Skip to content
  • Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Unimed-BH On-line nº564

Casos de covid e arboviroses continuam em alta

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou no último sábado, 24/02, a Portaria SMSA/SUS-BH n° 0205/2024 que determina o uso obrigatório de máscara para todos os profissionais de saúde que atuam em áreas com assistência direta aos pacientes.

A decisão foi tomada diante do aumento de casos de Covid-19. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), os casos confirmados da doença na cidade passaram de 1.021, no dia 21 de fevereiro, para 1.816 na quarta-feira (28). Até agora, seis pessoas morreram no município em 2024.

Na Unimed-BH também houve aumento nos atendimentos de Covid após o Carnaval, como já era esperado. Dados do Painel de Vigilância à Saúde mostram que entre os dias 18 a a 24 de fevereiro foi registrado um aumento de 21,5% no volume de notificações de casos suspeitos em relação à semana anterior.

 

IMPORTANTE: Diante desse cenário, a Cooperativa reforça, para a sua proteção e dos seus pacientes, o uso de máscaras, a higienização frequente das mãos e atualização do cartão de vacina.

 

ARBOVIROSES

Além da Covid-19, a epidemia de dengue que assola Minas Gerais e o Brasil tem lotado os hospitais e sobrecarregado o sistema de saúde. Minas Gerais é o estado brasileiro com maior número de registros de dengue, com 311.063 casos prováveis e 35 óbitos, de acordo com a Secretaria de Saúde.

Na última terça-feira, 27, a PBH começou a aplicar a vacina contra a dengue pelo SUS e o primeiro público convocado foram as crianças entre 10 e 11 anos. A Secretaria Municipal de Saúde estima que a cidade tenha 48 mil crianças na faixa etária.

Para o reforço no atendimento aos pacientes suspeitos e/ou confirmados para a dengue, a PBH também instalou o primeiro hospital de campanha contra a dengue na região Norte da capital. A unidade funcionará 24h por dia e contará com 40 leitos.

 

Relembre as ações de enfrentamento promovidas pela Unimed-BH.

– Criação de Salas de Hidratação em diversas unidades;

– Aumento de agendas disponíveis para consultas on-line; 

– Reforço da equipe médica e assistencial.

 – Divulgação de campanha de comunicação alertando sobre os cuidados, principalmente em como eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti e reforço dos sinais e sintomas.

 

FIQUE POR DENTRO DO CENÁRIO

:: O Estado de São Paulo - Casos de dengue grave mais que dobraram

https://www.info4.com.br/ver/exibir.asp?bA=MzQ5NDI1&YQ=NTQ4NA&Yw=NTQ4NA&b3JpZ2Vt=ZW1haWw=&ZGF0YQ=MjkvMDIvMjAyNA

:: O Globo - Takeda fecha acordo para ampliar produção de Qdenga

https://www.info4.com.br/ver/exibir.asp?bA=MzQ5MzYw&YQ=NTQ4NA&Yw=NTQ4NA&b3JpZ2Vt=ZW1haWw=&ZGF0YQ=MjkvMDIvMjAyNA

:: Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue; MG lidera ranking de estados

://www.itatiaia.com.br/politica/2024/02/29/brasil-ultrapassa-1-milhao-de-casos-provaveis-de-dengue

 

← Página inicial