20:59:30

Formada por médicos, farmacêuticos e bibliotecários, a equipe de ATS (Avaliação de Tecnologias em Saúde) da Unimed-BH, desde 2003, avalia tecnicamente insumos disponíveis no mercado para possível inclusão na Lista Referencial de Materiais e Medicamentos da Cooperativa, assim como novos exames ou procedimentos médicos. A análise valida todos os itens padronizados como recursos assistenciais em nossa rede.

Em dezembro de 2023, a Unimed-BH foi reconhecida pelo Ministério da Saúde como um Núcleo da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS). A Cooperativa se tornou a primeira operadora de saúde suplementar do país a integrar essa rede de pesquisa, que é voltada à análise técnica de insumos que poderão ser incorporados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ao rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A REBRATS reúne Núcleos em ATS (NATS) em todo o país. Esses núcleos são vinculados às universidades públicas, centros de pesquisa e hospitais universitários ou hospitais de excelência,sob demanda dos gestores público e da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC).

Participação em análises técnicas em nível nacional

Em Minas Gerais, além da Unimed-BH, há outros seis NATS, três deles na capital: UFMG, Hospital das Clínicas e Instituto René Rachou (Fiocruz Minas). “A chancela do Ministério da Saúde para a Unimed-BH se tornar um NATS significa que o órgão reconhece que somos um centro de excelência em ATS. Dessa forma, abrimos um importante canal de intercooperação pois a Cooperativa poderá ser acionada para apoiar as análises técnicas em discussões nacionais”, destaca Silvana Kelles, médica coordenadora de ATS da Gerência de Pesquisa e Atenção à Saúde (GPAS).

Classificação da Unimed-BH no NATS

Na última segunda-feira (4/3), foi divulgada a Classificação das instituições que participam do NATS. A Unimed-BH alcançou os mesmos indicadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

A classificação mostra os níveis: SE (Síntese de Evidência), AE (Análise Econômicas) e PCDT (Protocolos e Diretrizes Clínicas) da Unimed- BH e da USP idênticas. “Ser classificado como a USP é um privilégio, visto o reconhecimento da instituição. É um status muito desejado e difícil conseguir. Com orgulho, alcançamos esse classificação!”, finaliza Silvana.

Equipe de ATS da Gerência de Pesquisa e Atenção à Saúde (GPAS) da Unimed-BH